Pesquisar

Jeremie Frimpong, o promissor lateral do Leverkusen

     Em sua primeira temporada sob o comando de Gerardo Seoane, o Bayer Leverkusen tem se destacado por ser uma equipe de vocação ofensiva. Além de nomes como Patrik Schick, Florian Wirtz e Moussa Diaby, outro jovem jogador tem contribuído bastante para isso: o lateral direito Jeremie Frimpong (21), segundo melhor assistente do clube na Bundesliga.

Jeremie Frimpong, lateral do Bayer Leverkusen (Foto: Lars Baron/Getty Images)

    Histórico

    Nascido em Amsterdam (Holanda), Frimpong se mudou para a Inglaterra ainda bem jovem e conseguiu uma vaga na base do Manchester City com apenas 9 anos. Por lá realizou toda sua formação, mas não chegou a atuar pela equipe profissional, apesar das recorrentes aparições na Premier League 2 e na UEFA Youth League. Em setembro de 2019, antes de completar 19 anos, Frimpong acabou se transferindo ao Celtic, da Escócia, onde teve impacto imediato. O jovem lateral contribuiu com 2 gols e 3 assistências na temporada, participando de 14 de 26 jogos possíveis na liga nacional e sendo premiado como o melhor jogador jovem da temporada pelos torcedores do clube. Também nesse período, ele recebeu suas primeiras convocações para as seleções de base da Holanda.

    Frimpong se consolidou como titular na temporada seguinte (20/21), até que o Bayer Leverkusen resolveu investir e o contratou na janela de janeiro por 11 milhões de euros (Transfermarkt). Inicialmente uma opção de banco, ele conquistou sua vaga em 21/22 e hoje é titular absoluto do clube - a única rodada em que não jogou, até aqui, foi motivada por uma suspensão por excesso de cartões amarelos.

    Posicionamento

    Dentro do que tem sido a formação predominante do clube na temporada, o 4-2-3-1, o holandês de 1,71m atua como um típico lateral, tendo bastante liberdade para atacar por toda a ala direita.

Mapa de calor de Frimpong e formação base do Leverkusen (Mapa: Reprodução/SofaScore)

    Força criativa

    Frimpong se destaca por ser uma das forças criativas do Leverkusen na temporada: comparado aos seus companheiros de clube, apenas Florian Wirtz (10) registrou mais assistências do que ele na Bundesliga (6, empatado com Diaby). Dentro do elenco, ele também tem números de destaque em expected assists e passes para finalização, confirmando seu status como um dos jogadores mais criativos da equipe, apesar de ser um lateral. 

   Outra característica marcante de Frimpong é a sua capacidade de conduzir a bola por longas distâncias. Comparado a todos os jogadores da Bundesliga, o lateral holandês é o terceiro jogador com mais conduções progressivas por 90 minutos (considerados apenas jogadores com mais de 1000 minutos na liga), com uma média de 8,43.

Jeremie Frimpong | Bundesliga 21/22

    Dois fatores auxiliam nessa capacidade de condução que Frimpong apresenta: sua velocidade máxima e uma aceleração incrível. Frimpong atingiu 36,07 km/h nessa temporada, o 5° maior valor registrado nessa edição da Bundesliga - para se ter uma ideia, ele está logo a frente de Haaland, que chegou a 35,94 km/h. É em sua aceleração, no entanto, que reside sua maior força e uma das chaves do ataque do Leverkusen: a partir de tabelas, o lateral é capaz de deixar seus marcadores para trás e encontrar espaço para atacar a linha de fundo e gerar chances, especialmente a partir de cruzamentos rasteiros. Frimpong é o segundo jogador que mais deu sprints na Bundesliga, atrás apenas do também lateral David Raum.

Frimpong tabelando e acelerando para sair em vantagem (Foto: Football2/3, edição de @NicolasAch_)

    Esse tipo de dinâmica também ocorre durante a saída de bola do Leverkusen, embora seja algo menos frequente. Quando pressionada, a equipe de Seoane tem essa movimentação como uma das alternativas para escapar da pressão e encontrar espaço para percorrer: Frimpong é o nome perfeito para fazer isso.

Frimpong tabelando e acelerando (Foto: Football2/3, edição de @NicolasAch_)

    As principais qualidades de Frimpong podem ser bem vistas na assistência contra o Augsburg, no gif abaixo. A partir de uma tabela rápida, ele supera a pressão adversária, encontra espaço para progredir e serve Diaby no tempo certo para fazer 4-1.

via GIPHY (Vídeo: Reprodução / youtube.com/bundesligatv)

    Ainda que o adversário não exerça grande pressão na saída de bola, Frimpong costuma se posicionar numa altura média, oferecendo amplitude pela direita e sendo uma opção de passe a mais, esteja o Leverkusen a construir com 2 ou 3 jogadores na primeira linha (nesse caso, é um dos volantes que recua para junto dos zagueiros).

Frimpong oferecendo amplitude na fase de construção (Foto: Football3, edição de @NicolasAch_)

    Sintonia com os pontas

    Frimpong tem mostrado um bom entendimento com os pontas do Leverkusen (Moussa Diaby, em especial). O lateral se mostra capaz de interpretar bem os movimentos de seus companheiros e tem bom timing para atacar a linha de fundo quando um dos pontas gera espaço por ali - geralmente isso ocorre quando o ponta gira o corpo para o centro do campo, arrastando um dos defensores com ele, antes de tocar no espaço para Frimpong.

Frimpong atacando a linha de fundo para receber no espaço (Foto: Football2/3, edição de @NicolasAch_)

    Fase defensiva

    Em fase defensiva, Frimpong é responsável por fechar o lado direito da defesa numa linha de 4 defensores. Dentro desse sistema, ele não realiza grandes perseguições, especialmente quando o Leverkusen se defende em um bloco mais baixo, preferindo fechar o espaço.

Frimpong em uma linha de 4 defensiva (Foto: Football2/3, edição de @NicolasAch_)

    Sua velocidade, algo já comentado acima, também é um fator na fase defensiva do Bayer Leverkusen. Em transição defensiva, Frimpong é capaz de cobrir uma área grande do campo por ser mais rápido do que boa parte dos atacantes da liga - dessa forma, mesmo que não esteja idealmente posicionado, ele consegue voltar a tempo de, se não impedir, ao menos atrapalhar o ataque adversário.

Frimpong em transição defensiva (Foto: Football3, edição de @NicolasAch_)

    Bolas paradas

    Em escanteios defensivos, Frimpong faz sempre uma marcação zonal, na região da primeira trave, enquanto os melhores cabeceadores do time trabalham com encaixes individuais. Nas cobranças de falta laterais, ele é sempre o primeiro homem da linha de marcação, onde a bola geralmente não costuma ser levantada.

Frimpong em bola parada defensiva (Foto: Football2/3, edição de @NicolasAch_)

    Na bola parada ofensiva, Frimpong não aparece. Ele é utilizado como uma peça de segurança para possíveis contra-ataques, permanecendo sempre atrás.

Frimpong em bola parada ofensiva (Foto: Football3, edição de @NicolasAch_)

    Futuro

    Reconhecido por desenvolver jovens jogadores, o Leverkusen tem em suas mãos mais um grande jogador para revelar à elite do futebol mundial. Frimpong certamente tem potencial para brigar por espaço nos maiores clubes da Europa, caso continue a evoluir - atuando numa posição escassa no futebol, não deve demorar para pintarem grandes ofertas e ele pode ser a próxima grande venda do clube.

Postar um comentário

0 Comentários