Pesquisar

Guia da Bundesliga 2023/2024 - Fussball Brasil

Acompanhe um panorama geral sobre cada time da Bundesliga

60 anos de Bundesliga

Pouco mais de 2 meses após o caótico final de temporada que presenciamos em 22/23, a Bundesliga está de volta, celebrando 60 anos! O campeonato deste ano ficará marcado também pela grande variedade de canais transmitindo partidas: o One Football ganhou a companhia de SporTV, CazéTV, Canal GOAT, Cultura, Rede TV e Nosso Futebol!

Listamos o jogador chave de cada equipe, jovens talentos* que merecem atenção e a expectativa geral para a temporada.

*Exceção feita à Patrick Osterhage, do Bochum, selecionamos apenas jogadores com um máximo de 500 minutos disputados na Bundesliga, até 23 anos.

AUGSBURG

⭐ Jogador chave

A temporada passada foi complicada para Niklas Dorsch (25), que esteve fora de combate por mais de 20 jogos, lesionado por 3 motivos diferentes. Bem fisicamente, ele pode voltar a ser peça importante para o Augsburg no meio-campo e tem qualidade para ser uma das referências do elenco. O volante alemão se destaca principalmente pela capacidade de cobrir uma grande área do campo (vai muito bem realizando movimentos de coberturas defensivas), eficiência no desarme e qualidade em lançamentos longos. Mergim Berisha (9 gols, 4 assistências na Bundesliga 22/23) foi comprado após uma temporada emprestado e pode ser outro nome importante, mas seu futuro ainda está indefinido: caso uma proposta alta chegue, o clube deve vendê-lo.

💎 Jovem promessa

Patric Pfeiffer (23) foi uma excelente oportunidade de mercado para o Augbsurg, que assegurou a contratação de um dos melhores jogadores da segunda divisão sem precisar pagar pela transferência. Nome regular entre os titulares do Darmstadt na campanha vitoriosa da Zweite Liga, o zagueiro de 1.96m é uma presença muito forte dentro de sua própria área e se destaca principalmente pela imposição em duelos aéreos, combinando posicionamento e agressividade em sua movimentação para dominar adversários pelo alto. O defensor de 23 anos apresenta também velocidade suficiente para lidar bem com transições defensivas, especialmente considerando sua altura. Sua capacidade de passe não foi tão exigida no Darmstadt.

🎯 Expectativa: briga pelo rebaixamento

Ao Augsburg, segue o desafio dos anos anteriores: estabelecer-se como uma equipe de meio de tabela, deixando a briga contra o rebaixamento para trás. O clube não termina uma temporada acima da décima posição desde 14/15 - estiveram distantes do Z3 em boa parte da temporada passada, mas uma reta final bem fraca quase assombrou o clube, que terminou o campeonato na décima quinta colocação.

O mercado do Augsburg tem mostrado sinais diferentes desde que Enrico Maassen assumiu como treinador, apostando em jogadores com potencial de revenda para complementar o núcleo experiente do plantel. Essa tendência se confirmou na janela atual: além de Pfeiffer (23), chegaram Breithaupt (21, volante) e Dahmen (25, goleiro). Os 3 se juntam a Arne Engels (19, volante) e Dion Beljo (20, atacante), contratados em janeiro.

Reforçado, espera-se que o clube consiga extrair um rendimento melhor de seu setor ofensivo, um dos piores da última edição (42 gols marcados, acima apenas do Bochum). Phillip Tietz finalmente disputará a primeira divisão após dois anos se destacando na Zweite Liga, tendo a concorrência de nomes como Berisha (caso não seja vendido), Demirovic, Okugawa, Sven Michel e Dion Beljo. Brigar por objetivos maiores ainda parece algo improvável, mas o clube montou um elenco capaz de permanecer na primeira divisão de maneira similar ao ano passado.

📝 Provável time base (4-4-2):

Dahmen; Engels, Pfeiffer, Winther, Colina (Pedersen); Ruben Vargas, Breithaupt, Dorsch, Arne Maier; Demirovic (Tietz), Berisha (Michel).

Phillip Tietz (centro) é uma das apostas para melhorar o ataque - Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

BAYER LEVERKUSEN

⭐ Jogador chave

Joia do futebol alemão, Florian Wirtz retornou da lesão grave sofrida no joelho em bom nível e está mais pronto do que nunca para liderar o Bayer Leverkusen - ele deixou o número 27 de lado e assumiu a camisa 10. Referência técnica em um elenco repleto de grandes jogadores, o jovem meia esteve entre os destaques da liga desde que estreou como profissional e será peça importante na temporada por sua capacidade criativa e goleadora. Variando entre o centro do ataque e uma função mais recuada, Wirtz agora terá a companhia de novos nomes como Victor Boniface e Jonas Hofmann para seguir produzindo ofensivamente.

💎 Jovem promessa

O lateral direito brasileiro Arthur (20) rapidamente conquistou Xabi Alonso e promete ser uma das revelações da temporada. Arthur é um jogador de muito recurso técnico, capaz de atuar na base da jogada - participando ativamente da construção de jogo - e também atacando a profundidade, aberto pelo corredor lateral. Formado no futsal, o brasileiro tem boa capacidade de drible e geralmente conduz a bola por dentro para escapar da pressão adversária e ganhar metros. Versátil, atua também na lateral esquerda e pode receber algumas chances ao longo da temporada, especialmente se Frimpong acabar vendido.

Gustavo Puerta, jovem volante que se destacou no Sul-Americano sub-20 (assim como Arthur), é outro nome interessante a ser observado. Pode atuar na primeira ou segunda linha do meio-campo, tem qualidade para quebrar linhas com passes e gosta de finalizar de fora da área.

🎯 Expectativa: briga pelo G4

Xabi Alonso assumiu o clube em crise, com a temporada em andamento, e terá agora a oportunidade de participar de uma campanha completa. O treinador espanhol fez um dos melhores trabalhos da Europa no Leverkusen, mas o início fraco (ainda sob o comando de Gerardo Seoane) pesou para que o clube terminasse a temporada longe dos 4 primeiros e, consequentemente, ficasse fora da próxima UEFA Champions League.

Moussa Diaby foi vendido ao Aston Villa por 55 milhões de euros, sendo a única baixa realmente relevante no plantel. Demirbay, reserva, saiu rumo ao Galatasaray e Bakker assinou pela Atalanta. O mercado foi bem empolgante: além de Arthur, o Leverkusen buscou Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka, Jonas Hofmann, Matej Kovar e Victor Boniface para montar um elenco ainda mais forte, capaz de competir em todas as frentes. Contratar um zagueiro a mais não faria mal, levando em conta os problemas físicos de Hincapié.

Xabi Alonso tem todas as condições necessárias para recolocar o clube na briga por uma vaga entre os 4 melhores da liga, incluindo uma gama de opções bem diversas para montar seu ataque titular. Um pouco de sorte poderia colocar o clube na briga pelo título, mas uma vaga no G4 é um objetivo mais realista. O treinador espanhol experimentou alguns esquemas diversos durante a pré-temporada e iniciou o jogo da Pokal com uma linha defensiva com 4 jogadores, algo diferente do que fez na última temporada - resta ver se esse será o padrão da temporada ou algo ocasional, influenciado pela ausência de Hincapié.

📝 Prováveis times base (4-2-3-1 ou 3-4-2-1):

1. Hradecky; Frimpong, Tapsoba, Hincapié (Kossounou), Grimaldo; Palacios (Andrich), Xhaka; Hofmann, Wirtz, Adli; Boniface (Hlozek/Schick)

2. Hradecky; Tapsoba, Kossounou, Hincapié; Frimpong, Palacios (Andrich), Xhaka, Grimaldo; Hofmann (Adli), Wirtz, Boniface (Hlozek/Schick)

Xabi Alonso fará sua primeira temporada completa no comando do Leverkusen - Foto Maja Hitji/Getty Images

BAYERN

⭐ Jogador chave

Jamal Musiala, autor do gol do título na última rodada do campeonato passado, e Joshua Kimmich, capitão da equipe, merecem uma menção, mas, diante dos valores investidos pelo Bayern, fica difícil apontar aqui alguém que não seja Harry Kane: arrancar o capitão da seleção inglesa da Premier League é uma demonstração de muita força. O atacante britânico chegou à Alemanha por um valor recorde dentro da liga (120 milhões de euros, incluindo bônus), preenchendo uma lacuna importante no elenco bávaro. Dois anos após a venda de Lewandowski, o Bayern finalmente voltou a ter um centroavante de elite. Conhecido por ser um goleador com muita qualidade ao sair da área, Kane é uma contratação de impacto e deve garantir muitos pontos ao Bayern nessa temporada, transformando os vários empates da temporada passada em vitórias.

💎 Jovem promessa

O atacante francês Mathys Tel (18) recusou propostas para sair, confiando em sua capacidade para forçar sua introdução no time titular do Bayern - nesse sentido, a contratação de Kane foi um sinal ruim para ele, que provavelmente será relegado ao posto de reserva e terá minutos reduzidos na temporada. Ainda assim, é o jovem jogador (ainda não estabelecido) no elenco que mais chances deverá receber ao longo da temporada. A pré-temporada foi bastante positiva: Tel mostrou muito recurso para atuar fora da área, recebendo entrelinhas, girando sobre seu próprio eixo com muita agilidade e escapando da pressão para acionar um companheiro ou conduzir em direção à área adversária. Quando não realiza um giro, também participa muito bem absorvendo contato físico e escorando a bola de primeira para agilizar a construção de sua equipe. É um nome que merece bastante atenção pensando no futuro do clube.

🎯 Expectativa: briga pelo título

O décimo primeiro título consecutivo conquistado na temporada passada, no apagar das luzes, foi um alívio enorme - após muito tempo, o Bayern esteve sob risco real de terminar o ano sem conquistar um grande título sequer. A conturbada temporada dos bávaros acabou resultando nas demissões do treinador Julian Nagelsmann (ainda em março) e do diretor Oliver Kahn (dias após a confirmação do título). Jan-Christian Dressen assumiu o cargo de CEO e tem sido responsável pelo mercado, junto ao novo diretor técnico Marco Neppe. O desafio do Bayern aqui é estabilizar o cenário extracampo.

O mercado do clube esteve marcado por um sentimento de frustração durante um bom tempo, pela incapacidade de buscar jogadores desejados por Thomas Tuchel: foi assim com Declan Rice, Kyle Walker e Harry Kane. No entanto, o clube conseguiu chegar a um acordo pelo atacante inglês um dia antes da estreia oficial da temporada e resolveu sua carência no ataque. Além dele, o Bayern investiu em apenas mais um jogador: Kim Min-jae, um dos melhores zagueiros da última temporada. Konrad Laimer e Raphäel Guerreiro também foram contratados, mas chegaram em fim de contrato. Mané deixou o clube após passagem fraca, retornando lucro graças aos investimentos da Arábia Saudita no futebol, e Sommer foi vendido à Internazionale. Depois de recusar uma proposta de renovação, Lucas Hernández foi negociado com o PSG.

A ausência de um goleiro confiável (não se sabe ao certo quando Manuel Neuer terá condições de jogo) pode ser um problema, mas de maneira geral pode-se dizer que o Bayern segue com o melhor elenco do país. Thomas Tuchel deve seguir adotando o 4-2-3-1 que utilizou em boa parte de sua passagem até aqui e precisa corrigir suas transições defensivas: o jogo contra o RB Leipzig, pela Supercopa, voltou a mostrar as fragilidades bávaras. Apesar dos esforços rivais para reduzir a distância, o Bayern larga como franco favorito em mais uma edição da Bundesliga.

📝 Provável time base (4-2-3-1):

Ulreich (Neuer); Pavard (Mazraoui), Upamecano (Kim), de Ligt, Davies; Kimmich, Laimer; Sané (Coman), Musiala, Gnabry; Kane.

Harry Kane foi a grande contratação da Europa - Foto: Christof Stache/Getty Images

BOCHUM

⭐ Jogador chave

Aos 37 anos de idade, Anthony Losilla segue firme e forte no meio-campo do Bochum. No clube desde 2014, o volante francês tem sido uma presença constante nas escalações da equipe, não importando o treinador ou a divisão: Losilla disputou pelo menos 30 partidas na liga nacional em suas 9 temporadas pelo Bochum, um histórico invejável. Capitão do clube, Losilla é um volante de força física que se destaca principalmente pelo trabalho sem bola, cobrindo muitos metros, desarmando e recuperando bolas perdidas. Incansável, o volante sempre figura entre os melhores jogadores da divisão para metros percorridos e é um dos pilares do Bochum.

💎 Jovem promessa

Formado pelas categorias de base do Borussia Dortmund e integrante de seleções de base alemã, Patrick Osterhage (23) é um das apostas do Bochum para suceder Losilla no time, quando a hora chegar. Jogador de características semelhantes ao francês, o volante renovou seu contrato até 2026 e tem ganhado cada vez mais minutos ao longo das últimas temporadas (599 em 21/22 e 1029 em 22/23). A expectativa para a atual temporada é que consiga seguir evoluindo e firme um lugar dentre os titulares.

🎯 Expectativa: briga contra o rebaixamento

O Bochum voltou a surpreender na temporada passada e garantiu sua permanência na elite do futebol alemão pela segunda temporada consecutiva. Após iniciar a liga perdendo 6 partidas seguidas, a equipe do Vale do Rühr substituiu o treinador Thomas Reis por Thomas Letsch e acabou crescendo de rendimento suficientemente para escapar do rebaixamento.

O mercado do clube foi novamente discreto, apostando principalmente em jogadores sem contrato (Felix Passlack, ex-Borussia Dortmund, é o nome mais conhecido), mas com o bônus de não ter perdido grandes nomes de sua equipe titular, como aconteceu no ano passado. Bernardo (RB Salzburg) é um lateral/zagueiro que pode agregar defensivamente, Wittek (volta a se encontrar com Thomas Letsch) oferece um perfil diferente de Danilo Soares na lateral esquerda, e os meias ofensivos/atacantes Lukas Daschner (24, St Pauli) e Moritz-Broni Kwarteng (25, Magdeburg) são as apostas para o setor de ataque: juntos, eles marcaram 19 gols na última edição da segunda divisão.

Thomas Letsch conta com seus veteranos para formar a base de sua equipe: Riemann (35) no gol, Losilla (37) no meio-campo e Hofmann (30) no ataque - os três jogadores serão vitais para que o clube faça uma temporada sólida. A fragilidade da defesa deve significar que Riemann terá novamente muito trabalho debaixo da meta - na temporada passada foram 72 gols sofridos e poderiam ter sido mais não fossem as boas intervenções do goleiro. A expectativa é que o Bochum mantenha-se competitivo, mas o elenco deixa a desejar em relação aos seus concorrentes de liga - portanto, devem brigar duramente contra o rebaixamento mais uma vez.

📝 Provável time base (4-3-3):

Riemann; Passlack (Gamboa), Masovic, Ordets, Bernardo (Danilo Soares/Wittek); Daschner, Losilla, Stöger; Asano, Hofmann, Antwi-Adjei.

Riemann e Losilla são peças cruciais para o Bochum - Foto: Lars Baron/Getty Images

BORUSSIA DORTMUND

⭐ Jogador chave

A segunda metade da temporada 22/23 do Borussia Dortmund mostrou um rendimento melhor do que tinham apresentado no primeiro turno: em partes, esse crescimento se deve ao rendimento de Karim Adeyemi (21) em uma nova função. Jogando pela ponta esquerda, o alemão foi bem mais produtivo, se destacando especialmente por diagonais em direção à área, com e sem bola - algo que ele pouco fazia ao atuar pela direita. 10 das 12 participações diretas em gol de Adeyemi vieram quando ele iniciou a partida jogando pelo setor esquerdo do ataque. Manter-se fisicamente saudável tem sido um desafio em sua curta carreira, mas o jovem atacante tem bola e personalidade para assumir as rédeas do Dortmund e tornar-se o protagonista da equipe.

💎 Jovem promessa

Contratado na temporada passada por 8.5 milhões de euros aos 16 anos de idade, Julien Duranville (17) chegou à Alemanha lesionado e praticamente não participou da temporada: a única vez em que entrou em campo foi na última rodada, quando mostrou seu potencial em uma partida de muito peso, pedindo a bola e tentando fazer algo acontecer. Talentosíssimo, Duranville é um dos melhores jogadores da Europa em sua faixa etária e impressiona pela combinação poderosa entre agilidade, equilíbrio e footwork. O extremo belga sente-se confortável trabalhando a partir das duas pontas, tem muita qualidade técnica e criatividade para driblar em espaços curtos, além de velocidade para superar adversários em corridas. Imprevisível no drible, Duranville conduz a bola sempre perto de seu pé e tem gestos técnicos bem bonitos: é o tipo de jogador que levanta a torcida.

Seu papel na temporada ainda é incerto (pode ser que continue na base), mas vale a pena acompanhar também Paris Brunner (17), extremo formado no próprio clube e que se destacou na última campanha da Youth League, além de ter sido campeão europeu sub-17 com a Alemanha. Geralmente parte de uma das pontas em direção à área e alia força física e técnica para superar adversários em corrida.

🎯 Expectativa: briga pelo título

Passada a frustração pelo título perdido na última rodada da Bundesliga, o Borussia Dortmund se prepara para tentar quebrar a hegemonia do Bayern novamente. Edin Terzic extraiu o melhor de sua equipe na metade final da temporada, quando trouxe Emre Can ao time para auxiliar junto aos zagueiros na saída de bola e Adeyemi se firmou como extremo titular pela esquerda - essas ideias devem permanecer como bases importantes. Donyell Malen também cresceu atuando a partir da direita e começa a temporada sendo nome importante entre os titulares.

O clube sofreu duas baixas relevantes no elenco: Jude Bellingham (pode-se argumentar que foi o melhor jogador da temporada passada) foi vendido ao Real Madrid por mais de 100 milhões de euros e Raphäel Guerreiro deixou o clube para atuar no Bayern, seu concorrente direto pelo título. Bensebaini, alvo antigo, foi o nome escolhido para a lateral esquerda (não tem a mesma capacidade criativa que o português, mas é um jogador mais intenso) e cerca de 50 milhões de euros foram investidos em Felix Nmecha e Sabitzer.

As reposições para o meio-campo não empolgam tanto e o elenco deve ter dificuldades para substituir o impacto de Bellingham na equipe: Sabitzer tem coisas boas para oferecer construindo jogadas e trabalhando de área a área, enquanto Nmecha mostrou durante a pré-temporada que pode contribuir ofensivamente, mas os dois estão longe do nível atual do inglês. Contar com Haller desde a primeira rodada é um fator positivo, mas vale lembrar que ele deve perder parte do campeonato por conta da Copa Africana de Nações, em janeiro - até então, o elenco não possui um atacante de perfil parecido no banco. O clube aposta novamente em jovens jogadores: não ter contratado nenhum extremo é um fator que aponta para a confiança do clubes em nomes como Bynoe-Gittens (sofreu com lesões) e Duranville. Os aurinegros podem ser uma ameaça ao Bayern novamente, mas pelas movimentações de mercado é justo dizer que a distância entre os dois aumentou.

📝 Provável time base (4-2-3-1):

Kobel; Ryerson (Wolf), Süle, Schlotterbeck (Hummels), Bensebaini; Sabitzer, Can; Malen, Reus (Brandt), Adeyemi; Haller.

Adeyemi pode ser um dos protagonistas do Dortmund - Foto: Candice Ward/Getty Images

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH

⭐ Jogador chave

Durante quase uma década, Yann Sommer foi uma das grandes referências do elenco do Borussia Mönchengladbach. O arqueiro suíço foi um dos melhores jogadores da Bundesliga em sua posição durante o período em que esteve no clube e encerrou sua parceria com os Potros em janeiro deste ano. O escolhido para substituí-lo foi Jonas Omlin (também suíço!), ex-Montpellier. 6 meses depois, o impacto de Omlin no clube tem sido positivo: além de mostrar qualidades como um goleiro líbero, deixando a área para coletar cruzamentos e interceptar jogadas, o suíço recebeu a braçadeira de capitão, a frente de Weigl e Neuhaus. Ter uma referência dentro e fora de campo será importante na temporada dos Potros. Manu Koné é outro nome importante no elenco, porém perdeu a pré-temporada lesionado e tem futuro incerto: ele é o principal candidato a ser vendido caso o clube necessite de dinheiro.

💎 Jovem promessa

A aposta do Borussia Mönchengladbach para substituir Marcus Thuram no comando do ataque foi Tomás Cvancara, contratado junto ao Sparta Praga por 10 milhões de euros. Alto e rápido, o tcheco de 23 anos tem o perfil exato do centroavante moderno e chegou à Alemanha como titular, marcando dois gols em seu jogo de estreia. Diferentemente de Thuram, que se movimentava em direção ao flanco esquerdo para atacar a área em diagonal com frequência, Cvancara costuma concentrar seus movimentos pelo corredor central. O atacante não é dos mais explosivos em desmarques curtos, mas atinge uma velocidade impressionante quando tem campo para correr, fator que permite que desequilibre ao atacar em profundidade, e muda de direção bem para se desmarcar dentro da área. Outro aspecto marcante de seu jogo é a tendência em desacelerar suas corridas para receber a bola livre na entrada da área, aproveitando o espaço gerado pela movimentação da linha defensiva, afundando em direção a linha de fundo.

O concorrente de Cvancara pela posição de centroavante titular deverá ser Grant-Leon Ranos (19), outro nome a ser observado durante a temporada. Ranos atuou como atacante e ponta pelo Bayern II no último ano, quando participou diretamente de 33 gols em 36 partidas pela Regionalliga, a quarta divisão do futebol alemão.

🎯 Expectativa: meio de tabela

O ano do Borussia Mönchengladbach será de reestruturação. Desde a última temporada, figuras importantes deixaram o clube: Yann Sommer, Bensebaini, Hofmann, Stindl e Marcus Thuram. Um planejamento mal feito, fruto ainda dos últimos anos de Max Eberl no comando diretivo, impactou nas finanças e no rendimento esportivo dos Potros. O início dessa reconstrução não foi muito bem sucedido, com Daniel Farke falhando ao desenvolver jogadores jovens, obter bons resultados e até mesmo colocar em prática um futebol que agrade ao torcedor - o resultado foi uma temporada completamente esquecível.

Boas peças de elenco chegaram: Chiarodia, Wöber e Ullrich na defesa, Hack, Honorat, Ramos e Cvancara no ataque. Weigl foi contratado em definitivo. Perder Hofmann para outro time alemão foi um golpe duro por se tratar de um jogador super confiável e pelo caráter inesperado da transferência: isso significa também que o clube pode ter um ataque totalmente remodelado para a temporada, já que Alassane Pléa é o único titular remanescente no setor.

Um novo núcleo de jogadores se reuniu e, por ora, faltam peças de liderança no elenco - Neuhaus, de contrato renovado, pode assumir esse posto, assim como Jonas Omlin, goleiro contratado ao meio da última temporada que recebeu a faixa de capitão. Fica a expectativa para que Neuhaus recupere sua melhor forma, agora que deve voltar a atuar mais recuado, em função diferente àquela em que Farke o escalava. Gerardo Seoane se mostrou capaz de fazer um bom trabalho em seu primeiro ano no Bayer Leverkusen e parece ser um bom nome para conduzir a reconstrução do Gladbach, mas não terá vida fácil. Apesar de contar com um núcleo jovem promissor, no momento objetivos mais ambiciosos parecem fora de alcance pela presença de outros projetos em estágios mais avançados.

📝 Provável time base (4-2-3-1):

Omlin; Scally, Itakura (Friedrich), Wöber, Netz; Weigl, Koné (Neuhaus); Honorat, Pléa, N'Goumou (Hack); Cvancara.

Gerardo Seoane é o novo treinador do Gladbach - Foto: Lukas Schulze/Getty Images

DARMSTADT

⭐ Jogador chave

A negociação de Philipp Tietz ao Augsburg transferiu ainda mais peso a Braydon Manu (26), extremo/segundo atacante do Darmstadt. Autor de 7 gols e 7 assistências na segunda divisão, ele será o principal nome do clube na missão de produzir gols suficientes e evitar o provável rebaixamento do clube. Manu já exerceu todas as funções no trio (ou dupla) de ataque do Darmstadt, sendo um jogador muito rápido e bastante móvel que geralmente parte da ponta direita. A partir das alas, Manu busca atacar o intervalo entre lateral e zagueiro adversário em seus movimentos sem bola (buscando receber um passe) e com bola (quando surge conduzindo em direção à área). Baixinho (1.70m), ele pode passar a impressão de ser frágil em duelos contra defensores grandes, mas tem muita força física, especialmente em seu tronco: Manu usa essa força para absorver impacto e proteger a bola, mantendo-a sob controle em situações complicadas.

💎 Jovem promessa

O atacante Oscar Vilhelmsson (19), cria do IFK Göteborg, chegou a ser alvo do Borussia Dortmund (recusou para ter mais minutos no profissional do clube sueco) antes de assinar pelo Darmstadt em julho de 2022, por 1 milhão e meio de euros. A primeira temporada na Alemanha foi um período complicado para Vilhelmsson, que sofreu com três lesões diferentes e não conseguiu a regularidade que buscava em campo. O atacante sueco vive no limite da linha defensiva, se movimentando horizontalmente à espera de um passe que o coloque em condições de finalizar com o pé esquerdo. No momento, participa pouco em apoio e ainda não é capaz de gerar suas próprias chances de gol, dependendo de um companheiro para o habilitar. Diante do vácuo criado pela venda de Tietz, Vilhelmsson pode pintar como titular na temporada - ele terá a concorrência de Fraser Hornby, recém-contratado, e Aaron Seydel.

🎯 Expectativa: briga contra o rebaixamento

O Darmstadt está de volta à primeira divisão pela primeira vez desde a temporada 16/17. Após flertar com o acesso em 20/21, o clube fez um campanha muito estável no ano passado e conseguiu atingir seu objetivo, embora tenham deixado o título escapar na última rodada: os Lírios ocuparam a liderança da décima segunda rodada até a penúltima. O acesso foi bastante celebrado pelos torcedores, de qualquer maneira.

O Darmstadt chega à primeira divisão sob muitas dúvidas. Dois dos principais jogadores do clube, Patric Pfeiffer (zagueiro titular) e Philipp Tietz (artilheiro), acabaram transferidos a um concorrente direto (Augsburg) e as contratações se resumiram a jovens jogadores sem muita experiência em ligas de exigência semelhante à Bundesliga. Fraser Hornby, (23, atacante) e Christoph Klarer (23, zagueiro) foram os dois grandes investimentos para a temporada, visando repor os desfalques sofridos.

A tendência durante a temporada é que Torsten Lieberknecht mantenha o esquema com 3 zagueiros com que obteve sucesso na Zweite Liga, como observado nos amistosos preparatórios. No contexto da primeira divisão, o principal ponto forte do Darmstadt deve ser a bola longa buscando um de seus atacantes de maneira mais direta (a contratação de Hornby, 1.95m, forte no pivô, faz sentido por isso), embora a preferência da equipe seja construir por baixo, buscando o centro e girando a bola até encontrar seus atacantes entrelinhas. A defesa tem muitas fragilidades, especialmente em jogadas de bola aérea, sejam elas em bola parada ou cruzamentos laterais. A falta de experiência do elenco e de seu treinador (a única experiência prévia de Lieberknecht na Bundesliga foi um 18° lugar com o Eintracht Braunschweig em 13/14) é outro fator complicante para obter resultados favoráveis: permanecer na primeira divisão seria praticamente um milagre.

📝 Provável time base (3-4-2-1):

Schuhen; Klarer, Zimmermann (Maglica), Riedel; Nürnberger, Mehlem, Holland, Karic; Manu, Honsak (Stojilkovic); Hornby (Vilhelmsson).

A torcida do Darmstadt deve se preparar para uma temporada complicada - Foto: Andreas Schlichter/Getty Images

EINTRACHT FRANKFURT

⭐ Jogador chave

Randal Kolo Muani foi a grande sensação da temporada passada. Contratado de maneira "livre", após encerramento de seu contrato com o Nantes, o atacante rapidamente conquistou uma vaga no time titular do Eintracht Frankfurt e se transformou em um dos melhores jogadores da Bundesliga - ele terminou a temporada com incríveis 15 gols e 11 assistências. Tamanho sucesso despertou a cobiça de alguns dos clubes mais ricos da Europa: Paris Saint-Germain, Manchester United e Bayern estiveram entre os interessados pelo francês. No entanto, a pedida do clube (cerca de 100 milhões de euros) afastou todos eles, Kolo Muani deve permanecer no Eintracht Frankfurt por mais um ano e poderá mostrar todo seu talento mais uma vez, agora como principal referência do clube.

💎 Jovem promessa

Um dos investimentos do Eintracht Frankfurt para a temporada foi Hugo Larsson, meia sueco de apenas 19 anos. Atuando em partidas profissionais desde os 17 anos, Larsson acumula muita experiência em campo e chegou a ser convocado pela seleção principal de seu país. O meia gosta de participar da fase de construção de seu time, sempre posicionando-se de maneira inteligente para oferecer opção de passe e circular a bola de um lado ao outro do campo com poucos toques, retendo posse e distribuindo jogo. Além disso, destaca-se pelo bom controle de bola, que o permite ganhar terreno conduzindo quando uma oportunidade aparece.

🎯 Expectativa: briga por competições europeias

As boas campanhas em competições mata-mata (oitavas de UCL e final de Pokal) ofuscaram a falta de regularidade do Eintracht Frankfurt na Bundesliga: apesar de um começo de temporada forte, o clube foi perdendo terreno ao longo do ano e contou com um deslize do Wolfsburg para fechar a temporada num modesto 7° lugar, aquém do que era esperado. Oliver Glasner entrou em rota de colisão com seus superiores e acabou antecipando sua saída: Dino Toppmöller, ex-auxiliar de Julian Nagelsmann, terá sua primeira experiência como treinador principal na Alemanha

O Eintracht Frankfurt foi um dos clubes mais ativos da Alemanha no mercado de transferências: considerando opções de compra exercidas, foram 12 contratações até aqui. Dentre elas, destacam-se as chegadas de Robin Koch e Willian Pacho para a zaga, Larsson e Skhiri no meio-campo e Omar Marmoush no setor ofensivo. Reformular todos os setores da equipe era necessário, já que o clube perdeu Ndicka, Sow e Kamada, todos titulares frequentes. Após temporada espetacular, Kolo Muani atraiu interesse dos grandes clubes da Europa, mas deve permanecer mais um ano.

Toppmöller deve manter um esquema com 3 zagueiros, que tem sido a base do sucesso do clube em suas últimas temporadas. O elenco está bem adaptado a essa formação e tem várias peças de destaque na Bundesliga em suas respectivas posições. O ataque, em especial, oferece várias alternativas: além do trio titular, Marmoush, Ngankam, Hauge e Alario/Borré são opções. Apesar da incógnita sobre o trabalho do alemão, iniciante como técnico principal, as Águias tem potencial para voltar a brigar por vagas europeias.

📝 Provável time base (3-4-2-1):

Trapp; Tuta, Koch, Pacho; Buta, Ebimbe (Larsson), Skhiri, Max; Lindstrom, Götze; Kolo Muani.

Kolo Muani está pronto para mais um ano de destaque na Alemanha - Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

FREIBURG

⭐ Jogador chave

Vincenzo Grifo deverá novamente ser uma peça chave para as pretensões do Freiburg na temporada. Autor de 15 gols no último ano de Bundesliga, o extremo italiano é um exímio cobrador de bolas paradas (um dos pontos fortes da equipe de Christian Streich) e a força criativa da equipe: Grifo foi o 8° jogador com mais situações de finalizações criadas por 90 minutos jogados na edição 22/23 da liga alemã. Titular absoluto do clube desde a temporada 20/21, ele deve atingir a marca de 250 jogos nesta temporada, firmando-se entre os 10 jogadores que mais atuaram pelo Freiburg.

💎 Jovem promessa

O jovem médio Merlin Röhl (21) vive a expectativa de se firmar na Bundesliga de vez. Contratado no ano passado, Röhl (ex-Ingolstadt) passou a temporada transitando entre o Freiburg II (time de terceira divisão) e o banco da equipe principal. Ele participou muito bem dos amistosos de pré-temporada e deve fazer parte do plantel definitivamente - a suspensão de Nicolas Höfler, aliás, pode abrir portas para que esteja entre os titulares durante as duas primeiras rodadas da Bundesliga, como já ocorreu durante a estreia na Pokal. Alto (1.92m) e dinâmico, o meio-campista tem recurso técnico para escapar da pressão adversária ao dominar a bola e utiliza muito bem suas passadas longas para ganhar metros rapidamente conduzindo.

Noah Atubolu (21), goleiro titular da seleção sub-21 alemã, deve ganhar minutos nas partidas de Copa/UEL e pode brigar com Florian Müller pela vaga. Destaque por seus lançamentos longos e reflexos apurados, Atubolu estreou pelo Freiburg na temporada passada, mas ainda não jogou uma partida de Bundesliga.

🎯 Expectativa: briga por competições europeias

No cargo desde 2012 (!!), Christian Streich comanda um dos trabalhos mais longevos do mundo e tem transformado o Freiburg em uma equipe cada vez mais consistente. A última temporada viu o clube flertar com uma vaga na UEFA Champions League, que acabou escapando na reta final da temporada (repetindo 21/22), e atingir as quartas de final da Europa League. Jogar competições europeias em temporadas consecutivas é um feito e tanto para o clube, que chega para a nova temporada com a moral elevada.

O mercado do clube foi bastante discreto. Após temporadas de destaque, o goleiro titular Mark Flekken deixou o clube por 13 milhões de euros e foi substituído por Florian Müller, de volta ao clube. Junior Adamu, atacante do RB Salzburg, foi a única outra contratação. Uma das apostas do Freiburg é o retorno de Daniel-Kofi Kyereh, contratado ano passado e lesionado gravemente quando começava a se firmar entre os titulares.

O Freiburg tem se notabilizado em temporadas recentes por alternar formações de acordo com a estrutura adversária, variando entre um 4-4-2 clássico e um 3-4-3 - parte do sucesso do clube também passa por aí. Superar expectativas tem sido uma constante nos últimos anos, mas a tarefa esse ano deverá ser mais árdua: os concorrentes para o top 4 se fortaleceram bastante e investiram pesado, tornando a disputa ainda mais acirrada. Um início de temporada forte, aliado aos problemas de um possível adversário (Leverkusen na temporada passada, Frankfurt em 21/22) poderia aumentar as chances do clube, mas o cenário mais provável é que acabem disputando vagas nas competições menores da Europa.

📝 Provável time base (4-4-2 ou 3-4-3):

1. Müller; Sildillia (Kübler), Ginter, Lienhart, Günter; Doan, Höfler (Röhl), Eggestein, Grifo; Gregoritsch (Adamu), Höler.

2. Müller; Sildillia, Ginter, Lienhart; Kübler (Doan), Höfler (Röhl), Eggestein, Günter; Sallai, Gregoritsch (Adamu/Höler), Grifo.

A passagem de Grifo no Freiburg é digna de aplausos - Foto: Alex Grimm/Getty Images

HEIDENHEIM

⭐ Jogador chave

As histórias de Tim Kleindienst (27) e Heidenheim se misturam: entre idas e vindas, o jogador acumula 138 jogos e 71 gols marcados pela equipe. O atacante foi peça chave na campanha do título da Zweite Liga, sagrando-se artilheiro isolado da competição. Kleindienst utiliza muito bem sua estatura (1.94m) para vencer duelos aéreos, sejam eles em situações de finalização após cruzamentos laterais ou em movimentos de apoio, recebendo de costas após um lançamento longo da defesa. Além disso, também demonstra uma naturalidade fora do comum para finalizar com os dois pés. É pouco provável que mantenha seus números, mas seguir marcando gols com certa regularidade será crucial para as chances de permanência do Heidenheim. Além dele, o lateral direito Marnon Busch (28) é peça importante pela qualidade ao criar chances a partir de cruzamentos laterais - atenção às combinações entre esses dois jogadores.

💎 Jovem promessa

Marvin Pieringer surgiu como uma promessa de bom valor no Freiburg, mas não conseguiu se estabelecer na equipe principal. Uma passagem por empréstimo no Schalke 04 rendeu minutos importantes ao jogador na segunda divisão: ainda que não tenha marcado gols com frequência, o Schalke investiu para comprá-lo e o manteve na segunda divisão, agora emprestado ao Paderborn. Pieringer fez a melhor temporada da carreira até então (10 gols e 8 assistências), mostrando o suficiente para atrair o interesse do Heidenheim. Assim como Kleindienst, o atacante de 23 anos e 1.91m tem um jogo aéreo muito forte, desmarcando-se com eficiência para explorar principalmente as costas do zagueiro do lado oposto ao cruzamento. Sua dupla de ataque com Kleindienst promete gerar um bom número de gols.

🎯 Expectativa: briga contra o rebaixamento

A trajetória do Heidenheim até a Bundesliga é uma história digna de Football Manager: Frank Schmidt assumiu o clube em 2007 (!!), ainda na quarta divisão da Alemanha, e foi gradualmente crescendo até conquistar o título da 2. Bundesliga na temporada passada, confirmando sua vaga na Bundesliga pela primeira vez na história do clube! Se a ascensão até a segunda divisão já era um feito histórico para um clube sediado em uma cidade de apenas 50 mil habitantes, debutar na liga de elite do país conquistando uma taça foi algo ainda mais impressionante.

Como era de se esperar de um clube estreante, boa parte do elenco não tem experiência na primeira divisão. A boa notícia para o pequeno clube do sul da Alemanha é que a base campeã foi mantida. O clube investiu para tornar definitivo o empréstimo do zagueiro Tim Siersleben (Wolfsburg, 500 mil euros) e para contratar Marvin Pieringer (contratado por 1.8M de euros, foi a terceira compra mais cara da história do clube!), outro atacante de destaque na segundona (10 gols e 8 assistências).

Contando com os jogadores decisivos para o acesso, a estrutura da equipe não deve mudar e Frank Schmidt deve utilizar um 4-1-3-2 - no esquema do Heidenheim, destaca-se importância dos meias laterais, responsáveis por ocupar o corredor lateral quando necessário e atacar a área com constância. O clube conta com a pressão de sua torcida na Voith-Arena (capacidade para 15 mil torcedores) e tem um objetivo claro: permanecer na primeira divisão, seja de maneira direta ou via playoff.

📝 Provável time base (4-1-3-2):

Kevin Müller; Busch (Traore), Mainka, Siersleben, Föhrenbach; Maloney; Dinkçi, Beck (Dodevan), Beste; Kleindienst, Pieringer.

Frank Schmidt realizou o sonho de milhares de jogadores de Football Manager - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

HOFFENHEIM

⭐ Jogador chave

Pensar em Hoffenheim significa pensar em Andrej Kramaric (32). Terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube na história, o croata já foi atacante, meia e até mesmo volante, sempre mostrando bom desempenho - nesta temporada, deverá atuar ao lado de um atacante mais fixo (Weghorst), função que costuma extrair o melhor dele. Ao explorar os espaços criados pela movimentação de seu companheiro, Kramaric deverá ser capaz de marcar um bom número de gols para continuar seu legado pelo Hoffenheim. A estreia oficial da dupla na temporada foi positiva, com ambos contribuindo diretamente para gols na vitória por 4-1 contra o Lübeck, em jogo válido pela DFB Pokal.

💎 Jovem promessa

Tom Bischof (18) é um dos maiores talentos de sua geração: presença constante nas seleções de base da Alemanha, o meia fez sua estreia pelo Hoffenheim aos 16 anos de idade, mas recebeu poucas oportunidades desde então (no total, participou de 12 jogos na Bundesliga, somando 322 minutos). A temporada atual pode ser sua oportunidade para explodir no futebol profissional. Bischof é um meia canhoto de muita qualidade técnica (orienta seu domínio para escapar da pressão com frequência) e inteligência acima da média (costuma mapear seus arredores para projetar sua próxima ação) - ele cria várias chances a partir de seus passes e tem também qualidade na bola parada. Caso desenvolva-se fisicamente e adicione pouco de pausa ao seu jogo, pode brigar por vaga no onze inicial.

🎯 Expectativa: meio de tabela

O Hoffenheim chegou a ocupar a lanterna da Bundesliga em determinado momento da temporada passada, quando entrou em uma sequência de 14 jogos sem vencer. O clube trocou seu treinador em meio a essa sequência (Breitenreiter deu lugar a Pellegrino Matarazzo), se recuperou na reta final e evitou a tragédia que seria o rebaixamento, mas a temporada não deixou de ser bem decepcionante.

Dentre os reforços, pintam nomes bastante interessantes: Atilla Szalai é um zagueiro capaz de construir jogadas, Florian Grillitsch retorna ao futebol alemão, Marius Bülter foi um dos poucos destaques positivos do Schalke na temporada passada e Wout Weghorst já mostrou ser um atacante capaz de marcar gols na Bundesliga. O grande desfalque foi a venda de Baumgartner ao RB Leipzig.

Matarazzo implantou o 3-5-2 de sua preferência (já havia utilizado esse esquema no Stuttgart), uma formação coerente com o perfil do plantel, e espera repetir o sucesso de seu primeiro ano na Bundesliga, quando levou o Stuttgart ao 9° lugar. O Hoffenheim tem alguns problemas em seu elenco, como o excesso de jogadores para a zaga e a ausência de alas (Bülter tem atuado na esquerda), mas é uma equipe um nível acima dos principais concorrentes ao rebaixamento, com alguns jogadores capazes de assegurarem pontos importantes em confrontos diretos. Embora não seja um elenco encantador, deverá ser o suficiente para evitar o sufoco da temporada passada.

📝 Provável time base (3-5-2):

Baumann; Kabak, Brooks, Szalai (Vogt); Kaderabek, Prömel, Grillitsch, Stiller, Bülter; Kramaric, Weghorst.

Kramaric tornou-se ídolo do Hoffenheim - Foto: Alex Grimm/Getty Images

KÖLN

⭐ Jogador chave

Florian Kainz é um dos pilares da equipe comandada por Steffen Baumgart. Nomeado como novo capitão do FC Köln, o meia/extremo de 30 anos é nome certo entre os titulares e vive a melhor fase de sua carreira. A temporada passada marcou um recorde pessoal: foram 16 participações diretas em gols, seu melhor registro na Alemanha. Kainz cria boa parte de suas chances a partir de cruzamentos e é uma engrenagem vital no Köln também por seu trabalho sem bola e intensidade de pressão, duas características indispensáveis para a equipe de Baumgart.

💎 Jovem promessa

Contratado em 2019 para as categorias de base, Mathias Olesen é uma presença regular na seleção de Luxemburgo, mas ainda não conquistou seu espaço no Köln. Sua passagem pelo time principal consiste basicamente de minutos em fases finais de partidas, entrando já no segundo tempo (somou 476 minutos em 14 partidas na Bundesliga 22/23). Aos 22 anos, essa pode ser a temporada em que finalmente manterá uma sequência de jogos como titular. Meia de boa chegada à área, ele pode ser utilizado em posições mais recuadas, mas rende melhor quando tem liberdade para atacar.

🎯 Expectativa: briga por competições europeias

Os problemas financeiros do clube o obrigaram a vender dois dos seus destaques (Modeste e Özcan) antes da última temporada começar. Somado a isso, a necessidade de dividir atenções entre a Bundesliga e a Conference League mostrou-se um cenário duro para o Köln, que sofreu para manter a intensidade de sua pressão alta usando um elenco curto. Descansado e com tempo para recuperar seus jogadores, o clube conquistou resultados melhores após a Copa do Mundo e terminou no meio da tabela.

Assim como na temporada passada, no entanto, o Köln perdeu alguns de seus melhores jogadores: Skhiri deixou o clube rumo ao Eintracht Frankfurt, em transferência livre e Jonas Hector decidiu se aposentar. Timo Horn também partiu - o ídolo do clube era reserva, mas exercia uma liderança importante no elenco. As principais contratações dos Bodes foram Leart Paqarada, lateral esquerdo do St Pauli, e Luca Waldschmidt, atacante do Wolfsburg.

Focado apenas na disputa da Bundesliga, o Köln pode surpreender na temporada e buscar uma vaga em competições europeias, como fez em 21/22. Apesar das grandes limitações financeiras do clube e do elenco precário, Steffen Baumgart tem feito um trabalho espetacular, montando uma equipe baseada em pressão alta, muito jogo pelas alas e um centroavante alto. Seu grande trunfo para a temporada não está dentro do campo, mas sim na área técnica.

📝 Provável time base (4-1-3-2):

Schwäbe; Schmitz, Hübers, Chabot (Kilian), Paqarada; Martel; Huseinbasic, Ljubicic (Olesen), Kainz; Selke, Waldschmidt (Uth).

Baumgart tem feito muito com pouco no Köln - Foto: Oliver Hardt/Getty Images

MAINZ

⭐ Jogador chave

Reforço para a janela de inverno da temporada passada, Ludovic Ajorque se estabeleceu como titular do Mainz e mostrou boa forma na reta final do campeonato, impulsionando a equipe para uma colocação na metade superior da tabela. O atacante de 29 anos é forte no jogo aéreo e mostra-se uma opção confiável para receber bolas longas, controlando a bola de costas e dando continuidade ao jogo - foi assim que fez grande exibição na vitória por 3-1 contra o Bayern, por exemplo. Suas qualidades permitem ao Mainz sair jogando de maneira mais direta, para ganhar terreno rapidamente sem ceder a posse de bola. Autor de 6 gols e 1 assistência na última Bundesliga, Ajorque poderá produzir mais estando no clube desde o início do ano.

💎 Jovem promessa

Nelson Weiper (18) é um nome importante para a próxima geração alemã, por seu talento e por apresentar um perfil de atacante diferente das outras opções. A evolução natural do futebol levou a base alemã a se concentrar em formar atacantes mais móveis (como Gnabry, Werner, Havertz, Moukoko...), mas os atacantes mais altos, capazes de fixar a linha defensiva, criar espaço ao arrastar defensores para trás e fortes no jogo aéreo, tem estado em evidência novamente. Weiper é um atacante desse tipo. O jovem de 1.92m estreou na Bundesliga durante a temporada passada e chegou a marcar dois gols, apesar de sempre entrar no finalzinho dos jogos. Olho nele para a reserva de Ajorque.

🎯 Expectativa: meio de tabela

A temporada do Mainz correu bem, com o clube transitando entre a quinta e a décima segunda posição. Um forte começo de segundo turno (vitórias contra Leverkusen, Bayern e Leipzig) o colocou em condições para brigar pela Conference League, mas o clube perdeu força na reta final e assumiu o papel que se esperava no início da temporada, ocupando um posto no meio da tabela.

As movimentações de mercado foram poucas: Daniel Batz (goleiro) chegou livre, Tom Krauss, vindo de boa temporada pelo Schalke 04, assinou por 5 milhões de euros e Sepp van den Berg foi emprestado ao clube pelo Liverpool. O goleiro deverá ser reserva, enquanto os outros dois devem brigar por uma vaga entre os titulares. Aaron Martin (Genoa, livre) é um saída que será sentida na lateral esquerda, assim como Alexander Hack na defesa (vendido ao Al-Qadsiah após 8 anos no Mainz).

Há expectativa sobre o retorno de Jonny Burkardt, fora de combate desde dezembro por uma lesão grave no joelho. Sob o comando de Bo Svensson, o Mainz deixou a briga contra o rebaixamento para trás e tem se estabelecido como uma equipe de meio de tabela, capaz de flertar com competições europeias em alguns momentos. O panorama não deverá ser diferente nesta temporada.

📝 Provável time base (3-5-2):

Zentner; Bell (Leitsch), Kohr (van den Berg), Edmilson Fernandes; Danny da Costa (Widmer), Barreiro, Stach, Lee (Krauss), Caci; Onisiwo, Ajorque.

Ajorque teve um impacto positivo na temporada do Mainz - Foto: Thomas Kienzle/Getty Images

RB LEIPZIG

⭐ Jogador chave

Diante da perda de duas referências ofensivas em Christopher Nkunku e Dominik Szoboszlai, as chaves do ataque do Leipzig agora pertencem à Dani Olmo (25). O meia espanhol renovou contrato até 2027 e será um dos pilares da equipe de Marco Rose. Variando entre a meia esquerda e o ataque, Olmo tem muito recurso técnico para trabalhar em espaços curtos e desequilibra pela capacidade criativa: ele esteve no top 10 da Bundesliga 22/23 em passes para finalizações e dribles concluídos com sucesso (mínimo de 1080 minutos, valores por 90 minutos jogados). Infelizmente algumas lesões tem freado seu desenvolvimento, mas quando em forma é um jogador espetacular. Seu hat-trick (e o segundo gol, em especial) contra o Bayern na Supercopa é um belo cartão de visitas para a temporada.

💎 Jovem promessa

Opções de jovens jogadores não faltam ao Leipzig: El Bitshiabu (18), Lukeba (20), Seiwald (22), Xavi Simons (20), Fábio Carvalho (20), Benjamin Sesko (20)...

Sesko, atacante nascido na Eslovênia, ainda não tem o mesmo status que Simons no cenário mundial, mas é também um nome bastante conhecido, principalmente pelos seus gols marcados a serviço do RB Salzburg. O atacante foi mais um jogador a trilhar o caminho Áustria-Alemanha pelos clubes da Red Bull e tem um potencial enorme devido à combinação entre físico e técnica que apresenta. Alto, forte e rápido, Sesko é capaz de arrancar de maneira bem veloz, deixando seu marcador para trás e desmarcando-se para receber bolas em profundidade ao atacar em diagonal (principalmente da esquerda para dentro). Seu porte físico permite que sustente contato ao ser pressionado de costas e ele tem técnica para se associar, embora falte agilidade em alguns momentos. Finalizando, é capaz de gerar bastante potência e precisão ao mesmo tempo. Em um mercado escasso de '9s', pode ser a próxima grande venda do RB Leipzig.

🎯 Expectativa: briga pelo título

O RB Leipzig tem sido a equipe mais consistente da Bundesliga desde que Marco Rose assumiu, substituindo Domenico Tedesco em setembro de 2022. Após experimentar alguns esquemas, o treinador alemão firmou sua equipe em um 4-2-2-2 bastante móvel, extraindo o melhor de seus jogadores ofensivos. Uma campanha com 70,11% de aproveitamento (5 vitórias seguidas na reta final) alavancou o clube da décima primeira posição para a terceira, assegurando uma classificação para a UEFA Champions League pela quinta vez consecutiva.

O mercado foi muitíssimo movimentado: perder Laimer, Nkunku e Gvardiol era algo previamente planejado, mas ver a cláusula de rescisão de Szoboslai sendo acionada foi inesperado. Até por isso, o lugar do húngaro foi preenchido com dois nomes que chegaram emprestados sem opção de compra, um movimento pouco comum para o clube: Xavi Simons e Fábio Carvalho. Se o faturamento esteve nas alturas, o investimento para montar o plantel também cresceu - foram cerca de 150 milhões de euros gastos em contratações, anunciando reforços de qualidade na defesa (El Bitshiabu, Lukeba), no meio-campo (Seiwald, Baumgartner) e no ataque (Openda, Sesko).

O desempenho em campo tem acompanhado os bons resultados recentes e os Touros tem agora um elenco capaz de competir em duas frentes ao mesmo tempo, inferior apenas ao do Bayern. A goleada contra os bávaros na Supercopa é uma mensagem clara: o Leipzig será o principal adversário do Bayern na corrida pelo título e promete brigar forte.

📝 Provável time base (4-2-2-2):

Blaswich; Henrichs, Simakan, Orban (Lukeba), Raum; Seiwald (Kampl), Schlager (Haidara); Xavi Simons (Forsberg), Dani Olmo; Werner (Sesko), Openda.

A temporada de Olmo não poderia ter começado melhor - Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

STUTTGART

⭐ Jogador chave

Não seria exagero dizer que Serhou Guirassy (27) salvou o Stuttgart do rebaixamento. Além de ter garantido vários pontos ao longo da temporada (marcou nos confrontos diretos contra Augsburg, Bochum e Hertha), o atacante participou diretamente de dois gols (embora tenha perdido um pênalti também) no playoff contra o Hamburgo. Centroavante de boa mobilidade, Guirassy busca o drible com constância ao cair pela ponta esquerda e mantém a bola sob controle quando pressionado de costas. Não é um finalizador de elite, mas converte um bom número de chances. Muitas especulações ocorreram, mas uma transferência para a Premier League ainda não se materializou, para a sorte do Stuttgart.

💎 Jovem promessa

Preparando a sucessão de Guirassy, o Stuttgart tem Jovan Milosevic (18) treinando (e jogando) com a equipe principal. O artilheiro da EURO U17 2022 se transferiu do clube sérvio Vojvodina para a Alemanha neste verão, quando completou 18 anos, e parece estar destinado a participar da temporada completa com o Stuttgart. Obviamente são contextos diferentes, mas Milosevic mostrou durante a EURO que pode ser moldado como um atacante completo, por ser capaz de atacar a linha defensiva em profundidade, conduzir a bola por vários metros, ameaçar em jogo aéreo (tem 1.92m) e também atuar por trás de outro atacante, infiltrando no espaço vazio dentro da área. Sebastian Hoeness utilizou o atacante em diversos momentos da pré-temporada e promoveu sua estreia na Pokal, um claro sinal de confiança.

🎯 Expectativa: briga contra o rebaixamento

Pela segunda temporada seguida, o Stuttgart chegou à última rodada da Bundesliga sob risco de queda. Dessa vez, o comando técnico sofreu uma substituição no meio da competição (Pellegrino Matarazzo foi demitido e Sebastian Hoeness, contratado) e foi necessário disputar o playoff de rebaixamento para garantir sua vaga na atual edição do campeonato.

Guirassy, adquirido em definitivo por 9 milhões de euros após empréstimo, terá a companhia de novos jogadores no setor ofensivo: Jeong (Freiburg, 2.8M), Leweling (Union Berlin, empréstimo) Milosevic e Undav (Brighton, empréstimo). A defesa foi reforçada com a chegada por empréstimo de Alexander Nübel (Bayern), que busca confirmar seu potencial, agora em solo alemão. Algumas saídas ainda podem acontecer: Hiroki Ito é alvo do Ajax, Mavropanos, de clubes ingleses, e Borna Sosa tem sido vinculado ao Sevilla.

Faltando 2 dias para a estreia na Bundesliga, o Stuttgart perdeu Wataru Endo, seu principal jogador durante os 3 últimos anos. Ídolo e referência, o japonês recebeu uma oferta do Liverpool e deixará saudades na Alemanha. As finanças do clube respiram, mas perder um jogador tão importante nesse momento da janela pode ser a diferença entre permanecer na primeira divisão e ser rebaixado. É preciso ver como Hoeness irá lidar com esse desfalque, mas a tendência é que o Stuttgart volte a brigar no fundo da tabela.

📝 Provável time base (4-3-3):

Nübel; Vagnoman (Stenzel), Anton, Zagadou (Mavropanos), Sosa (Ito/Mittelstadt); Karazor, Nartey (Haraguchi), Enzo Millot; Silas, Guirassy, Führich.

Guirassy será novamente crucial para a temporada do Stuttgart - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

UNION BERLIN

⭐ Jogador chave

Na mira da Premier League, Sheraldo Becker (28) ainda não foi negociado - nesse ponto do mercado, seria razoável imaginar que permanecerá no elenco. Conhecido por sua força coletiva, o Union Berlin tem em Becker um de seus destaques individuais. O segundo atacante tornou-se protagonista na temporada passada, sendo um dos principais responsáveis por levar o clube à liderança do campeonato - o returno dele não esteve no mesmo nível, mas o atacante ainda marcou o suficiente para encerrar o torneio com 17 participações diretas em gols. Flutuando por trás de um centroavante mais fixo, Becker é quem conecta os ataques do Union, sendo figura importante nas transições ofensivas.

💎 Jovem promessa

Sem espaço no Chelsea, o atacante marfinense Datro Fofana (20) encontrou no Union Berlin a oportunidade perfeita para se desenvolver, pelo encaixe de estilos. Emprestado por uma temporada, Fofana impressionou bastante durante a fase preparatória e começou a temporada como titular, ao lado de Becker e Behrens. Habituado a jogar junto de outros atacantes, Fofana é geralmente a peça mais móvel do ataque e tende a flutuar pelo campo em posições mais recuadas, mas também realiza movimentos atacando a última linha defensiva para marcar gols. Ele é um jogador bastante ágil e demonstra força no drible, usando fintas corporais e mudando de direção antes de acelerar e superar seu marcador. Fofana tem ainda força suficiente para absorver contato físico quando conduzindo e explora muito bem sua velocidade para ser uma ameaça em transição ofensiva.

🎯 Expectativa: briga pelo G4

Desde que chegou à primeira divisão, o Union Berlin tem feito história. Contando com investimentos modestos, o clube superou as expectativas iniciais em todas as temporadas, classificando-se para a Europa League em 21/22 e garantindo seu lugar na Champions em 22/23. O clube da capital chegou a liderar a Bundesliga durante um período significativo de tempo e encerrou seu torneio em quarto lugar, garantindo um posto na elite do futebol europeu: ainda parece surreal, mas o Union Berlin jogará a Champions League.

Os valores investidos pelo clube no mercado ainda estão longe dos padrões europeus, mas já representam um salto significativo em sua história: Gosens assinou por aproximadamente 13 milhões de euros, quase dobrando o valor recorde do Union Berlin. O ala esquerdo foi o principal reforço da janela, que também contou com a permanência de Diogo Leite e as contratações de Alex Kral, Lucas Tousart, Hollerbach, Volland e Datro Fofana, dentre outros. Até o presente momento, nenhum titular deixou o clube.

Gosens terá um cenário favorável para retomar seu melhor futebol e pode se transformar em um dos protagonistas do elenco na ala esquerda. Assim como Volland, ele possui experiência nos grandes palcos do futebol europeu e chega para agregar bastante ao time. Comparando peça por peça, é justo dizer que o Union Berlin não tem um dos 4 melhores elencos da Alemanha e nem o poder de investimento das maiores equipes do país. No entanto, Urs Fischer já se mostrou um treinador capaz de atingir resultados muito acima das expectativas e, portanto, seria loucura não incluí-los na briga por uma vaga na próxima Champions League. O conto de fadas continua em Berlim.

📝 Provável time base (3-5-2):

Ronnow; Doekhi, Knoche, Diogo Leite; Juranovic, Khedira (Král), Laïdouni, Haberer (Tousart), Gosens; Becker (Fofana), Behrens (Volland).

O Union Berlin segue em alto astral - Foto: Tobias Schwarz/Getty Images

WERDER BREMEN

⭐ Jogador chave

Artilheiro da Bundesliga e destaque solitário da Alemanha na Copa do Mundo, Niclas Füllkrug viveu o melhor ano de sua carreira na temporada passada. Um ano depois de formar uma dupla fantástica com Marvin Ducksch na segunda divisão, ele manteve sua boa forma e foi fundamental para que o Werder Bremen navegasse pela Bundesliga de maneira mais tranquila. O atacante parecia disposto a abraçar novos projetos, mas nenhuma oferta satisfatória chegou ao clube, que certamente está mais do que feliz por manter seu artilheiro.

💎 Jovem promessa

Após conquistar o acesso na terceira divisão com o SV Elversberg, Nick Woltemade retornou de seu empréstimo para fazer parte do elenco principal do Werder Bremen. O meia/atacante tem um perfil diferente do habitual e lembra Thomas Müller em alguns aspectos: seus gestos técnicos não são os mais refinados, mas ele é capaz de receber entrelinhas e servir companheiros com competência, além de render melhor ao atuar por trás de um atacante, explorando espaços nas laterais e dentro da grande área. Apesar de sua altura (1.98m), ainda não é capaz de dominar adversários pelo alto por adotar uma postura mais passiva nesse tipo de duelo.

🎯 Expectativa: meio de tabela

A reta final da última temporada é um sinal de alerta grande para o Werder Bremen. Após grandes resultados nas rodadas iniciais, o desempenho caiu e o clube acumulou tropeço atrás de tropeço, chegando a correr risco (matemático) de queda. A defesa sofreu bastante e o ataque não foi capaz de compensar após perder Füllkrug por lesão. O 13° lugar foi coerente com o esperado ao início da temporada.

A grande estrela do mercado foi Naby Keita, de volta à Bundesliga após uma passagem repleta de lesões pelo Liverpool, porém as esperanças depositadas no meia logo se esvaíram, quando sofreu uma lesão muscular na pré-temporada. Kownacki será uma excelente peça de rotação para o ataque, enquanto Senne Lynen chega para disputar uma vaga no time titular. Alternativas interessantes de elenco, como o promissor zagueiro Fabio Chiarodia, o lateral Buchanan e o meia Niklas Schmidt deixaram o clube - Gruev deve ser o próximo. A profundidade do elenco merece atenção, mas ele deve bastar para disputar apenas competições locais.

Ole Werner, treinador de 35 anos, tem lições importantes para tirar da última temporada. Seus encaixes de marcação individual, utilizados principalmente em situações de pressão alta, precisam de alguns ajustes para tornar a defesa menos vulnerável e sua gestão de jogo ainda tem margem para melhorar. Manter o rendimento de seu ataque é o primeiro caminho para manter-se na Bundesliga sem sofrer grandes sustos.

📝 Provável time base (3-5-2):

Pavlenka; Pieper (Stark), Veljkovic, Friedl; Weiser, Bittencourt (Lynen/Gross), Stage, Schmid (Gross/Rapp), Jung; Ducksch, Füllkrug

O Werder Bremen confia na dupla Ducksch-Füllkrug para fazer um campeonato seguro - Foto: Christof Koepsel/Getty Images

WOLFSBURG

⭐ Jogador chave

Não é usual que um jogador recém-chegado assuma o protagonismo de uma equipe que já possui uma base sólida. Lovro Majer (25) tem bola para fazer isso e certamente chegará aos Lobos como peça importante, já que o clube investiu um valor considerável (30 milhões de euros + bônus) para confirmar sua contratação. Ainda que seja algo irregular, o croata é talentosíssimo e tem um repertório de passes impressionante para progredir jogadas ou criar chances de gol, sendo também um driblador plástico e criativo. Sua presença no time titular parece certa e deve revigorar uma equipe que pareceu monótona por vezes.

💎 Jovem promessa

Lateral de vocação ofensiva, Kilian Fischer (22) vem ganhando espaço aos poucos no Wolfsburg - a reta final da última temporada viu ele acumular jogos, superando a concorrência de Ridle Baku em alguns momentos. O alemão gosta de ocupar o corredor direito, estando próximo a linha lateral, e usa bem sua velocidade para driblar seus oponentes no campo de ataque. Defensivamente, prefere antecipar jogadas a buscar um desarme direto. Como Baku tem sido utilizado cada vez mais como um ponta, Fischer deve ser a primeira opção de reserva a Maehle.

🎯 Expectativa: briga por competições europeias

Apesar de ter montado um bom elenco, a temporada dos Lobos também resultou em sentimento de frustração. Alternando altos e baixos, o time comandado por Niko Kovac falhou na missão de garantir uma vaga em competições europeias ao ser derrotado em casa pelo rebaixado Hertha Berlin na última rodada.

Nesta temporada, o clube voltou a contratar jovens jogadores, mas priorizou atletas que tenham experiência considerável em ligas de primeiro escalão. É o caso de Rogério (Sassuolo, lateral), Joakim Maehle (Atalanta, lateral), Lovro Majer (Rennes, meia), Vaclac Cerny (Twente, extremo) e Tiago Tomás (Sporting, atacante). 70 milhões de euros foram arrecadados com a venda de Felix Nmecha ao Borussia Dortmund e de Micky van de Ven (um dos melhores zagueiros da última temporada) ao Tottenham. Em reta final de contrato, Paulo Otávio e Marmoush se despediram.

As laterais foram renovadas e fica a esperança para que Lacroix recupere o nível altíssimo que mostrou em 21/22. Majer será um acréscimo criativo importante no meio-campo, se juntando a Arnold como forte cobrador de bolas paradas. No ataque, Cerny tem características diferentes de Wimmer e aumentará o leque de opções para Kovac trabalhar - Baku pode pintar como um ponta pela direita também. A partir desse plantel reforçado (com talento e experiência), Niko Kovac espera dar mais estabilidade a sua equipe e entrar definitivamente na briga por algo a mais. Embora tenha utilizado um esquema com 3 defensores em partidas específicas da temporada passada, o rendimento nessas situações não foi bom: um híbrido entre 4-3-3/4-2-3-1 deve ser a formação principal.

📝 Provável time base (4-3-3):

Casteels; Maehle, Lacroix (Bornauw), Zesiger, Rogério; Svanberg, Arnold, Majer (Gerhardt); Cerny (Baku), Nmecha (Wind), Kaminski (Wimmer).

Os Lobos esperam grandes coisas de Lovro Majer - Foto: @VfLWolfsburg

Postar um comentário

0 Comentários