Pesquisar

Jordan Siebatcheu e Sheraldo Becker, a nova dupla de ataque do Union Berlin

Juntos, os dois atacantes do Union participaram diretamente de 4 dos 5 gols marcados pelo clube nas três primeiras rodadas da Bundesliga

Desde que subiu para a primeira divisão, o Union Berlin tem surpreendido e feito campanhas muito sólidas na Bundesliga, evoluindo cada vez mais. O clube da capital saltou da décima primeira posição em 19/20 para a sétima em 20/21 (Conference League) e para a quinta em 21/22 (Europa League). Considerando a equipe que iniciou a temporada passada, Friedrich, Prömel, Max Kruse e Awoniyi, todos figuras importantes, deixaram o clube nas duas últimas janelas: existia uma preocupação sobre como o Union Berlin iria lidar com essas perdas. 

A nova dupla de ataque

O começo de temporada, no entanto, é muito bom: liderados por sua nova dupla de ataque, o Union Berlin venceu 3 jogos (incluindo a Copa da Alemanha) e empatou outro até aqui. Sheraldo Becker (27), atacante nascido na Holanda e que representa Suriname, assumiu mais responsabilidades e deve ser um dos nomes incontestáveis entre os titulares - na última temporada ele entregou 4 gols e 6 assistências na Bundesliga, em 28 partidas (22 como titular). Ao lado dele, está o atacante Jordan Siebatcheu (26), contratado junto ao Young Boys. Jordan chegou para repor a saída do artilheiro Awoniyi e tem dado sinais de que poderá ser ainda mais bem sucedido na capital alemã.

A nova dupla de ataque do Union (Reprodução: FC Union Berlin)

Titulares em todas as partidas da temporada, Jordan e Becker são os dois jogadores mais avançados no esquema utilizado pelo treinador Urs Fischer. Na impressionante vitória contra o RB Leipzig (2-1), pela terceira rodada da liga nacional, os dois combinaram bem para gerar os gols do Union, cada um marcando uma vez e assistindo outra.

A formação base do Union Berlin

Fase defensiva

O Union Berlin tem se caracterizado por ser uma equipe mais direta e que não vê problemas em entregar a bola ao adversário: o clube registrou uma posse de bola média abaixo de 50% em todas suas temporadas na primeira divisão.

Dessa forma, é necessário que todos os jogadores em campo trabalhem intensamente na fase defensiva. Nesse sentido, a tarefa de Jordan e Becker é bem simples: os dois atacantes são a primeira linha defensiva e se posicionam centralmente, vigiando possíveis linhas de passe por ali e induzindo o adversário a sair pelos flancos. No exemplo abaixo, Kampl está sendo vigiado de perto e Orban opta por passar a bola ao zagueiro da direita, que será pressionado por um dos volantes do Union Berlin.

O papel principal de Jordan e Becker na fase defensiva (Reprodução: Football3 - editada)

Transições ofensivas

Boa parte do jogo do Union Berlin é baseado nas transições ofensivas: é nessa fase do jogo que as principais jogadas de ataque aparecem, tendo os dois atacantes como armas poderosas e complementares. Jordan faz bom uso de seu porte físico (1.90m, 90 kg) para receber de costas e oferecer apoio a seus companheiros, muitas vezes fazendo um pivô enquanto Becker e um dos volantes atacam em profundidade. 

O segundo gol contra o RB Leipzig ilustra bem essa ideia:

Quando a intenção é encontrar Becker diretamente, ele é quase sempre lançado em profundidade para explorar sua alta velocidade. Nas duas situações, Jordan ocupa posições mais centrais ao final da jogada, empurrando os zagueiros para trás e pronto para explorar cruzamentos.

Construção de jogadas

Ao optar por construir suas jogadas ofensivas de maneira menos direta, o Union Berlin explora a mobilidade de Becker, que acaba deixando o centro e buscando zonas laterais, se movendo em direção ao setor da bola em diversas situações. Ao receber, ele geralmente opta por cruzar a bola na grande área, onde Jordan estará posicionado, pronto para se antecipar a marcação.

Bola longa

Por fim, uma outra jogada também combina bem os dois jogadores de ataque: o lançamento longo em situações de saída de bola. Seja em tiro de metas ou em um possível recuo para o goleiro, o Union Berlin tem a bola longa como alternativa para ganhar terreno. A equipe aproveita o poder aéreo de Jordan para encontrar Becker em profundidade e/ou para disputar a "segunda bola" em uma zona mais avançada do campo.

Até onde podem chegar?

Ao vender Awoniyi por cerca de 20 milhões de euros e buscar Jordan Siebatcheu por 6, o Union foi capaz de melhorar suas finanças e, ao que tudo indica, também seguir competitivo em campo. Becker e Jordan se encaixaram muito bem e prometem fazer uma grande temporada: mantendo o ritmo atual, Becker deve ser capaz de registrar os melhores números de sua carreira na Alemanha (4G e 6A - 21/22). A sinergia entre os dois atacantes deve ser um fator primordial para que o Union Berlin siga performando acima das expectativas em mais uma temporada. Olho neles!

Postar um comentário

0 Comentários