Pesquisar

Qual a diferença entre Bayern e Bayer?

Bayer de Munique contra Bayern Leverkusen? Ou Bayern de Munique contra Bayer Leverkusen? Entenda a diferença e o significado dos nomes

Foto: Getty Images/Lukas Schulze

Bayer Leverkusen e Bayern de Munique são dois clubes distintos que muitas vezes tem suas “origens” trocadas por causa de uma letra ou, até mesmo, da pronúncia. Este é um erro comum de acontecer, muitos se confundem e imaginam que o duelo entre os dois clubes representa o derby dos “Bayers” ou dos “Bayerns”. No entanto, os nomes não tem relação.

Ao abrir um dicionário de alemão e buscar pelo significado das duas palavras, podemos encontrar uma semelhança. Bayern é o nome do estado da Baviera, uma das regiões que compõem o vasto território alemão. Do contrário, ao folhear um pouco mais, o leitor se depara com a palavra Bayer que quer dizer “bávaro”, ou seja, morador do estado.

A forma como se escreve o nome do Gigante da Baviera não é algo incomum na Alemanha. O Borussia Dortmund e o Borussia Mönchengladbach são dois clubes de cidades distintas que carregam o mesmo prefixo. No entanto, Borussia é uma palavra derivada do latim que faz referência ao antigo reino e estado alemão da Prussia, que se estendia sobre a maior parte da região norte do país, incluindo as localidades onde Dortmund e Gladbach estão inclusos.

Quando duelam, Gladbach e Dortmund não disputam o clássico dos “Borussias”. Assim também é a relação entre Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, os nomes podem sugerir que os clubes estão próximos, mas na verdade, Munique está a 482 quilômetros de distância de Leverkusen.

Para diferenciar a localização de uma equipe alemã no nome, a melhor aposta é observar a última palavra. Alguns exemplos comuns são o Werder Bremen, Eintracht Frankfurt, Hertha Berlin, Arminia Bielefeld, Union Berlin, Greuther Fürth, dentre outros.

Esta forma de nomear os clubes é diferente, por exemplo, da cultura inglesa onde a localização das equipes costuma vir no inicio do nome. Assim como Manchester United, Manchester City, Derby County, Blackburn Rovers, Sheffield United, dentre outros.

Contrário aos clubes citados, o Bayer Leverkusen não tem seu primeiro nome relacionado a uma região, mas sim a indústria farmacêutica alemã. O clube foi criado em 1904 por trabalhadores da franquia de farmácias Bayer presentes nas redondezas da cidade. Os Die Werkself têm o nome associado ao fundador da rede Friedrich Bayer.

As regras do futebol alemão não permitem que uma empresa adquira um clube e tome posse de toda sua identidade. A regra conhecida como 50+1 tem como principal objetivo manter as raízes dos times e dar autonomia ao torcedor para ser um participante ativo dentro de sua equipe do coração.

No entanto, esta regra não se aplica ao Leverkusen que teve seu nome associado a farmacêutica logo no ano de sua fundação, onde a regulamentação ainda não existia.

Por fim, na realidade, não há conexão alguma entre o Bayern de Munique e o Bayer Leverkusen. O Gigante da Baviera tem seu nome associado a uma região. Enquanto, os leões se associam ao nome de uma família.

Postar um comentário

0 Comentários