Pesquisar

Qual o futuro da Alemanha no gol?

Após décadas bem servidas na posição, é hora de pensar em novos nomes para a baliza alemã

A Seleção Alemã sempre contou com grandes goleiros: passando de Sepp Maier e Toni Schumacher para Oliver Kahn e Manuel Neuer (dentre outros), a posição esteve bem servida durante longos períodos de tempo e seus nomes estiveram em destaque no cenário mundial. O panorama atual, no entanto, não parece tão promissor.

A Alemanha já produziu grandes goleiros - Reprodução: Between the sticks

A última Copa do Mundo, disputada no Qatar, contou com a presença de 3 veteranos na convocação: Manuel Neuer (36), Marc-André ter Stegen (30) e Kevin Trapp (32). Restando cerca de três anos e meio para a próxima edição, é bem provável que ter Stegen seja o único deles a permanecer na lista de Hansi Flick em 2026 - a ausência de Neuer, por lesão, e a boa fase vivida pelo goleiro do Barcelona deve permitir que ele ganhe minutos para se estabelecer como titular até a Eurocopa do ano que vem.

Segundo um estudo da Deutsche Welle, ao início da temporada 2012/13, 83% dos clubes da Bundesliga contavam com um goleiro alemão titular. Hoje, esse número caiu para 44% e o mais jovem deles é Marwin Schwäbe (Köln), de 27 anos - tem sido cada vez mais raro ver jovens alemães recebendo oportunidades na primeira divisão.

Experiência é vital

Em comum, os três goleiros convocados para a Copa do Mundo apresentam um número elevado de minutos em campo (como profissional) até a temporada em que completaram 23 anos, acumulando muita experiência em um cenário competitivo de primeira divisão. Ao compararmos seus dados com outros goleiros em atividade (selecionando os mais jovens e que atuaram pelo menos 5x nas principais ligas da Europa), o trio se destaca quase que sozinho. Essa experiência precoce, numa posição em que o desenvolvimento profissional costuma acontecer de maneira mais tardia, parece ser um dos indicativos sobre o patamar que o goleiro pode atingir no futebol mundial.

Comparação de minutos de alguns goleiros alemães

Florian Müller, 25, é um dos poucos goleiros alemães a se aproximar da minutagem que Neuer, Trapp e ter Stegen receberam na primeira divisão, em suas temporadas iniciais de carreira. Ele, no entanto, perdeu sua vaga como titular no Stuttgart após a chegada de Bruno Labbadia e tem figurado no banco de reservas ultimamente.

Quais os candidatos para assumir a meta no futuro?

O nome mais evidente para o gol alemão é Alexander Nübel:o jovem arqueiro surgiu muito bem no Schalke 04 e tem feito boas partidas pelo Monaco, embora ainda não seja visto como um goleiro de elite. A ausência de outros grandes destaques na posição nos leva para as seleções de base: por ali, nomes como Markus Schubert, Finn Dahmen, Noah Atubolu e Dennis Seimen tiveram bons momentos nos últimos anos. Vejamos como a carreira de cada um tem acontecido.

Alexander Nübel

Nübel é uma das grandes esperanças da Alemanha para a posição e impressiona também pela similaridade de alguns dos seus gestos técnicos com Manuel Neuer. Ele surgiu muito bem no Schalke 04 e acabou se transferindo ao Bayern, onde não recebeu muitas oportunidades. Emprestado ao Monaco por duas temporadas, Nübel teve bons momentos no ano passado mas não manteve o mesmo nível na temporada atual - seu futuro ainda é incerto, mas tudo indica que deve retornar à Alemanha em julho. A concorrência de Neuer e Sommer na meta bávara pode significar uma nova transferência para ele, que precisará escolher bem seu destino para que siga evoluindo.

Nübel, em ação pelo Monaco - Foto: Nicolas Tucat/Getty Images

Markus Schubert

Revelação do Dynamo Dresden e nome constante nas seleções de base, Schubert se transferiu ao Schalke 04 logo aos 20 anos, mas nunca chegou a ser uma presença regular no time titular. O goleiro passou uma temporada (20/21) no banco do Eintracht Frankfurt antes de deixar a Alemanha e recomeçar sua carreira no Vitesse, da Holanda - por lá, participou de 20 jogos na liga nacional ao longo de 21/22 e teve a maior sequência de sua carreira, mas infelizmente precisou operar o joelho e acabou perdendo espaço. Atualmente, é a terceira opção do clube para a posição e é difícil imaginar que esteja na mira de Hansi Flick nesse momento.

Markus Schubert - Foto: Alex Pantling/Getty Images

Finn Dahmen

Titular na campanha do título europeu sub-21 em 2021, quando sofreu apenas 4 gols em 6 partidas, Dahmen é um caso curioso: próximo de completar 25 anos, o goleiro do Mainz disputou apenas 13 jogos pela equipe principal. Ele tem sido o goleiro reserva do clube desde a temporada 18/19 e precisou se contentar em atuar pela equipe B do Mainz, na Regionalliga. Aproveitando uma lesão de Zentner, o titular da posição, Dahmen completou 6 jogos seguidos na atual temporada e foi bem, mas já retornou ao banco. Apesar do histórico positivo pela seleção de base, ainda falta experiência ao goleiro.

Finn Dahmen - Foto: Lars Baron/Getty Images

Noah Atubolu

Tido como uma grande promessa do Freiburg, Atubolu (20 anos) é o atual titular da seleção sub-21 da Alemanha e renovou seu contrato com o clube no fim do ano passado. Internamente, acredita-se que ele possa assumir a meta do Freiburg em um futuro próximo, mas um empréstimo tem sido ponderado para que ganhe mais experiência. 

Alto (1.90m), Atubolu se destaca principalmente por seu bom tempo de reação e por lançamentos longos. Ele atua regularmente pelo Freiburg II, atual vice-líder da 3. Liga, e no ano passado foi o terceiro colocado (atrás de Adeyemi e Knauff, na categoria 2002) no prêmio Fritz-Walter, destinado aos melhores jovens do futebol alemão. Christian Streich promoveu a estreia do jovem goleiro na temporada atual, ao utilizá-lo em uma das partidas da Copa da Alemanha.

Noah Atubolu - Foto: Alex Grimm/Getty Images

Dennis Seimen

Cria das categorias de base do Stuttgart (uma das melhores da Alemanha) Dennis Seimen é o nome mais jovem da lista (17) e talvez seja o mais promissor deles. Um dos destaques da campanha alemã na Euro sub-17 do ano passado, Seimen se mostrou sólido debaixo das traves e impressiona bastante pela capacidade de construção muito acima da média, sendo resistente a pressão adversária e capaz de iniciar a saída de bola utilizando os dois pés. Ele representa bem o perfil do goleiro moderno.

Seimen já participou de treinos com a equipe profissional, mas ainda não chegou a ser relacionado para uma partida. Diante dos problemas na meta do Stuttgart - Florian Müller, em má fase, foi relegado ao banco por Bruno Labbadia e Bredlow também não convence, quem sabe não pinta uma oportunidade para a jovem promessa na temporada seguinte.

Dennis Seimen, em treino da seleção sub-18 - Foto: Christian Hofer/Getty Images

Hansi Flick segue sem convocar um jovem goleiro

Em sua primeira convocação pós-Copa (nesta sexta-feira, 17 de março), Hansi Flick optou por selecionar Bernd Leno, de 31 anos, para a vaga de Neuer, ausente por lesão. A opção por mais um veterano na posição deixa claro que Flick ainda não se convenceu da capacidade dos jovens goleiros da Alemanha. Diante desse cenário, a renovação da posição ainda parece algo distante, mesmo que tenha sido prática comum ao redor do mundo a chamada de um jovem goleiro como terceira opção para "sentir" o clima do futebol profissional de seleções. Entende-se a preocupação com a Eurocopa, a ser disputada em casa, mas também é necessário seguir preparando novos nomes para facilitar o processo de renovação.

Postar um comentário

0 Comentários