A PAUSA DE INVERNO NA ALEMANHA É POR CAUSA DO FRIO?

Amanhã finalmente a Bundesliga está de volta, encerrando assim a “famosa” pausa de inverno, ausente nas outras principais ligas. E algo pipoca muito por aí é que a causa dessa parada de jogos seria o frio. Bem, é hora de derrubar esse mito.

SC Freiburg vs. Borussia Dortmund, outubro de 2012 (THOMAS KIENZLE/AFP via Getty Images)

Ok, o inverno alemão é frio e não há como negar isso. No momento em que esse texto é escrito, a temperatura de 1 grau negativo em Berlim e Munique e 2 graus negativos em Frankfurt. Não é exatamente o tipo de clima em que dá vontade de ir pra rua ou até mesmo jogar um futebol. A pergunta é se a CAUSA da pausa de inverno é esse frio todo.

E logo veremos que a resposta é bem clara: NÃO!

O primeiro indício disso é a comparação das temperaturas médias da Alemanha com países europeu próximos. Pegando Berlim como exemplo, se vê abaixo que a temperatura em janeiro tem uma média de 0°C durante o dia. E estamos falando de uma das cidades mais frias da Alemanha. Em Colônia, do outro lado do país, a média já sobe pra 3°C. Já Londres tem média de 5°C, assim como Liverpool. Um pouco mais quente mas nada relevante. E a EPL não para. Fosse o frio realmente um problema, a Inglaterra teria de parar assim como a Alemanha.

Outra comparação válida é de temperatura média entre Janeiro e Fevereiro, quando os jogos da Bundesliga ocorrem normalmente. Em Berlim a média sobe de 0°C para 1°C. Ou seja, mais uma vez se fosse pelo frio, não teriam jogos em Fevereiro.

Ok, mas e quanto a qualidade do gramado? O frio não poderia estragar o piso sagrado e atrapalhar a qualidade do jogo? Bem, a DFL coloca como requisito para os times que os gramados sejam aquecidos, o que não prejudicaria a qualidade mesmo no inverno. Até mesmo a maioria dos times da 3ª divisão também tem sistema de aquecimento em seus campos.

Por fim, vale dizer que a pausa só foi ser adotada na temporada 86/87. Até lá eram jogos o ano inteiro. E não dá pra dizer que as temperaturas em Janeiro caíram de lá pra cá para justificar a adoção de uma pausa por causa do frio - aliás elas devem ter subido. 

Ou seja, O FRIO NÃO É A CAUSA DA PAUSA DE INVERNO. Então qual o motivo?

Bem simples. A Alemanha conta com 18 times na Bundesliga, diferente das outras ligas que têm 20 equipes, o que gera 4 jogos a mais por equipe (justamente os 4 fins de semanas que normalmente pausam na Bundesliga). Essa quantidade menor de times faz com que os jogadores tenham possibilidade de pequenas férias no final de Dezembro, para se reapresentar nas suas equipes no início de Janeiro.

E vocês, o que acham da pause de inverno?


Postar um comentário

0 Comentários