Pesquisar

Modeste ou Moukoko: o dilema no ataque do Borussia Dortmund

As opções para a vaga de centroavante no Borussia Dortmund

A expectativa inicial do Borussia Dortmund era contar com Sébastien Haller no comando de seu ataque. O atacante foi a contratação mais cara (31 milhões de euros) dos aurinegros na temporada e tem um histórico favorável na Bundesliga. Haller se destaca por ser um atacante de muita força, mas que também tem a técnica necessária para criar jogadas e se associar com outros companheiros: durante sua passagem pelo Eintracht Frankfurt, ele ajudou a potencializar nomes como Ante Rebic e Luka Jovic.

No entanto, Haller sofreu com um problema inesperado (um tumor no testículo) e está fora dos gramados por tempo indeterminado. Além de Haller, o clube contava com apenas mais um nome para a função de centroavante (considerando que Adeyemi e Malen rendem melhor nas pontas): o jovem Youssofa Moukoko, de 17 anos. Essa situação forçou o Borussia Dortmund a retornar ao mercado em busca de um atacante: a solução foi um contrato a curto prazo com Anthony Modeste (34), um dos grandes nomes da temporada alemã em 21/22.

(Foto: Alex Grimm/Getty Images)


Modeste chegou com status de titular

Desde que chegou ao clube, Modeste tem sido o nome preferencial de Edin Terzic para a função, sendo titular em todas partidas e disputando 92% dos minutos possíveis na Bundesliga. Apesar disso, ele marcou apenas 1 gol até então, em quase 500 minutos de jogo. 

O atacante francês pode ser caracterizado como um "centroavante à moda antiga" e sua principal força está na finalização e no jogo aéreo - normalmente, ele oferece pouco a sua equipe no que diz respeito a criação de jogadas. Ele opera principalmente pelo corredor central, evitando corridas mais longas a partir das alas, devido a sua falta de explosão. Suas características combinavam bem com o estilo de jogo do Köln, uma equipe que o tinha como foco central do ataque e que dá muita ênfase aos cruzamentos laterais.

O desempenho de Modeste na temporada passada

O ponto forte de Modeste é sua movimentação dentro da área adversária. Ele costuma se posicionar atrás do zagueiro ou lateral oposto ao lado em que a jogada está sendo desenvolvida, atraindo ele e esperando o momento certo para antecipá-lo ou para criar/explorar um espaço às suas costas, a depender do perfil de quem está cruzando.

No Borussia Dortmund, no entanto, Modeste ainda não convenceu. O francês tem recebido menos cruzamentos e tocado na bola com menor frequência também, apesar de jogar em um time de maior poder ofensivo. Até mesmo seu rendimento em duelos aéreos sofreu uma queda nesta temporada.

Os números atuais de Modeste, comparados aos de 21/22

Em sua temporada passada pelo Köln, Modeste registrou, em média, 20% de seus toques na bola dentro da grande área ofensiva - pelo Borussia Dortmund, esse número caiu para aproximadamente 10,5%. Encontrá-lo dentro da área com maior frequência é uma das chaves para que os aurinegros tornem seu atacante mais efetivo.

Moukoko como alternativa

Apesar dos minutos reduzidos em campo (desde que Modeste chegou ao clube, foram 85 minutos em 7 jogos possíveis), Moukoko tem aproveitado bem suas oportunidades para brigar por uma vaga no time titular - ele voltou a marcar pelo Borussia Dortmund na última rodada da Bundesliga, decidindo o Revierderby e impressionando outra vez. O jovem alemão já participou diretamente de 3 gols, superando a marca de Modeste.

Ele não é uma presença forte no jogo aéreo, mas tem feito um bom trabalho ao receber a bola dentro da área com maior frequência, além de servir companheiros com maior qualidade. Em relação a esses números, é importante ressaltar os minutos reduzidos de Moukoko e seguir acompanhando para ver se eles se mantém ao longo da temporada.

Comparação entre Modeste e Moukoko

Diferentemente de Modeste, o alemão se sente confortável posicionando-se um pouco mais distante dos zagueiros adversários (e da grande área) e está constantemente acelerando e fazendo corridas para receber em profundidade e/ou para empurrar a linha defensiva para trás.

Ele é também muito bom ao encontrar espaço dentro da grande área, seja explorando as costas dos zagueiros ou atrasando suas corridas para chegar na área com maior liberdade. O timing de suas corridas é um de seus principais atributos e uma das razões pelas quais consegue ser efetivo dentro da área, mesmo sendo um jogador baixo (1.79m).

Quem deve ser o titular?

Fatores como a adaptação a um novo estilo de jogo e o entrosamento com seus novos colegas pesam e devem ser considerados ao avaliar o início de Modeste, mas o Borussia Dortmund precisa de uma resposta rápida. Optar por um nome mais experiente é algo que faz sentido, mas Moukoko tem feito por merecer uma nova oportunidade como titular e parece funcionar melhor na equipe nesse momento. Caso os dois atacantes mantenham o nível apresentado até então, parece razoável pensar que aconteça uma troca de titularidade entre eles.

Postar um comentário

0 Comentários