Pesquisar

Dando volta por cima de doença, Mario Götze inicia a temporada em grande performance pelo PSV

Meia-atacante alemão tem sido peça importante na equipe holandesa desde que chegou em 2020

Mario Götze em ação na pré-temporada do PSV (Foto: Imago/EindhovenMT)

Aterrissando em outubro de 2020 em Eindhoven, o herói do título mundial da Alemanha em 2014, Mario Götze, tem vivido bons momentos em solo holandês e monstra grande desempenho no início da temporada 2021/22. O jogador de 29 anos, que já não se encontra mais no seu auge físico, é bastante "criticado" por muitos que basicamente só lembram de seus tempos áureos de Borussia Dortmund e Die Mannschaft, além da passagem pelo FC Bayern München com lampejos de sucesso e títulos conquistados, mas costumam se esquecer que o atleta sofre com algo sério, e que mesmo com tais limitações, joga em grande nível.

Em 2017, Mario Götze descobriu que sofria de miopatia, uma doença na estrutura muscular que enfraquece os membros e os deixam doloridos, dificultando a realização até mesmo de atividades físicas cotidianas, como levantar-se de uma cadeira, subir e descer escadas etc. É uma doença que têm diferentes formas e que podem ser causadas por defeitos genéticos ou distúrbios adquiridos durante a vida. Embora raro, indivíduos podem nascer com um defeito genético muscular e só manifestar a miopatia na vida adulta.

Depois de perder espaço no Borussia Dortmund, que à época era comandado por Lucien Favre, o meia-atacante não renovou o vinculo com os Auri-Negros e decidiu deixar a Alemanha depois de 10 anos de futebol profissional. Clubes do futebol alemão, italiano e espanhol demonstraram interesse, mas o jogador decidiu se juntar ao técnico alemão Roger Schmidt, no PSV Eindhoven, da Holanda, e aparentemente fez a escolha certa.

Mario Götze foi boicotado por Lucien Favre? (Foto: Imago/BVB) 

Chegando na Holanda e sendo aprovado nos exames físicos, Götze chegou a dizer que: "A doença metabólica foi completamente resolvida, isso não é mais um problema", mas o fato é que a miopatia é uma doença rara e incurável, quem sofre deste tipo de patologia precisa se nutrir com bons alimentos e estar em constante tratamento para o fortalecimento dos músculos.

Desde que entrou em campo pela primeira com a camisa 27 do PSV, Mario Götze mostrou que seria um jogador útil, agregando com experiência e técnica ao ataque, e logo marcou um gol na vitória por 3 a 0 diante do PEC Zwolle. Desde o princípio, Mario tem atuado em diversas funções: meia-central, meia-ofensivo e até mesmo já tem sido escalado pelas pontas, afinal, sempre teve talento de um polivalente jogador, embora nunca tenha conseguido alcançar todo o potencial.

Mario Götze (Foto: Imago/HMBxMedia)

Ao lado do experiente Eran Zahavi, e dos talentosos Cody Gakpo, Noni Madueke e Donyell Malen - o último mais novo jogador do BVB -, distribuiu algumas assistências e participou de grandes jogadas de sucesso, levando o clube a diversas vitórias e posteriormente se classificando à fase preliminar da Champions League. Ao longo da temporada 2020/21, Mario jogou 25 partidas, marcou seis gols e distribuiu sete assistências. 

Logo neste início de temporada 2021/22, o jogador alemão mostrou que está em grande forma e tem sido titular no esquema recorrente 4-3-3 de Roger Schmidt, participando diretamente de gols nas quatro primeiras partidas oficiais: marcou duas vezes no Philips Stadion, na goleada por 5 a 1 diante do Galatasaray, na partida de ida da primeira fase preliminar. Logo a seguir, na partida de volta, deu assistência para Marco van Ginkel marcar na vitória por 2 a 1. Na fase seguinte, marcou na vitória diante do FC Midtjylland, da Dinamarca, por 3 a 0 - na volta o PSV venceu por 2 a 1, Mario foi participativo mas não esteve ligado diretamente em gols.

No último dia 7/08/21, o PSV Eindhoven goleou o AFC Ajax por 4 a 0 pela Johan Cruijff Schaal, a Supercopa dos Países Baixos, e além de fazer uma grande exibição com direito a lance acrobático que resultou em gol, Mario Götze foi quem fechou o placar nos minutos finais da partida.


O PSV se classificou para a última fase preliminar da UEFA Champions League, e tem chamado atenção como um dos possíveis "underdogs" da temporada. O fato é que Götze tem se mostrado preparado para a grande jornada e é bom ver que o jogador alemão vive grande fase com todas às adversidades que encontrou pela frente durante sua carreira.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Tenho Miopatia, sei que é incurável! Mas gostaria de saber como este jovem jogador heroi da copa de 2014 voltou a jogar futebol já que ele sofre de miopatia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um tratamento inovador em Miami. Um médico brasileiro está cuidando desses pacientes, utilizando método de indução de proteínas por choque térmico.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)