Pesquisar

A Bundesliga 22/23 em números

Um resumo da temporada, a partir de estatísticas

Restando apenas a definição entre Stuttgart e Hamburgo pela última vaga na Bundesliga, a temporada alemã está chegando ao final. Marcada por uma disputa eletrizante em todos os setores da tabela, a liga proporcionou fortes emoções do início ao fim. Vejamos alguns números de destaque da temporada.

Fotos: S. Sudheimer, C. Koepsel, L. Baron, I. Fassbender, O. Hardt e S. Franklin

Comparativo entre temporadas

Considerando as equipes que estiveram presentes nas duas últimas edições da Bundesliga, podemos destacar algumas situações. O Bayer Leverkusen foi uma das principais surpresas da temporada: Xabi Alonso fez um bom trabalho ao recuperar a equipe, mas foram 14 pontos conquistados a menos do que na campanha 21/22 - o péssimo começo de temporada pesou e nenhum outro clube teve uma decadência tão grande assim. O Bayern viu seu total de pontos baixar, mas ainda assim manteve o título, apesar do leve crescimento do Borussia Dortmund.

Os dois grandes destaques positivos são RB Leipzig e Eintracht Frankfurt (ambos com um acréscimo de 8 pontos), clubes que viveram momentos diferentes durante a temporada e finalizaram o ano acima daquilo que tinham obtido anteriormente. Freiburg e Union Berlin seguiram mostrando uma competitividade acima do esperado por elenco e investimento e foram capazes de seguir evoluindo também. Mainz e Stuttgart fizeram exatamente a mesma pontuação que na temporada passada.

Evolução por pontos conquistados

Progressão por rodadas

Os 6 primeiros colocados mostraram caminhos diferentes para sua posição final. RB Leipzig e Leverkusen trocaram seu treinador após um começo de campanha ruim e colheram os frutos pela nova escolha ao recuperar-se ao longo da Bundesliga e garantirem uma vaga entre os 6 melhores da temporada. A regularidade de outros dois clubes chama bastante atenção: o Freiburg nunca esteve abaixo da sexta posição após a segunda rodada e o Union Berlin permaneceu entre os cinco melhores durante toda a temporada!

Posição do G6 por rodada

Na metade inferior da tabela, a briga pelo rebaixamento foi acirrada até o final, com seus principais integrantes rondando essa região durante todo o campeonato. Nesse contexto, destacável a campanha de recuperação do Bochum, que escapou diretamente da queda mesmo estando entre os 3 piores em 22 das 34 rodadas! O Schalke 04, por outro lado, não teve a mesma sorte: após assumir a lanterna da décima primeira rodada, o clube esteve fora do Z3 apenas uma vez e acabou rebaixado.

Posição dos últimos 5 colocados por rodada

Bola parada

A bola parada tem sido um recurso cada vez mais poderoso no futebol. Na Bundesliga, alguns clubes tem se destacado nesse tipo de jogada desde a temporada passada: é o caso de Freiburg e Union Berlin, que mantiveram um aproveitamento forte, marcando várias vezes e cedendo poucos gols dessa forma.

Gols marcados em bola parada

O Hertha Berlin, dono da terceira pior defesa da Bundesliga, sofreu 20 gols em jogadas de bola parada, sendo uma das equipes que pior defendeu sua meta. O Hoffenheim também foi um destaque negativo nesse quesito, marcando apenas 4x e sofrendo 15.

Gols sofridos em bola parada

Goleiros

Considerando todos os goleiros que atuaram por um clube em pelo menos um terço da Bundesliga, não foram muitos destaques na temporada. A partir da relação entre gols sofridos e post-shot expected goals (PSxG), Frederik Ronnow foi o goleiro mais eficiente da temporada: esperava-se que ele sofresse 35.2 gols, mas ele concedeu apenas 27. Seu aproveitamento de 8.2 gols evitados foi o maior da liga com sobras. Manuel Neuer também vinha performando bem, mas sua temporada acabou interrompida por uma grave lesão. Além dele, Kobel (Borussia Dortmund) e Flekken (Freiburg) foram outros goleiros que se destacaram nessa métrica.

Christensen (Hertha Berlin) e Schwolow (Schalke 04), por outro lado, estiveram bem abaixo das expectativas e cederam mais de 10 gols acima do esperado. O goleiro do Schalke perdeu sua vaga na reta final da temporada e viu Fährmann ter um desempenho bem melhor, apesar de insuficiente para manter o clube na primeira divisão.

Goleiros

Finalizadores

Na outra extremidade do campo, alguns jogadores mostraram uma eficiência acima da média ao finalizar. Jonas Hofmann (Borussia Mönchengladbach) fez mais uma boa temporada, assim como Vincenzo Grifo (Freiburg) e Sheraldo Becker (Union Berlin). O top 10 completo conta com 3 jogadores do Bayern - melhor ataque da competição - e também com o artilheiro Niklas Füllkrug.

Os 10 melhores finalizadores

Quem decepcionou foi o atacante português André Silva. Apesar de ser uma peça importante para o RB Leipzig, Silva esteve bastante impreciso na temporada e acabou se tornando reserva. Marcus Thuram (Borussia Mönchengladbach), que esteve na briga pela artilharia, também deixou a desejar. A grande surpresa da lista é a presença do zagueiro Mavropanos (Stuttgart): 4 xG é um valor considerável para alguém de sua posição.

Os 10 piores finalizadores

Velocidade

A velocidade tem sido uma marca importante do futebol alemão nos últimos anos, por ser uma liga que explora bastante transições rápidas. Em 2022/2023, o posto de jogador mais veloz da Bundesliga ficou com o novato Karim Adeyemi, ao atingir 36.65 km/h. Alguns nomes familiares aparecem no top 10: Alphonso Davies, Jeremie Frimpong e Moussa Diaby.

Considerando que Frimpong tem atuado quase como um ponta sob o comando de Xabi Alonso, podemos afirmar que o único defensor da lista é Micky van de Ven, zagueiro do Wolfsburg e um dos destaques positivos da temporada. O holandês atingiu a mesma velocidade máxima que o atacante Kolo Muani: 35.97 km/h.

Jogadores mais rápidos da temporada

Dribles

Um drible bem executado costuma empolgar os torcedores e levantar o estádio. A julgar por esse quesito, o prêmio de melhor jogador da temporada foi bem entregue: ninguém completou mais dribles do que Jude Bellingham na Bundesliga 22/23. O meio-campista inglês do Borussia Dortmund superou Frimpong por apenas 1 drible. Grande joia do futebol alemão, Jamal Musiala também esteve bem colocado na lista.

Dribles completados

Ao analisarmos o número de dribles tentados a cada 90 minutos e a taxa de sucesso ao executá-los, outros destaques surgem. É o caso de Florian Wirtz, Niklas Schmidt, Konrad Laimer e Dani Olmo, por exemplo, todos acima da média em volume e eficácia.

Dribles por 90 min vs aproveitamento

Postar um comentário

0 Comentários