Pesquisar

Niclas Füllkrug, o artilheiro do Werder Bremen

Entenda como atua o atacante do Werder Bremen

O Werder Bremen é um dos clubes que retornou à primeira divisão alemã, após conquistar o acesso na edição 21/22 da Zweite Bundesliga. Sem grandes investimentos, a expectativa do clube era fazer um ano tranquilo e ficar longe da zona de rebaixamento - no entanto, os Papagaios fazem um início de temporada fantástico e tem se permitido sonhar com algo maior. Ao final da nona rodada, o clube do norte da Alemanha ocupa a quinta posição na tabela.

Um dos responsáveis pelo bom rendimento do Werder Bremen é o atacante Niclas Füllkrug: vivendo a melhor fase da sua carreira, o alemão de 29 anos marcou 8 vezes (é o atual artilheiro da competição) e distribuiu 2 assistências até então. Ele tem sido observado por Hansi Flick, treinador da Alemanha, e há quem defenda sua convocação para a Copa do Mundo do Qatar.

Füllkrug começou a temporada voando - Reprodução: Alex Grimm/Getty Images

Füllkrug já tinha apresentado um ótimo desempenho na temporada passada. Junto a seu parceiro de ataque, Marvin Ducksch, eles produziram grande parte dos gols da equipe e impulsionaram o Werder Bremen a uma promoção que, em determinado momento da temporada, parecia complicada.

Posicionamento

Sob o comando do treinador Ole Werner, o Werder Bremen tem utilizado o 3-5-2 como sua formação base, embora existam algumas variações no esquema, especialmente na primeira fase de construção da equipe. Dentro desse contexto, Niclas Füllkrug é uma das peças que compõem a dupla de ataque.

Formação base do Werder Bremen

Movimentação e bom pivô

Ducksch e Füllkrug tem capacidade para alternar suas funções dentro de uma mesma partida, mas uma das características marcantes de Füllkrug no sistema do Werder Bremen tem sido sua presença em faixas mais recuadas do campo, se posicionando de costas para a marcação e oferecendo uma opção de passe para auxiliar na progressão e na circulação de bola.

Füllkrug recuando para oferecer apoio - Reprodução: Football3/editada

Ao receber a bola nessas condições, a intenção de Füllkrug é chamar a atenção da marcação adversária e então soltar a bola rapidamente para encontrar um companheiro de frente para a jogada, em melhores condições para progredir. Esse tipo de movimentação é útil durante a saída de bola sob pressão, na fase de construção da equipe, e também em transições ofensivas, como no exemplo abaixo:

Além disso, o pivô de Füllkrug também funciona no campo de ataque, como no gol de Ducksch contra o Hoffenheim...

Outro ponto interessante decorrente da movimentação de Füllkrug é o espaço que ele acaba criando, principalmente quando o zagueiro adversário decide acompanhá-lo. O Werder Bremen explora esse espaço quase sempre com um de seus meias, que percebe a ação do atacante e a complementa bem ao atacar em profundidade. 

O segundo gol contra o Borussia Mönchengladbach foi criado dessa forma:

Nesse contexto, Füllkrug vai bem quando executa passes laterais e para trás, mas nem tanto ao tocar para frente. Embora tenha a oportunidade de acionar companheiros mais avançados frequentemente, sua execução acaba deixando a desejar em algumas dessas situações e é um dos pontos em que o atacante pode melhorar.

Presença dentro da área

Ao ver o Werder Bremen estabelecido no campo de ataque ou optar por construir pelas alas, Füllkrug adota um comportamento diferente e costuma atacar a área com frequência, buscando receber cruzamentos laterais. Ele é bastante competente ao explorar as costas dos defensores e faz uso de seu jogo aéreo para marcar.

Força física e jogo aéreo

O atacante alemão de 1.88m se destaca também por ter um jogo aéreo bem forte. Ao comparamos seus números com outros atacantes da Europa, Füllkrug aparece acima da média na quantidade de duelos aéreos por jogo e no aproveitamento desses duelos. 

Jogo aéreo de atacantes pela Europa

O bom desempenho de Füllkrug em jogadas aéreas permite que o Werder Bremen o utilize como referência ao tentar sair jogando a partir de lançamentos - não é a principal forma de saída de bola da equipe, mas serve como uma alternativa para ganhar terreno. Sua força física é outro fator importante: ele é capaz de sustentar sua posição após ser pressionado pela marcação.

O jogo aéreo forte de Füllkrug torna-o também uma ameaça em jogadas de bola parada ofensiva. Nos escanteios, por exemplo, ele geralmente parte da entrada da grande área para sua região central, atacando a bola diretamente ou esperando para finalizar uma bola desviada, de acordo com o tipo de cruzamento.

Contribuição defensiva

No momento defensivo, Füllkrug é novamente peça importante na bola parada - nos escanteios, ele realiza uma marcação zonal na região entre o goleiro e primeira trave, sendo responsável por afastar qualquer cruzamento que chegue por ali.

O posicionamento de Füllkrug em escanteios defensivos - Reprodução: Football3/editada

O comportamento dele é semelhante em cobranças de faltas laterais, sendo o segundo jogador na linha montada pelo Werder Bremen.

Quando o Werder Bremen recua suas linhas e passa a defender em bloco médio/baixo, Füllkrug se limita a cercar seus oponentes, adotando uma postura passiva: não é comum vê-lo pressionar intensamente ou tentar um combate direto com o portador da bola. Ele faz parte da primeira linha de defesa, ao lado de Ducksch, o outro atacante (ocasionalmente um dos meias sobe e se junta a essa linha).

Posicionamento de Fülkrug ao defender em bloco baixo/médio - Reprodução: Football3/editada

Durante algumas partidas, a equipe comandada por Ole Werner tem adotado algumas marcações individuais ao pressionar seu oponente na saída de bola - nesse contexto, Füllkrug geralmente fica responsável por um dos zagueiros, mas continua com uma abordagem passiva.

Postar um comentário

0 Comentários