Pesquisar

Fique de Olho: movimentos interessantes na volta da Bundesliga

Novas caras estarão presentes no futebol alemão, para além das mudanças internas que também chamam atenção na volta da Bundesliga

Julian Ryerson, Yann Sommer e Kasper Dolberg


Nesta sexta-feira (20), a Bundesliga regressa com a segunda metade da edição 2022/23, com a partida entre RB Leipzig e FC Bayern München pela 16ª rodada, na Red Bull Arena de Leipzig. Durante o período de hiatus da Copa do Mundo e há cerca de dois meses sem jogos oficiais, os clubes alemães aproveitaram para se movimentar na janela de inverno do futebol europeu e algumas assinaturas chamam a atenção para o "Rückrunde" do futebol alemão.

Kasper Dolberg

Kasper Dolberg em ação em amistoso pelo TSG Hoffenheim (Foto/Reprodução: @TSGHoffenheim)

O primeiro nome é Kasper Dolberg, dinamarquês, 25 anos, deixou o OGC Nice (França) e se juntou ao TSG Hoffenheim por empréstimo - com opção de compra - válido até o termino da temporada. Dolberg foi revelado pelo AFC Ajax como uma das principais promessas das canteiras do clube neerlandês. Ainda jovem, atraiu olhares de diversas equipes da Europa com as boas atuações que fez na Eredivisie e Europa League 2016/17, que logo o fez chegar rapidamente na seleção dinamarquesa. Um pouco mais tarde, em 2018, o atacante foi negociado para o emblema francês por cerca de 21 milhões de euros, mas não conseguiu se firmar e dar sequencia ao desenvolvimento esperado, sendo posteriormente emprestado - em 2022 - ao Sevilla (Espanha), onde também não teve muito sucesso.

Chegando na clube de Sinhseim, Kasper Dolberg espera reencontrar a boa fase após uma Copa do Mundo sem brilho com a Dinamarca. O jogador encontrará uma certa competição pela frente, visto que o treinador André Breitenreiter também conta com outros atacantes como Ihlas Bebou, Munas Dabbur e Andrej Kramarić. O técnico costuma jogar com esquemas de dois jogadores mais avançados, geralmente variando entre 3-5-2 e 3-1-4-2. Uma das perdas da equipe na janela foi a saída do jovem Georginio Rutter que rumou para o Leeds (Inglaterra). O TSG Hoffenheim, atualmente em 11º na Bundesliga, busca a reabilitação e ascensão na tabela e deposita esperanças em Dolberg, que por sua vez ganha mais uma chance de entrar em evidencia em novos ares do futebol europeu.

Davie Selke

Davie Selke (Foto/Reprodução: @FCKoeln)

O 1. FC Köln foi ao mercado para buscar um novo atacante e o escolhido da vez foi Davie Selke, que estava no Hertha Berlin e passou por diversos clubes do futebol alemão. Chegando sem custos e assinando por dois anos, o atacante de 27 anos acumula passagens pela base do TSG Hoffenheim, SV Werder Bremen e RB Leipzig. Somando todos os 202 jogos do atacante de 1,95m na elite do futebol alemão, são 35 gols e 20 assistências. Esteve também presente na Seleção Olímpica Alemã, ganhando a Medalha de Prata no Rio de Janeiro em 2016.

Os Bodes não foram tão bem na primeira metade da Bundesliga, estando atualmente em 13º e sofrendo para marcar gols. O clube também foi eliminado da UEFA Conference League ainda na fase de Grupos. Com a saída repentina de Anthony Modeste para o Borussia Dortmund no início da temporada, os Bodes trouxeram Steffan Tigges do clube Aurinegro, que até já fez três gols na Bundesliga mas não é o nome ideal para o time de Steffen Baumgart. O time do Köln sofre também com as lesões, nomes como Mark Uth, Tim Lemperle, Sebastian AnderssonFlorian Dietz e Maximilian Schmid estão no departamento médico.

Selke chega com a missão de ser um "homem gol" e já conhecendo tudo do futebol alemão. Um fato curioso é que o atacante jogou 11 vezes contra o Köln, marcando três gols e dando duas assistências.

Daley Blind

Daley Blind em amitoso do FC Bayern (Foto: Adam Pretty/Getty Images)

Filho do ex-jogador internacional neerlandês Danny Blind, o já veterano Daley Blind rescindiu o contrato inesperadamente com o AFC Ajax após a Copa do Mundo. Daley foi revelado no clube de Amsterdam, somando 333 jogos oficiais pelo clube e muitos troféus nacionais conquistados. Teve passagem efêmera no início da carreira pelo FC Groningen e chegou ao Manchester United em 2014, ficando por quatro anos no clube inglês e conquistando a UEFA Europa League 2016/17. 

Pela Seleção dos Países Baixos, Blind possui 99 jogos, estando presente na Copa do Mundo de 2014, EURO 2020 e entre os convocados da Copa do Mundo de 2022, mas não entrou na competição.

A cúpula do FC Bayern estudou a oportunidade de mercado e ofereceu um contrato de seis meses para o jogador de 32 anos, que chega pra cobrir uma lacuna na lateral-esquerda dos Bávaros, tendo em vista que o francês Lucas Hernández tem sofrido constantemente com lesões, sendo a última na Copa do Mundo, que desfalcará o clube de Munique por meses.

Julian Ryerson

Julian Ryerson treinando com o BVB (Foto/Reprodução: @BVB)

As laterais do Borussia Dortmund tem sido um problema para o clube Aurinegro nos últimos anos. Sofrendo constantemente com jogadores lesionados, o BVB foi ao mercado e assinou com o internacional norueguês, Julian Ryerson, por 5 milhões de euros junto ao 1. FC Union Berlin. Revelado no Viking FK, Ryerson se destaca por ser um jogador muito combativo, agressivo - no bom sentido -, que se entrega pela equipe e joga nas duas laterais.

O belga Thomas Meunier sofreu uma lesão enquanto o BVB treinava em Marbella, na Espanha, o que fez o Sebastian Kehl ir até o mercado para trazer um novo nome. O norueguês que chega de Berlim vestirá a camisa 26 que foi do polonês Lukasz Piszczek, lenda do clube na última década. Aos 25 anos, está é a primeira grande chance de Ryerson mostrar para o mundo a vontade que tem e o Borussia Dortmund precisa de jogadores como ele para ainda sonhar com título.

Yann Sommer

Yann Sommer no treino do FC Bayern (Foto/Reprodução: @FCBayern)

Depois de oito anos e meio defendendo o Borussia Mönchengladbach, o internacional suíço Yann Sommer deixa os Potros e se junta ao FC Bayern München, assinando até 2025, num montante que chega na casa dos oito milhões de euros e mais variáveis. Sommer chega ao FCB para ser o substituto emergencial de Manuel Neuer, que fraturou a perna esquiando dias após a eliminação da Alemanha na Copa do Mundo.

Um dos destaques debaixo das traves nos últimos anos do futebol alemão, o arqueiro já foi carrasco do FC Bayern em algumas ocasiões, sendo uma dessas com 19 defesas feitas durante a partida. Não foi tão simples tirá-lo do Borussia, as tratativas se estenderam por semanas, mas no fim das contas a vontade do atleta de ir para München e o desejo do clube de ter um substituto de alto nível, fez com que as coisas se desenrolassem e um acordo foi alcançado.

Alexander Nübel, goleiro do Bayern emprestado ao AS Mônaco, não deve regressar ao clube Bávaro, que já pensa em vender o jovem e investir em um novo nome no futuro. Sommer chega na Allianz Arena com a missão de manter o Rekordmeister em busca dos títulos da atual temporada, tendo o duro duelo contra o PSG, pela UEFA Champions League, já batendo na porta.

Jonas Omlin

Jonas Omlin no treino dos Potros (Foto/Reprodução: @Borussia)

Em contrapartida de Yann Sommer, o também internacional suíço Jonas Omlin chega ao Borussia Mönchengladbach para ser o substituto imediato de Sommer. Com base toda feita na Suiça, com passagens por FC Luzern e FC Basel, Omlin se destacou mesmo quando foi ao futebol francês atuar pelo Montpellier, em 2020.

Dois meses depois de chegar na França, Omlin foi convocado pela primeira vez pra defender a Suíça, que sempre possui goleiros de alto nível que coincidentemente atuam ou atuaram no futebol alemão, tais como Sommer, Marvin Hitz e Gregor Kobel. Jonas ganhou muitos elogios na vitória da Suíça contra Portugal em junho de 2022, pela UEFA Nations League, chamando bastante atenção com as dificeis defesas que fez.

O Borussia Mönchengladbach assinou com Omlin até 2027 e desembolsou aproxidamente nove milhões de euros para contar com o nome camisa um. Espera que Omlin seja um substituo à altura de Sommer que, sem dúvidas, deixará saudades. 

E estes foram os movimentos mais importantes da janela de inverno do futebol alemão. Pra você, qual foi a melhor contratação? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite o retorno da Bundesliga!


Postar um comentário

0 Comentários