Dando volta por cima de doença, Mario Götze inicia a temporada em grande performance pelo PSV

Meia-atacante alemão tem sido peça importante na equipe holandesa desde que chegou em 2020

Mario Götze em ação na pré-temporada do PSV (Foto: Imago/EindhovenMT)

Aterrissando em outubro de 2020 em Eindhoven, o herói do título mundial da Alemanha em 2014, Mario Götze, tem vivido bons momentos em solo holandês e monstra grande desempenho no início da temporada 2021/22. O jogador de 29 anos, que já não se encontra mais no seu auge físico, é bastante "criticado" por muitos que basicamente só lembram de seus tempos áureos de Borussia Dortmund e Die Mannschaft, além da passagem pelo FC Bayern München com lampejos de sucesso e títulos conquistados, mas costumam se esquecer que o atleta sofre com algo sério, e que mesmo com tais limitações, joga em grande nível.

Em 2017, Mario Götze descobriu que sofria de miopatia, uma doença na estrutura muscular que enfraquece os membros e os deixam doloridos, dificultando a realização até mesmo de atividades físicas cotidianas, como levantar-se de uma cadeira, subir e descer escadas etc. É uma doença que têm diferentes formas e que podem ser causadas por defeitos genéticos ou distúrbios adquiridos durante a vida. Embora raro, indivíduos podem nascer com um defeito genético muscular e só manifestar a miopatia na vida adulta.

Depois de perder espaço no Borussia Dortmund, que à época era comandado por Lucien Favre, o meia-atacante não renovou o vinculo com os Auri-Negros e decidiu deixar a Alemanha depois de 10 anos de futebol profissional. Clubes do futebol alemão, italiano e espanhol demonstraram interesse, mas o jogador decidiu se juntar ao técnico alemão Roger Schmidt, no PSV Eindhoven, da Holanda, e aparentemente fez a escolha certa.

Mario Götze foi boicotado por Lucien Favre? (Foto: Imago/BVB) 

Chegando na Holanda e sendo aprovado nos exames físicos, Götze chegou a dizer que: "A doença metabólica foi completamente resolvida, isso não é mais um problema", mas o fato é que a miopatia é uma doença rara e incurável, quem sofre deste tipo de patologia precisa se nutrir com bons alimentos e estar em constante tratamento para o fortalecimento dos músculos.

Desde que entrou em campo pela primeira com a camisa 27 do PSV, Mario Götze mostrou que seria um jogador útil, agregando com experiência e técnica ao ataque, e logo marcou um gol na vitória por 3 a 0 diante do PEC Zwolle. Desde o princípio, Mario tem atuado em diversas funções: meia-central, meia-ofensivo e até mesmo já tem sido escalado pelas pontas, afinal, sempre teve talento de um polivalente jogador, embora nunca tenha conseguido alcançar todo o potencial.

Mario Götze (Foto: Imago/HMBxMedia)

Ao lado do experiente Eran Zahavi, e dos talentosos Cody Gakpo, Noni Madueke e Donyell Malen - o último mais novo jogador do BVB -, distribuiu algumas assistências e participou de grandes jogadas de sucesso, levando o clube a diversas vitórias e posteriormente se classificando à fase preliminar da Champions League. Ao longo da temporada 2020/21, Mario jogou 25 partidas, marcou seis gols e distribuiu sete assistências. 

Logo neste início de temporada 2021/22, o jogador alemão mostrou que está em grande forma e tem sido titular no esquema recorrente 4-3-3 de Roger Schmidt, participando diretamente de gols nas quatro primeiras partidas oficiais: marcou duas vezes no Philips Stadion, na goleada por 5 a 1 diante do Galatasaray, na partida de ida da primeira fase preliminar. Logo a seguir, na partida de volta, deu assistência para Marco van Ginkel marcar na vitória por 2 a 1. Na fase seguinte, marcou na vitória diante do FC Midtjylland, da Dinamarca, por 3 a 0 - na volta o PSV venceu por 2 a 1, Mario foi participativo mas não esteve ligado diretamente em gols.

No último dia 7/08/21, o PSV Eindhoven goleou o AFC Ajax por 4 a 0 pela Johan Cruijff Schaal, a Supercopa dos Países Baixos, e além de fazer uma grande exibição com direito a lance acrobático que resultou em gol, Mario Götze foi quem fechou o placar nos minutos finais da partida.


O PSV se classificou para a última fase preliminar da UEFA Champions League, e tem chamado atenção como um dos possíveis "underdogs" da temporada. O fato é que Götze tem se mostrado preparado para a grande jornada e é bom ver que o jogador alemão vive grande fase com todas às adversidades que encontrou pela frente durante sua carreira.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tenho Miopatia, sei que é incurável! Mas gostaria de saber como este jovem jogador heroi da copa de 2014 voltou a jogar futebol já que ele sofre de miopatia??

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)