Pesquisar

O que acontece com o Bayer Leverkusen?

Os problemas do clube na atual temporada

Após um primeiro ano promissor sob o comando do treinador Gerardo Seoane, que garantiu o terceiro lugar e uma vaga na Champions League com relativa tranquilidade, o Bayer Leverkusen veio para a temporada 22/23 com altas expectativas. O clube conseguiu manter suas principais estrelas - Patrik Schick renovou contrato até 2027 - e aumentou seu poderio ofensivo com as contratações dos jovens Adam Hlozek e Callum Hudson-Odoi.

No entanto, o clube sofreu um baque já na abertura da temporada, ao ser eliminado da Copa da Alemanha pelo SV 07 Elversberg, da terceira divisão. A má fase se arrastou pela Bundesliga e, nas cinco primeiras rodadas, o Leverkusen já acumula quatro derrotas, metade do que sofreu em toda a campanha passada. Considerando esse período de cinco jogos, é o pior início do clube na Bundesliga desde a temporada 82/83.

A temporada começou desanimadora para o Leverkusen (Reprodução/ESPN)

Analisando os números, a situação não parece tão ruim assim: o Leverkusen, de maneira geral, criou chances ou finalizou (a partir da métrica dos expected goals) de maneira próxima a seus adversários em 3 jogos (perdeu todos) e os superou convincentemente em outros dois (venceu um e perdeu um).

O desempenho do Leverkusen em xG a favor e contra

Apesar de ter gerado o suficiente para marcar 7.7 gols, foram apenas 6 gols até então (3 deles na mesma partida, contra o Mainz) - para efeito de comparação, na última temporada o clube marcou 75 vezes (excluindo-se os gols contra) com um xG de 63.6.

Falta de eficiência no ataque

Um dos problemas do Leverkusen pode ser representado na figura do artilheiro Patrik Schick. O atacante da seleção tcheca foi um dos finalizadores mais letais da temporada passada...

Mapa de finalizações de Schick em 21/22

mas ainda não engrenou na atual temporada e tem desperdiçado algumas chances preciosas.

Mapa de finalizações de Schick em 22/23

Ele desperdiçou boas oportunidades contra Borussia Dortmund, Augsburg e Freiburg e veio a marcar seu primeiro gol na liga apenas na quinta rodada. A recuperação do Bayer Leverkusen passa também por seus pés.

Fragilidade defensiva

O Bayer Leverkusen também tem se caracterizado por ser uma equipe frágil no outro lado do campo, em sua área defensiva. O time tem sido especialmente vulnerável ao tentar pressionar seu adversário no campo de ataque, em sequências que terminam com o oponente atacando em igualdade numérica com relativa frequência. Nos exemplos abaixo, a pressão é superada facilmente a partir de uma condução, um passe ou um lançamento longo seguida de disputa pela segunda bola.

Além disso, os defensores tem cometido erros individuais em quase todas as partidas, cedendo a posse de bola próximo ao gol e comprometendo o resultado da equipe. Não chega a ser exatamente uma surpresa, uma vez que alguns dos zagueiros do Leverkusen (Tah e Tapsoba, em especial) sempre se destacaram mais pela qualidade com bola do que pela defesa de área, mas os erros se acentuaram nesse começo de temporada.

Recuperação

Ainda é a fase inicial da temporada, mas no momento o Leverkusen se encontra 8 pontos atrás do Union Berlin, quarto colocado, e vai precisar de uma reação rápida caso pretenda brigar por objetivos maiores na Bundesliga. Gerardo Seoane segue prestigiado no cargo e tem a confiança da direção para reajustar o Leverkusen, mas o acúmulo de maus resultados pode acabar custando seu cargo, como visto na demissão de Domenico Tedesco no RB Leipzig.

Postar um comentário

0 Comentários