Pesquisar

Florian Wirtz está de volta!

O jovem meia é uma das esperanças do Bayer Leverkusen para retomar o caminho das vitórias

Encerrada a pausa de inverno, os clubes da primeira divisão alemã se preparam para voltar a disputar partidas oficiais. Dentre outras situações, o retorno de Florian Wirtz é visto com grande expectativa: o meia de apenas 19 anos era uma das sensações da Bundesliga na temporada passada, até romper o ligamento cruzado do joelho em março e desfalcar o Leverkusen por mais de 8 meses.

Já recuperado e treinando com seus companheiros de equipe, Wirtz é a esperança do clube para melhorar seu rendimento e voltar a sonhar com coisas maiores na Bundesliga - o Leverkusen iniciou a temporada muito mal, sendo eliminado da DFB Pokal na primeira rodada e brigando na parte inferior da tabela. O péssimo começo de temporada, inclusive, levou a direção a demitir Gerardo Seoane e contratar Xabi Alonso como treinador.

272 dias após a lesão, Wirtz voltou a jogar - Reprodução: @bayer04fussball

Qual o impacto de sua ausência no time?

A reta final da temporada 22/23 correu bem para o Leverkusen, apesar da ausência de Wirtz. Impulsionados pela ótima fase de Patrik Schick (autor de 24 gols na liga) e Moussa Diaby (13 gols), o clube foi capaz de garantir uma vaga entre os 4 melhores e assegurar sua presença na atual edição da Champions League. Mesmo fora de combate desde março, Wirtz foi um dos jogadores mais produtivos do Leverkusen, com certa folga.

Os jogadores mais produtivos do Leverkusen em 21/22

Na temporada atual, Schick, em especial, caiu bastante de rendimento e o Leverkusen não tem sido tão produtivo no ataque: até então, são 1.38 gols por jogo - na temporada passada, foram 2.35. Como o desempenho defensivo continua deixando a desejar, os resultados acabaram piorando.

Criatividade

Além da capacidade goleadora (7 gols), Wirtz se destacou também pela força criativa (total de 10 assistências e 0.40 expected assisted goals por 90 minutos jogados): Thomas Müller (Bayern) e David Raum (Hoffenheim) foram os dois únicos jogadores da Bundesliga 21/22 a superá-lo nesse quesito. Essa criatividade e facilidade para criar situações de gols certamente ajudará o Leverkusen a continuar melhorando sob o comando de Xabi Alonso.

Wirtz era um dos melhores jogadores da Bundesliga

Dribles

Durante alguns dos amistosos preparatórios do Leverkusen, Wirtz demonstrou estar bem fisicamente e deve ser uma opção já para a primeira partida de 2023, neste domingo (22/01, contra o Borussia Mönchengladbach). Ele também vai agregar ao Leverkusen por seu repertório de dribles curtos, de estilo diferente dos outros jogadores do elenco - Frimpong e Diaby, por exemplo, costumam driblar em velocidade, correndo com a bola. O gol abaixo, marcado em um dos amistosos, mostra um pouco daquilo que ele sabe fazer.

Encaixe no time titular

Espera-se que Wirtz já retorne ao time como titular, embora seja preciso cautela para preservá-lo fisicamente nesse início. Xabi Alonso tem adotado uma formação diferente do que o meia estava habituado (ele deixou o 4-2-3-1 tradicional de Seoane de lado e migrou para um 3-4-2-1), mas isso não deve ser um problema. Ocupando o espaço atrás do atacante e mais próximo a Diaby, A joia do Leverkusen e do futebol alemão tem tudo para retomar sua boa forma e ajudar a reerguer o Leverkusen.

Postar um comentário

0 Comentários