Troféu da Frauen-Bundesliga (DFB) |
A 36ª temporada da Frauen-Bundesliga está prestes a começar e, pela primeira vez, contará com 14 equipes em sua disputa. A temporada começa na próxima sexta-feira, 5, e estende-se até 17 de maio de 2026.
Assim como na última temporada, o campeonato alemão feminino será exibido para o Brasil gratuitamente através do streaming DAZN. Com narração e comentários em inglês, o serviço disponibiliza quatro partidas por rodada.
Além do retorno do Hamburgo após 13 anos, a temporada 2025/26 terá um estreante: o Union Berlin que, na última temporada, sagrou-se campeão da segundona. Com um projeto bem estruturado e objetivos muito claros, o clube de Köpenick promete fazer barulho em sua primeira participação na elite. Confira a seguir o guia do Fussball Brasil e fique por dentro do que se espera para "Die Liga" 2025/26!
+ LEIA MAIS: CENTRAL DO MERCADO - FRAUEN-BUNDESLIGA 2025/26 (VERÃO)
1. FC KÖLN
⭐ Jogadora chave: Marina Hegering
Principal reforço da janela do effzeh, a tendência é que Marina Hegering, se longe das lesões, seja o grande nome da campanha do FC. Com enorme experiência e assumindo não só o papel de liderança técnica, Hegering será peça primordial para construção de uma defesa mais sólida e de uma nova mentalidade dentro do clube.
🎯 Expectativa: Meio da tabela
Acostumado a travar batalhas contra o rebaixamento, espera-se agora que o clube da catedral ponha um ponto final a isso e, enfim, alcançe uma campanha melhor do que os 22 pontos de 2021/22.
Com a chave do clube entregue a Britta Carlson e a chegada de nomes experientes, uma campanha semelhante ou pior que a de 2024/25 seria extremamente decepcionante e surpreendente do ponto de vista do effzeh.
1. FC NÜRNBERG
⭐ Jogadora chave: Olivia Woś
Novo reforço do FCN, a internacional polonesa Olivia Woś terá a dificil tarefa de liderar a defesa do Glorioso, que teve o pior desempenho entre os três promovidos na última temporada. Segunda jogadora mais velha do elenco, com apenas 26 anos, espera-se a ex-Basel possa trazer alguma estabilidade e segurança ao setor e à equipe.
🎯 Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
De volta à elite imediatamente após a queda, o 1. FC Nürnberg naturalmente lutará pela permanência outra vez. Sem grandes investimentos, mas com um trabalho já consistente sob o comando de Thomas Oostendorp, o Der Club pode aspirar uma campanha de menos sustos do que seus rivais.
O grande ponto de atenção deverá ser os confrontos direto contra Hamburgo e Jena, seus principais concorrentes contra a degola.
1. FC UNION BERLIN
⭐ Jogadora chave: Sophie Weidauer
Ainda muito jovem, mas com grande bagagem na Frauen-Bundesliga, Sophie Weidauer terá papel fundamental na campanha de estreia do Union Berlin na elite. Contratada junto ao Werder Bremen, a camisa 9 será junto a Eileen Campbell as esperanças de gols das berlineses.
🎯 Expectativa: Meio da tabela
Estreante, o Union Berlin definitivamente chegou à elite para ficar. Campeão da segunda divisão em 2024/25, o time de Köpenick tem realizados grandes investimentos para se afirmar na modalidade e é o grande candidato à surpresa da temporada.
Com um massivo apoio da torcida que, no último ano, figurou entre as quatro maiores médias de público do futebol feminino europeu, aliado a uma base sólida e contratações de impacto, espera-se uma campanha consistente do time comandado por Ailien Poese.
BAYER LEVERKUSEN
⭐ Jogadora chave: Cornelia Kramer
Lider em participações em gols pelo B04 em 2024/25 com 12 gols marcados e quatro assistências, a dinamarquesa Cornelia Kramer entarará para sua segunda temporada no Werkself. Consolidada no ataque do time renano, a expectativa por um salto de produção das Aspirinas estará, também, muito condicionado a ela.
🎯 Expectativa: Brigar pela vaga na Liga dos Campeões
CARL ZEISS JENA
⭐ Jogadora chave: Melina Reuter
Destaque nas categorias de base da Seleção Alemã, a atacante Melina Reuter terá grande papel ofensivo no time da Turíngia. Com apenas seis gols marcados em toda temporada da Frauen-Bundesliga 2024/25, o Jena precisará contar muito com o talento da atacante de 19 anos para fugir do rebaixamento.
🎯 Expectativa: Rebaixamento
Salvo pela excepcional mudança de regulamento para expansão do campeonato na última temporada, o Carl Zeiss Jena terá que lutar muito para não cumprir o destino que o espera.
Com o elenco de menor investimento e a saída de duas de suas principais jogadoras na última temporada, a atacante Luca Birkholz e a goleira Mariella El Sherif, é difícil imaginar que a equipe de Florian Kästner vá alcançar a pontuação necessária para evitar o rebaixamento novamente.
EINTRACHT FRANKFURT
⭐ Jogadora chave: Laura Freigang
Principal nome das Águias há alguns anos, o protagonismo será de Laura Freigang outra vez. Artilheira da equipe com 20 gols na última temporada, o cenário desta vez talvez exija ainda mais da camisa 9, que não terá Lara Prasnikar e Barbara Dunst ao seu lado.
🎯 Expectativa: Vaga na Liga dos Campeões
Apesar de ser o clube alemão de futebol feminino com as maiores receitas, a SGE não tem feito investimentos significativos em sua equipe, a fim de se estabelecer como uma força maior, para não comprometer suas finanças, satisfazendo-se apenas com idas às fases preliminares da UWCL. Há oito anos em Frankfurt e com contrato renovado até 2028, o treinador Niko Arnautis segue com prestígio, ainda que não tenha levado as Águias ao "próximo passo".
Tal política reflete-se no mercado, fazendo com que algumas de suas principais peças saiam, sejam motivadas por desafios esportivos maiores ou mesmo valorizações salariais, como foi o caso de Tanja Pawollek, uma das capitãs do clube, que se transferiu ao estreante Union Berlin mesmo estando nos planos do Frankfurt, além de Stina Johaness, Sophia Kleinherne, Carlotta Wamser, destaque na última Eurocopa, que se transferiram para concorrentes diretos das Águias, entre outros nomes.
Embora tenha feito boas reposições, a SGE enfrentará algumas dificuldades para se recompor após as saídas de seis titulares, sendo quatro jogadoras de defesa. Porém, ainda é uma equipe de grande talento e deve conseguir manter sua posição no campeonato.
FC BAYERN
⭐ Jogadora chave: Klara Bühl
De contrato renovado e com uma bela valorização salarial após o assédio de grandes clubes europeus, está mais que óbvio o status de Klara Bühl para equipe do FC Bayern. Lider em participações em gols pelas Bávaras na última temporada, Bühl novamente desempenhará um papel central nas pretensões do FCB.
🎯 Expectativa: Campeão
Para temporada 2025/26, a equipe conta com um novo treinador, José Barcala, após a renúncia de Alexander Straus. Proveniente do Servette, da Suíça, o espanhol chega à Alemanha visando vencer todos os títulos possíveis, incluindo a Liga dos Campeões, único torneio que falta à galeria do Gigante da Baviera.
Sem nenhuma perda considerável além de Sydney Lohmann que, embora não fosse mais titular, era uma peça importante no grupo, o Gigante da Baviera também não fez grandes investidas no mercado, apostando na manutenção de sua espinha dorsal, sendo a principal contratação a zagueira Vanessa Gilles, multicampeã pelo OL Lyonnes. Além da canadense, o FCB acertou, ainda, a permanência em definitivo da volante Arianna Caruso e a contratação de Barbara Dunst, um dos principais nomes do Eintracht Frankfurt nas últimas temporadas - porém, a austríaca não estará disponível durante boa parte da temporada por conta de uma ruptura de ligamento cruzado.
Apesar disso, o Bayern "ganhará" dois reforços que já estavam na casa, Lena Oberdorf e Katharina Naschenweng, que perderam a temporada 2024/25 por lesão. Desta forma, espera-se uma equipe ainda mais consistente e capaz de competir em todas as frentes e, quem sabe, enfim alçar voos maiores no continente, além de, claro, reafirmar sua posição de número um no país.
HAMBURGO
⭐ Jogadora chave: Melanie Brunnthaler
Contratada junto ao SKN St. Pölten e velha conhecida de Liése Brancão, a nova camisa 11 do Rothosen estará encarregada de garantir alguns pontos para a equipe. Vice-artilheira da última Bundesliga austríaca, Melanie Brunnthaler chega para ser uma das principais esperanças de gols do ataque dos Dinos.
🎯 Expectativa: Lutar contra o rebaixamento
De volta à primeira divisão após 13 anos, o Hamburgo assumiu o compromisso para profissionalização do seu departamento de futebol feminino e espera manter-se na elite, porém, o investimento ainda não é condizente para permanência sem dificuldades e a equipe hanseática terá que lutar pela sobrevivência.
O Rothosen terá na beira do gramado uma brasileira: Liése Brancão, multicampeã pelo SKN St. Pölten. A gaúcha de Novo Hamburgo substituirá Marwin Bolz, comandante do HSV nas últimas duas temporadas.
Com respaldo da diretoria do clube do Norte, Brancão certamente teve influência no mercado da equipe, onde as chegadas foram, em maioria, de jogadoras do futebol austríaco. Tal fator pode impactar diretamente na campanha positivamente, uma vez que parte das atletas já estão familiarizadas com o estilo da sulista por terem trabalhado juntas no SKN.
RB LEIPZIG
⭐ Jogadora chave: Giovanna Hoffmann
Em alta após uma grande temporada com os Touros e uma boa Eurocopa pela Seleção Alemã, Giovanna Hoffmann atraiu o interesse de clubes do exterior. No entanto, seguirá na Saxônia para mais um ano com o RB.
Com 11 gols marcados na última Frauen-Bundesliga, a atacante formou uma bela dupla de ataque com a jovem Vanessa Fudalla e foi fundamental na campanha da equipe. Agora, sem Fudalla e com os holofotes voltados para si, Gio terá ainda mais responsabilidade nos ombros.
🎯 Expectativa: Ficar entre os seis melhores colocados
Entrando para sua terceira temporada na elite, o RB Leipzig já está consolidado entre as forças médias da Frauen-Bundesliga. Com um projeto de médio a longo prazo para se firmar nas primeiras colocações, o clube saxão tem seguido a mesma receita que deu certo no futebol masculino com a mescla de jogadoras jovens, em maioria, e nomes experientes.
Oitavo colocado com 26 e 27 pontos nas duas participações até então, espera-se agora um avanço para terminar na primeira metade da tabela.
SC FREIBURG
⭐ Jogadora chave: Svenja Fölmli
Jogadora do SC Freiburg desde 2021, chegou a hora de Svenja Fölmli assumir o protagonismo. Com contratado renovado até 2027 e titular em todos os jogos após recuperar-se de uma lesão no ligamento na segunda metade da última temporada, a atacante suíça estará responsável por liderar ofensivamente a equipe, especialmente após a saída de Cora Zicai.
🎯 Expectativa: Meio da tabela
Quinto colocado em 2024/25, seu melhor desempenho nas últimas sete temporadas, o SC Freiburg sofreu grandes baixas na janela de transferências com a saída de seis titulares e a tendência é de que, embora tenha reposto as perdas, não repita o desempenho mas, ainda sim, faça uma campanha razoável, entre a sétima a décima colocação.
Com a saída da treinadora Theresa Merk por comum acordo, o Breisgauer terá Edmond Kapllani como comandante. Será a primeira experiência do ex-atacante como treinador de uma equipe sênior e na modalidade. Maior artilheiro estrangeiro da 2. Bundesliga masculina, Kapllani terá a missão de reconstruir o Breisgauer.
SGS ESSEN
⭐ Jogadora chave: Ramona Meier
Desde 2022 em Essen e uma das jogadoras mais experientes de um grupo que é sempre muito jovem, Ramona Meier não viveu uma grande temporada em 2024/25, mas durante a pré-temporada deu amostras de que pode reecontrar o caminho das redes. Isto feito, será imprenscidivel para que o SGS atinja seu objetivo sem sustos.
🎯 Expectativa: Permanência
Único participante cujo carro-chefe é o futebol feminino, ao passo que o investimento de grandes clubes aumenta, o SGS Essen perde terreno, mas ainda tem o necessário para se manter competitivo e assegurar seu lugar na elite, porém toda atenção é pouca.
Após 12 temporadas, as Violetas terão um novo treinador com a saída de Markus Högner para treinar o Borussia Dortmund na terceira divisão. E como de costume, o SGS olhou para dentro de casa, promovendo o auxiliar Robert Augustin ao cargo. As primeiras amostras de sua equipe durante a preparação foram positivas, vencendo todos os oito amistosos disputados.
TSG HOFFENHEIM
⭐ Jogadora chave: Selina Cerci
Contratada em 2024/25 como um aposta após sofrer incessantemente com lesões em anos anteriores, Selina Cerci deu a volta por cima e foi o grande nome do Hoffe, chegando a travar uma grande disputa pelo Torjagerkanone da Frauen-Bundesliga, o que a credenciou à disputa da Eurocopa pela Seleção Alemã.
Estabelecida no ataque do Kraichgauer, a camisa 29 terá agora outro status e as pretensões do TSG passarão muito pelo que Selina será capaz de entregar.
🎯 Expectativa: Brigar por top-4
Após viver uma montanha de russas de emoções em 2024/25, culminando em uma campanha aquém do esperando, terminando fora do top-5 pela primeira vez desde a temporada 2018/19, espera-se que o Hoffenheim reencontre o seu lugar ao sol na elite na segunda temporada sob o comando de Theodoros Dedes, que terá o elenco mais jovem da liga em suas mãos, e esteja no retrovisor do Bayer Leverkusen.
Embora tenha recebido alguns bons sinais nos amistosos realizados, Dedes terá muito trabalho a fazer para atingir o objetivo final, especialmente no que diz respeito à sua defesa, vazada oito vezes em cinco jogos, sendo sete dos gols sofridos em apenas dois duelos, contra VfB Stuttgart (2ª divisão) empate por 4 a 4, e Werder Bremen, derrota por 3 a 1.
VFL WOLFSBURG
⭐ Jogadora chave: Lineth Beerenstyen
Artilheira das Lobas em 2024/25, Beerenstyen novamente estará encarregada do setor ofensivo do VfL. Com 17 gols marcados em 20 jogos disputados na Frauen-Bundesliga, a neerlandesa viveu a melhor época de sua carreira e terminou como artilheira da competição.
🎯 Expectativa: Disputar o título
Por muitos anos a principal força do futebol feminino alemão, o VfL está hoje no posto de desafiante. Sofrendo com o orçamento e muitas saídas de nomes importantes nas últimas temporadas, as Lobas já não são mais "as donas da bola" e precisam se reinventar.
Vindo de três vice-campeonatos seguidos e terminando uma temporada sem conquistas pela primeira vez desde 2011/12, o Wolfsburg apostará em um elenco rejuvenescido após 13 novas contratações, entre elas nomes de destaque como Stinna Johannes, Sophia Kleinherne e Kessya Bussy, para tentar ameaçar a soberania bávara e impedir o tetracampeonato do rival.
Embora o trabalho do treinador Tommy Stroot desse sinais de que já não traria melhores resultados, a diretoria do Autocity Club planejava dar sequência ao alemão, porém ele renunciou ao cargo alegando exaustão, fazendo com que o VfL buscasse o retorno de Stephan Lerch, tricampeão alemão e tetra da Copa da Alemanha com o clube.
Apesar de muito vitorioso à frente das Lobas, Lerch chega sob desconfiança após um trabalho, no máximo, mediano no Hoffenheim, inicialmente como técnico e mais recentemente como diretor esportivo.
WERDER BREMEN
⭐ Jogadora chave: Larissa Mühlhaus
Pronta para viver sua segunda temporada com a camisa 7 alviverde, a jovem de 22 anos deverá ter uma nova função dentro de campo, recuando para atuar como uma camisa 8 a fim de auxiliar no controle de bola e construção ofensiva da equipe, alimentando, principalmente, Medina Desic, que chegou do 1. FC Nürnberg para suprir a saída de Weidauer. Autora de 10 gols na última edição do Campeonato, Larissa Mühlhaus será peça-central para solidificação do time treinado por Friederike Kromp.
🎯 Expectativa: Meio da tabela
Finalista da Copa da Alemanha Feminina e sétimo colocado da Frauen-Bundesliga com a melhor pontuação de sua história na última temporada, o Werder Bremen certamente será um dos times a se ficar de olho em 2025/26.
Apesar de baixas importantes com as saídas da atacante Sophie Weidauer e da goleira Livia Peng, o Bremen não deve sofrer com tal. De orçamento limitado, o clube foi certeiro no mercado acertando as contratações das experientes atacantes Lena Petermann e Medina Desic e da jovem goleira Mariella El Sherif, destaque do Jena na última Bundesliga.
Com Friederike Kromp à frente da equipe após a saída de Thomas Horsch, as alviverdes terão uma potencializadora de talentos na beira do campo. Após mais de 10 anos trabalhando nas categorias de base da Seleção Alemã Feminina e mais recentemente na equipe sub-20 do Eintracht Frankfurt, Kromp terá sua primeira experiência como treinadora de uma equipe principal e terá a missão de levar o Bremen além. Com três vitórias e dois empates nos cinco testes realizados, as primeiras amostras na pré-temporada foram animadoras.
Embora ainda seja uma realidade distante buscar um lugar entre os cinco melhores colocados, espera-se que, ao menos, as Werderaner superem os 29 pontos alcançados em 2024/25 e garantam um lugar tranquilamente no meio da tabela, podendo ainda terminar entre os seis melhores.
0 Comentários