Pesquisar

O que significa 'Borussia'? Conheça a história por trás do nome de dois gigantes do futebol alemão

Arte/Reprodução: Bundesliga

Dois dos maiores e mais conhecidos clubes da Alemanha, Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach têm em comum o 'Borussia' em seu nome, mas o quê significa? E não... Antes que você pense, ambos clubes não são de uma cidade chamada "Borussia".

Um pouco de história...

Borussia é a palavra latina para Prússia, um antigo estado europeu que tinha grande parte do que hoje é Alemanha, Polônia, Lituânia e Rússia.

E com a sua capital sendo em Berlim, a Prússia foi uma das grandes potências europeias nos séculos 18 e 19, tendo como principal força o seu poderio militar por trás da unificação de vários estados alemães em 1871.

A partir do momento que a Alemanha unificada se tornava uma nação cada vez mais industrializada e se tornando uma peça poderosa no cenário internacional, o nacionalissimo crescia e se tornava algo importante dentro dos clubes, como Gladbach e Dortmund, além de Neunkirchen e Fulda, que também contavam com Borussia em seu nome.


Foto/Reprodução: Twitter/@borussia

A ligação com o Borussia Mönchengladbach

O Borussia Mönchengladbach foi fundado em 1900, quando um grupo de jovens se reuniram no restaurante Anton Schmitz e criaram o então "FC Borussia", no distrito de Eicken, situado em Mönchengladbach.

No caso do Gladbach, o patriotismo foi uma das grandes motivações para que o Borussia fosse adicionado em seu nome, já que a cidade de Mönchengladbach fazia parte do antigo reino da Prússia.

A ligação com o Borussia Dortmund

Já o Borussia Dortmund foi fundado em 1909, por um grupo de jovens locais de Dortmund, que estavam descontentes com o tratamento do padre local ao seu time de futebol patrocinado pela Igreja Católica, eles decidiram então criarem seu próprio clube em protesto. E o nome Borussia surgiu de forma inesperada do que patriotismo...


Foto: Ina Fassbender/AFP via Getty Images

Os jovens se conheceram no edifício 60 Oesterholzstrasse, num bar com o nome de Zum Wildschutz, mas como o encontro foi marcado às pressas, o nome Borussia foi simplesmente sugerido por conta de uma placa "Borussia-Brauerei" que havia na parede do local. Outro detalhe que a cervejaria "Borussia-Bier" era situada em pouca distância do bar.

Qual é o verdadeiro Borussia?

Esse é verdadeiramente o ponto de maior discussão entre as duas torcidas, que são intituladas como "Borussen". Mas sem dúvidas o Gladbach é o clube que tem mais direito ao título, não só por ter sido fundado primeiro em relação ao BVB - por nove anos, mas também por usar essa denominação em tudo relacionado ao clube, desde o hino até as redes sociais.

É certo que ambos clubes têm o grande orgulho de ter "Borussia" em seu nome, fazendo história com ele dentro do futebol alemão.


Foto/Reprodução: Twitter/@borussia



Postar um comentário

0 Comentários