Pesquisar

Patrick Wimmer, a nova estrela do Wolfsburg

 Entenda como joga o ponta do Wolfsburg

O Wolfsburg é atualmente uma das equipes em melhor forma na Bundesliga: são 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota nos últimos 10 jogos da liga nacional - até a derrota no último final de semana (28/01), eram dez jogos invictos. Após um início de temporada conturbado, os Lobos encontraram uma formação ideal e arrancaram da parte inferior da tabela para a briga por uma vaga na próxima UEFA Champions League.

A janela de transferências do Wolfsburg foi marcada pela aposta em jovens jogadores (os 7 nomes contratados apresentam uma média de idade de apenas 21.14 anos - incluindo Nicolas Cozza, 24 anos, que chegou agora em janeiro). Até então, o principal destaque dentre esses nomes tem sido Patrick Wimmer, ponta direita de 21 anos. Wimmer disputou a última temporada da Bundesliga pelo Arminia Bielefeld e foi um dos poucos destaques do clube, que acabou rebaixado. Pelo seu antigo clube, ele participou de quase todos os jogos da liga (31 partidas, 27 como titular) e foi responsável direto por 9 gols (marcou 3 e assistiu 6). 

Wimmer começou a temporada voando - Foto: Boris Streubel/Getty Images

O Wolfsburg aproveitou o rebaixamento do Arminia Bielefeld e acionou a cláusula de rescisão no contrato de Wimmer, contratando o jovem austríaco por cerca de 5 milhões de euros. Sob o comando de Niko Kovac, Wimmer esteve presente em campo sempre que possível, deixando de atuar apenas quando estava lesionado. Entre a décima segunda e a décima sexta rodada, engatou uma sequência de 5 partidas seguidas marcando gols ou distribuindo assistências. Após 11 jogos, ele já registra 7 participações diretas em gols na Bundesliga 22/23 e tem tudo para melhorar a marca da temporada passada.

Posicionamento

Depois de alguns experimentos na formação base do time, foi no 4-3-3 que Kovac encontrou a melhor versão do Wolfsburg. Nesse esquema, Wimmer tem atuado em um trio de ataque, junto a Jakub Kaminski (outro reforço para a temporada) e Jonas Wind (ou Lukas Nmecha). Embora tenha sido utilizado pela ponta esquerda em determinados momentos, ele joga principalmente pela direita.

Formação base do Wolfsburg

Movimentação

Wimmer é destro e, apesar de atuar majoritariamente pelo setor direito do ataque, não se comporta como um típico extremo. O jovem austríaco ocupa o corredor lateral em algumas situações, mas tende a buscar o centro do campo, seja em transições ofensivas ou em ataques construídos de maneira mais lenta. 

Posicionamento de Wimmer - Foto: ESPN/editada

Esse tipo de comportamento está presente em jogadas construídas pelo seu setor, quando Wimmer é capaz de progredir a jogada acionando seus companheiros com um único toque, antes de receber o contato físico do adversário...

Vídeo: ESPN/editado

e também quando a jogada se desenvolve pelo lado contrário: nesse caso, Wimmer ataca a área constantemente, se antecipando aos laterais/zagueiros ou explorando o espaço nas costas da marcação.

Vídeo: ESPN/editado

Ao receber em posições mais abertas, Wimmer costuma carregar a bola por alguns metros, novamente buscando o centro do campo, seja para finalizar ou buscar um passe.

Vídeo: ESPN e Football1/editado

Facilidade para criar

Essa característica de Wimmer é parte importante na maneira como ele costuma contribuir na criação de chances, direta ou indiretamente. Posicionado pelo centro, ele atrai a marcação do lateral adversário e, a partir daí, gera espaço para que ele mesmo ou algum companheiro de time ataque depois. 

No primeiro exemplo abaixo, Wimmer arrasta um adversário com sua movimentação em direção a ala (espaçando horizontalmente a linha defensiva e possibilitando a entrada de um passe por ali) e aproveita sua melhor orientação corporal para receber a bola no espaço vazio com vantagem. Esse espaço entre os defensores também pode ser explorado pela infiltração de um dos meias do Wolfsburg, como nos outros exemplos.

Vídeo: ESPN e Football1/editado

Próximo a área, Wimmer tem boa visão de jogo e é capaz de executar bons passes em profundidade, antecipando a corrida de um de seus companheiros e soltando a bola com o peso correto para que finalizem. Ele já demonstrava essa capacidade desde sua passagem pelo Arminia Bielefeld.

Vídeo: @bundesliga (youtube)

Boa parte das chances criadas diretamente por Wimmer ocorrem próximas ao "meio-espaço", como é conhecida a zona entre a linha lateral da grande área e a pequena área, um canal entre o centro do campo e os corredores laterais. Durante a temporada atual, apenas Kevin de Bruyne (1.15) teve um desempenho melhor do que Wimmer (1.05) no que diz respeito a chances claras criadas por partida (dados atualizados até 24 de janeiro). A origem de seus passes é outro indicativo do quão bem ele costuma operar por esse setor.

Todas as chances criadas por Wimmer na Bundesliga 22/23 - Reprodução: Opta

Dribles

O austríaco também se destaca por sua capacidade de drible. Durante a temporada 21/22, ele esteve entre os jogadores que mais dribles arriscaram a cada 90 minutos jogados, mesmo atuando na equipe de menor posse de bola média da Bundesliga. Seus números foram semelhantes ao de Neymar e Mbappé, ambos do PSG.

Dribles

Wimmer gosta de driblar ao conduzir a bola, arranca rapidamente quando necessário e tem recurso para mantê-la sob controle enquanto muda de direção. Ele também sabe como manipular a marcação, ao desacelerar e acelerar em sequência para superar seu adversário.

Reprodução: ultrasfctv

Fase defensiva

Defensivamente, Wimmer varia seu comportamento de acordo com a estratégia adotada pelo treinador Niko Kovac. Durante as fases de pressão alta e/ou tiro de meta, normalmente o ponta direito fica responsável por pressionar o zagueiro adversário ou acompanhar o lateral - Wimmer tem a energia necessária para tal e sabe como angular bem suas corridas para direcionar o oponente, mas por vezes não o faz no timing correto.

Posicionamento em saída de bola adversária - Foto: ESPN/editada

Ao se defender em bloco médio ou baixo, ele faz parte da segunda linha de marcação do Wolfsburg (normalmente se defendem em 4-4-2 ou 4-1-4-1), fechando o lado direito e sendo responsável por vigiar o lateral/ala adversário.

Posicionamento em bloco médio - Foto: ESPN/editada

Futuro promissor

Em um mercado cada vez mais inflacionado, o Wolfsburg fez um dos melhores negócios da temporada ao contratar Wimmer por um valor bem baixo para os padrões atuais. Após metade da temporada, o jovem austríaco tem oferecido retorno dentro de campo e já se valorizou bastante. A briga por uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League deve seguir bem apertada até o fim da temporada e os Lobos contam com a presença de sua nova estrela para voltar a disputar a maior competição da Europa.

Postar um comentário

0 Comentários