Popularmente conhecida como Salva de Prata ou "Prato de Salada", o Meisterschale é o troféu concedido ao campeão alemão da primeira divisão ao final de cada temporada - o "mestre alemão" tem o direito de ficar com o original durante um ano.
A Salva de Prata foi fabricada em 1949 e substituiu o troféu Viktoria - doado pelo príncipe Wilhelm, da Prússia - que se perdeu durante a Segunda Guerra Mundial e só foi encontrado anos depois, sendo devolvido à DFB somente após a reunificação. O último a receber o troféu Viktoria foi o Dresdner SC, em 1944. No pós-Guerra, o FC Nürnberg foi o primeiro campeão alemão a receber a Salva de Prata.
A primeira versão do troféu foi desenhada por Elisabeth Treskow na Escola de Arte e Artesanato de Colônia (Kölner Werkschulen) e consistia em 5,5 quilos de prata esterlina contendo cinco turmalinas grandes e onze pequenas (um total de 175 quilates). Atualmente, pesa cerca de 11 quilos.
Todos os campeões alemães desde 1903 - começando pelo VfB Leipzig - estão imortalizados no troféu. Em 1981, o Meisterschale tornou-se pequeno demais para novas gravações, de modo que outro anel foi feito e colocado junto à placa original com parafusos de prata. Em 2009, Adolf Kunesch remodelou o troféu com placas maiores, assim estão disponíveis três linhas para gravação em vez de duas. Existe, atualmente, espaço para imortalizar os nomes dos campeões até 2027. O troféu está avaliado em 50 mil euros, de acordo com a Liga Alemã de Futebol (DFL).
0 Comentários