Pesquisar

Bundesliga 21/22: um resumo da temporada

Alguns dos destaques da temporada, a partir dos números

A temporada 21/22 está oficialmente encerrada na Alemanha. Ao longo do último ano, grandes momentos aconteceram na Bundesliga, entre surpresas e decepções. Dentre outras coisas, o Bayern foi novamente campeão (décimo título seguido), Nkunku recebeu o prêmio de melhor jogador da liga e o Stuttgart escapou do rebaixamento de maneira histórica.

Fotos - Alex Grimm, Matthias Hangst, Lars Baron, Stuart Franklin/Getty Images

Analisando os números coletivos e individuais da temporada, podemos destacar algumas coisas interessantes.

Comparativo entre temporadas

Considerando apenas os 16 clubes que disputaram as duas últimas edições da Bundesliga, 8 iniciaram a temporada com um novo treinador, com a maioria deles ficando abaixo das expectativas. Wolfsburg e Eintracht Frankfurt, por exemplo, fizeram quase 20 pontos a menos na atual temporada. RB Leipzig e Gladbach foram outros dois clubes que mudaram seu treinador e viram o desempenho piorar.

O grande destaque aqui fica com o Köln de Steffen Baumgart, que saiu da briga contra o rebaixamento em 20/21 (chegou a disputar o playoff) para a sétima posição em , garantindo uma vaga na Conference League. Gerardo Seoane também merece aplausos: o suíço recolocou o Leverkusen na Champions League, após 2 anos fora do torneio.

Evolução por pontos conquistados

Progressão durante a temporada

Analisando os seis primeiros colocados, Bayern (1°) e Borussia Dortmund (2°) passaram boa tarde da temporada sem grandes variações em suas posições: os bávaros lideraram a Bundesliga praticamente de ponta a ponta, enquanto os aurinegros, apesar de estabelecidos como segundo colocado desde a 8ª rodada, nunca chegaram a tomar a liderança. 

Destacável a campanha do RB Leipzig: sob o comando de Domenico Tedesco (substituiu Jesse Marsch na décima quarta rodada), o clube saiu da 11ª posição para a quarta, garantindo uma vaga na Champions League. Christian Streich e seu Freiburg também fizeram um grande Bundesliga - apesar da frustração pelo quarto lugar ter escapado na reta final, em apenas uma das 34 rodadas o clube esteve fora da zona de classificação para as competições europeias.

O desempenho do top 6

Na parte inferior da tabela, foi uma época complicada para o novato Greuther Fürth, rebaixado sem oferecer muita resistência. Arminia Bielefeld, Augsburg, Hertha Berlin e Stuttgart foram os clubes que se revezaram nas últimas posições. Após passar 4 rodadas seguidas na zona de playoff durante a reta final do torneio, o Stuttgart arrancou uma vitória contra o Köln, na última rodada, que o fez superar o Hertha Berlin na tabela e garantir antecipadamente sua permanência - um dia que os torcedores não vão esquecer tão cedo.

O desempenho dos cinco piores times do ano

Bola parada

A boa temporada do Freiburg é refletida também nos números de bola parada: ninguém marcou mais (19 gols) em jogadas desse tipo. Assim como o Freiburg, Bayern e Eintracht Frankfurt estiveram entre os melhores da liga atacando e defendendo dessa maneira. O Stuttgart (12) é outro clube que aparece bem no ranking de gols marcados: na vitória decisiva pela permanência, foram dois gols gerados a partir de escanteios. O Greuther Fürth, por outro lado, marca pouco e sofre muito nesse tipo de jogada.

Bola parada

Zona de criação e finalizações

Uma das tendências do futebol moderno tem sido o foco na preparação das finalizações, evitando chutar em posições desfavoráveis. O Arminia Bielefeld certamente não levou isso em consideração na atual temporada: 44% de suas finalizações vieram de fora da área. Consequência direta ou não, o fato é que o clube teve o pior ataque da competição, marcando 27 gols em 34 jogos. Bochum e Greuther Fürth, outros dois clubes com alta taxa de finalização fora da área, também deixaram a desejar nesse quesito, marcando apenas 38 e 28 vezes, respectivamente.

O Hoffenheim foi quem menos finalizou dessa forma e teve o terceiro melhor ataque da liga, atrás somente do Bayern e do Borussia Dortmund. 

Finalizações

O campeão Bayern concentrou a maioria de seus ataques pelo setor direito e foi o segundo clube com mais ataques percentuais pelo terço central do campo. Pode ser uma indicação de que o time de Nagelsmann era mais competente que seus concorrentes ao criar chances em um espaço tipicamente mais fechado. Leipzig e Stuttgart foram dois dos clubes que mais atacaram a partir do lado esquerdo do campo. A presença de duas peças ofensivas importantes (Angeliño e Borna Sosa) por aquele setor certamente contribuiu para a escolha dos dois times.

Zona de criação

Goleiros

A liga alemã está repleta de bons goleiros, como Gregor Kobel, Manuel Neuer e Kevin Trapp, mas foram dois nomes menos conhecidos que brilharam nessa temporada. Riemann, do Bochum, e Ortega, do Arminia Bielefeld, apresentaram um desempenho bem acima da média e foram os melhores da Bundesliga, se utilizarmos a métrica dos gols esperados (expected goals) para avaliá-los.

Riemann evitou 10.7 gols (o melhor índice entre as cinco principais ligas da europa) e foi um dos fatores que garantiu uma campanha sem sustos ao Bochum, recém-ascendido. Ortega vem logo atrás, com 7.4 gols evitados - infelizmente para ele, o Arminia Bielefeld caiu mesmo assim. Yann Sommer é quem fecha o top 3: o goleiro do Borussia Mönchengladbach teve muito trabalho nessa temporada (sofreu mais chutes por jogo do que os rebaixados Greuther Fürth e Arminia) e não seria exagero dizer que evitou uma uma briga real do Borussia contra o rebaixamento. 

Negativamente, o destaque é Florian Müller. O jovem goleiro do Stuttgart fez uma temporada bem inconsistente, alternando algumas grandes defesas com vários momentos de insegurança e falhas importantes. Neuer e Kobel, surpreendentemente, também aparecem na faixa negativa.

Goleiros

Artilheiros

Lewandowski reinou soberano e conquistou a artilharia da Bundesliga pela sétima vez, mas Anthony Modeste também merece muitos elogios. Autor de 20 gols, o atacante francês marcou incríveis 90% de seus gols quando o Köln perdia ou empatava suas partidas. André Silva, um dos destaques da temporada passada, marcou apenas 11 gols dessa vez, mas quase sempre em situações adversas.  Lewandowski, Haaland e Schick ficaram na faixa entre 40% e 50%.

Artilheiros

Pressão

Conhecida por ser uma liga intensa em seu estilo de pressão, a Bundesliga contou com algumas surpresas nessa temporada. O Köln foi o clube que pressionou de maneira mais intensa, permitindo apenas 9.2 passes adversários por ação defensiva, números bem similares ao do Bayern - além disso, manteve uma eficácia bem acima da média. Union Berlin e Freiburg foram alguns dos clubes que fizeram uma boa temporada com um estilo menos intenso de pressão.

Pressão - clubes

Dentre os jogadores, ninguém chegou perto de Konrad Laimer. O meia do RB Leipzig realizou, em média, 33.2 pressões por jogo, número que impressiona ainda mais ao notarmos que o clube teve a terceira maior posse de bola média (o que significa dizer que Laimer teve menos oportunidades para pressionar, em tese). Uth e Ljubicic, ambos do Köln, aparecem entre os 20 jogadores com mais pressões por 90 minutos jogados e foram peças importantes na campanha dos Bodes.

Pressão - jogadores

Velocidade

O novato Jesper Lindström foi o jogador com mais sprints por jogo, superando nomes como Alphonso Davies e Jeremie Frimpong. O dinamarquês encaixou bem na Bundesliga, fez boa parceria com Rafael Borré (outro nome da lista) e é uma ameaça constante em transições ofensivas. 

O nível de exigência física dos laterais tem sido cada vez maior no futebol moderno: uma das consequências disso é a aparição de 6 nomes da posição entre os 20 da lista.

Sprints

As estatísticas oficiais da Bundesliga colocam Jeremiah St Juste, Becker e Schade como os jogadores que atingiram maior velocidade máxima nessa temporada. O zagueiro do Mainz chegou a marca de 36.63km/h.

Velocidade máxima - Foto: Bundesliga

Quais jogadores geraram mais gols?

Robert Lewandowski participou diretamente de 38 gols na Bundesliga, o maior número da temporada. Nkunku, eleito o jogador da temporada, vem logo atrás e se dividiu bem entre gols e assistências. Bayern, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, 3 dos melhores ataques da competição, aparecem com 3 nomes cada na lista dos 15 jogadores que mais contribuíram ofensivamente.

Participações diretas em gols

Analisando os números de expected goals e expected assists, novos nomes surgem na lista. Um deles é Jonathan Burkardt, do Mainz. O jovem atacante alemão fez boa temporada, mas poderia ter marcado mais gols. Thomas Müller, por outro lado, se beneficiou da eficácia de seus companheiros: o veterano registrou 18 assistências, apesar de ter criado o suficiente para 11.3.

Expected Goals/Assists

Dribles

Ao falarmos sobre dribles, Patrick Wimmer foi o destaque do campeonato, com 6.23 dribles por 90 minutos jogados. O ponta direita foi um dos melhores jogadores do Arminia Bielefeld e vai continuar na primeira divisão, pois assinou contrato com o Wolfsburg recentemente. Davies (Bayern) e Frimpong (Leverkusen), dois laterais, são os únicos defensores entre os 20 primeiros. Duda, Gnabry, Mangala e Wirtz se destacam pelo aproveitamento acima de 64% em suas tentativas de dribles.

Dribles

Postar um comentário

0 Comentários