Pesquisar

4 novatos que se destacaram na Bundesliga 22/23

4 jovens promissores para ficar de olho!

6 nomes estiveram na lista oficial de jogadores concorrentes ao prêmio de "novato da temporada", organizado pela Bundesliga: Dina Ebimbe (Eintracht Frankfurt), Henning Matriciani (Schalke 04), Karim Adeyemi (Dortmund), Lee Buchanan (Bremen), Matthijs de Ligt (Bayern) e Tom Krauss (Schalke 04). O atacante do Borussia Dortmund acabou vencendo a votação e foi premiado - apesar de um início de temporada devagar, Adeyemi cresceu de rendimento e tem sido um dos principais jogadores do clube em 2023.

Além dos 6 nomes indicados ao prêmio, outros novatos também se destacaram ao longo da temporada - confira 4 jogadores que também poderiam ter participado da votação.

Rookie of the season - Reprodução: Bundesliga

Adam Hlozek

Alternando constantemente entre a titularidade e o banco de reservas, Hlozek não teve o impacto que se esperava dele inicialmente, mas mostrou qualidade em determinados momentos - foram 5 gols e 3 assistências em 1286 minutos disputados pelo Bayer Leverkusen. Variando entre a ponta esquerda e o centro do ataque, o tcheco de 20 anos é forte fisicamente, tem boa mobilidade e combina bem com seus companheiros, além de ser dedicado no momento defensivo. Após uma temporada de adaptação e certa turbulência, Hlozek pode brilhar caso siga se desenvolvendo.

Adam Hlozek - Foto: Lars Baron/Getty Images

Arne Engels

Contratado em janeiro pelo Augsburg por apenas 100 mil euros, o volante belga impressionou pela facilidade com que assumiu uma vaga na equipe: após desembarcar na Alemanha, Engels participou de 18 partidas, sendo titular em todas elas. O jovem só não esteve em campo na 32a rodada, quando cumpriu suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Cria do Club Brugge, Engels foi uma grata surpresa, já que nunca havia atuado pela equipe principal de seu ex-time. Aos 19 anos, Engels (1.85m) mostrou na Bundesliga que é capaz de vencer duelos contra jogadores mais velhos, boa leitura para antecipar jogadas e também boa técnica para executar uma variedade de passes interessantes (incluindo jogadas de bola parada).

Arne Engels - Foto: Carsten Harz/Getty Images

Dion Beljo

Também contratado pelo Augsburg no mercado de inverno, Dion Drena Beljo (21) não foi tão impactante como seu companheiro Arne Engels, mas garantiu seu lugar na equipe titular e mostrou flashes de sua qualidade. O croata marcou 3 gols e distribuiu 2 assistências na Bundesliga, gerando 0.40 gols por 90 minutos jogados - bons números para quem acabou de chegar na liga.

Beljo é um atacante de 1.95m que sabe trabalhar de costas para o gol e associar-se com seus companheiros. Seu porte físico lhe permite ser capaz de sustentar o contato físico da marcação para reter a posse e desequilibrar no jogo aéreo. Ele não é um jogador tão ágil, mas busca se movimentar por todo o setor ofensivo e costuma realizar bons desmarques em profundidade para receber a bola dentro da grande área: nome interessante para ficar de olho!

Dion Beljo (centro) - Foto; Adam Pretty/Getty Images

Rodrigo Zalazar

Peça importante na campanha do acesso ano passado, o meia uruguaio de 23 anos sofreu com uma lesão no metatarso e, em nome do equilíbrio defensivo, nem sempre foi titular no Schalke. Apesar disso, Zalazar teve participação importante na campanha de recuperação dos Azuis Reais no segundo turno: as 6 assistências registradas por ele ocorreram na reta final da Bundesliga, em 6 partidas diferentes: nesses jogos, o Schalke perdeu apenas um, na última rodada contra o RB Leipzig. No entanto, isso não foi suficiente: a equipe acabou rebaixada e sua permanência para o próximo ano é dúvida.

Jogador mais criativo do elenco, Zalazar pode atuar centralizado ou a partir de uma das pontas. O uruguaio tem um bom volume de chances criadas e finalizações, quase sempre geradas a partir de uma tentativa de drible. Considerando apenas jogadores que disputaram ao menos um terço do campeonato, ele figura no top 10 para dribles tentados.

Rodrigo Zalazar - Foto: Christof Koepsel/Getty Images

Postar um comentário

0 Comentários