Pesquisar

Jovens jogadores para ficar de olho na pré-temporada

 Um destaque de cada clube da Bundesliga para ficar de olho na pré-temporada

Boa parte dos clubes alemães já retornaram aos treinos, embora alguns ainda não contem com seus elencos completos ainda. Tipicamente, os clubes costumam realizar alguns jogos amistosos nesse período que antecede o início da temporada, de modo a ganhar ritmo de jogo, testar alternativas e adaptar novos jogadores.

Nesses jogos, jovens jogadores aproveitam a ausência de reforços e as férias estendidas de alguns nomes do elenco para demonstrar seu potencial. Citei um jogador de cada clube da Bundesliga para ficarmos de olho nas próximas semanas.

Exceção feita a Linus Gechter, do Hertha Berlin, todos os jogadores tem no máximo 20 anos e 200 minutos pelo time profissional.

Augsburg - Fabio Gruber

Gruber é um zagueiro destro de 20 anos e 1.88m, recentemente incorporado ao elenco principal do Augsburg. Filho de mãe peruana e pai alemão, o defensor fez todas as categorias de base na Alemanha e se destaca principalmente pelo jogo aéreo, capaz de compensar sua falta de velocidade.

Ele disputou a Regionalliga (4a divisão) na temporada passada, sendo titular em 31 ocasiões. Na atual pré-temporada, Gruber participou de duas partidas até aqui e já marcou um gol, após cobrança de escanteio.

Fabio Gruber marca seu primeiro gol no time profissional - Foto: @FCAugsburg

Bayern - Paul Wanner

Wanner fez sua estreia pelo Bayern na temporada passada, se tornando o jogador mais jovem (16 anos e 15 dias) da história do clube. Ele recebeu sua primeira chance em meio aos casos de Covid-19 no elenco principal e agora pode ter mais minutos para garantir de vez seu espaço. Wanner é um dos vários jovens que tem treinado com o primeiro time nestas semanas iniciais.

Meia canhoto de muito recurso técnico, Wanner tem uma capacidade de drible espetacular e gosta de partir para cima de seus oponentes com a bola dominada. Apesar de jogar contra adversários até dois anos mais velhos, ele segue impressionando pela capacidade de manter a bola sob controle.

A estreia de Paul Wanner na Bundesliga - Foto: @FCBayern

Bochum - Tim Oermann

Após as saídas de Bella-Kotchap e Maxim Leitsch - negociados com Southampton e Mainz, respectivamente -, o Bochum confia em Tim Oermann para ajudar a preencher sua defesa. Após 10 anos nas categorias de base do clube, Tim (18) assinou seu primeiro contrato profissional em junho de 2022.

O zagueiro era o capitão e atuou em 14 das 16 partidas na boa campanha que o Bochum fez na Bundesliga sub-19. Tim tem um jogo aéreo forte e tem participado da série de amistosos que o clube promoveu nessas primeiras semanas de treino.

Tim Oermann - Foto: @VfLBochum1848eV

Bremen - Fabio Chiarodia

O zagueiro italiano fez sua estreia como profissional em dezembro, jogando apenas 1 minuto, e tornando-se o jogador mais jovem a atuar pelo Werder Bremen. Aos 17 anos, Chiarodia já atrai o interesse de grandes equipes do futebol europeu, como o Chelsea e a Juventus.

Ambidestro, o jovem defensor tem como uma de suas características marcantes a qualidade no duelo individual, mesmo contra oponentes mais velhos e mais fortes do que ele. Zagueiro moderno, ele também se sente confortável com a bola nos pés e contribui ativamente na saída de bola, se necessário. Apesar das contratações de Pieper e Stark, Chiarodia pode acabar buscando uma vaga no time titular caso uma oportunidade apareça.

Chiarodia estreou aos 16 anos, 6 meses e 5 dias - Foto: @werderbremen

Dortmund - Tom Rothe

Em meio às especulações sobre uma possível saída de Raphael Guerreiro e a incerteza sobre a contratação de David Raum, o Borussia Dortmund tem em Tom Rothe (17) um nome capaz de assumir a lateral/ala esquerda. Ele disputou duas partidas na Bundesliga 21/22, marcando um gol logo em sua estreia.

Rothe é um defensor alto (1.92m) e competente, que gosta dos duelos diretos, buscando desarmar seus adversários sempre que possível - em algumas ocasiões, chegou a ser escalado como zagueiro. Ele também tem recurso técnico para servir seus companheiros no ataque, com uma preferência por cruzamentos rasteiros.

Eintracht Frankfurt - Marcel Wenig

Após cinco anos na base do Bayern, Wenig (18) trocou o clube bávaro pelo E. Frankfurt, assinou seu primeiro contrato profissional e tem recebido chances para jogar na pré-temporada. Um calendário cheio - consequência também dos jogos da UCL que o clube disputará esse ano - pode ser um atalho para que Wenig ganhe mais minutos.

Ele se sente mais confortável jogando no centro do campo e contribui bastante para progredir a bola, sempre acionando os atacantes e pontas com passes verticais. Apesar de geralmente ocupar uma posição mais recuada, o meia também marcou gols consistentemente durante sua trajetória nas categorias de base.

Wenig assinando seu contrato com o Frankfurt - Foto: @Eintracht_por

Freiburg - Robert Wagner

Christian Streich, o longevo treinador do Freiburg, costuma trabalhar com elencos menores. Diante de uma temporada em que o clube disputará a Europa League, no entanto, novos jogadores serão incorporados: um deles é o meio campista Robert Wagner, das categorias de base.

Aos 18 anos, Wagner renovou seu contrato em janeiro e foi integrado ao elenco profissional nesta pré-temporada. Ele é um meio campista de boa capacidade técnica, sem deixar de lado o vigor físico que a posição exige: Wagner trabalha bastante sem a bola também, apesar de não ser dos melhores marcadores.

Robert Wagner (direita) em partida da 3. Liga - Foto: Beautiful Sports via Imago Images

Gladbach - Yvandro Borges Sanches

Ainda sem minutos no time principal do Borussia Mönchengladbach, Yvandro Borges Sanches (18) já jogou pela seleção de Luxemburgo doze vezes, marcando um gol no caminho. Ele foi finalmente promovido à equipe profissional e deve ficar a disposição de Daniel Farke.

Destro com preferência pela ponta esquerda, Yvandro é um jogador de muita velocidade e com gosto pelo drible. Jogando pela direita, ele costuma buscar a linha de fundo e arriscar cruzamentos para trás. Na última temporada, ele marcou 4 gols e deu 5 assistências durante a Bundesliga sub-19.

Yvandro (direita) com o diretor esportivo Roland Virkus - Foto: @Borussia

Hertha Berlin - Linus Gechter

Um dos únicos pontos positivos da temporada passada do Hertha Berlin foi Linus Gechter. O zagueiro, na época com 17 anos, aproveitou uma crise de lesões para estrear e acumular uma boa experiência pelo time principal.

Capitão do time juvenil, Gechter renovou seu contrato pouco tempo depois e é um dos nomes que podem surpreender no time da capital. O jovem defensor já chegou a marcar um gol na Bundesliga e, mesmo com 1.90m, tem qualidade para sair jogando com a bola dominada.

Linus Gechter (centro) em sua estreia na Bundesliga - Foto: @HerthaBSC_EN

Hoffenheim - Tom Bischof

Considerado um dos grandes talentos da geração alemã, Bischof chegou a flertar com uma saída do Hoffenheim, mas acabou renovando seu contrato até 2025 e estreou na Bundesliga aos 16 anos e 8 meses. Foi o único jogo do meia como profissional até então.

Bischof é um meia canhoto de inteligência acima da média e muito recurso técnico, capaz de oferecer soluções rápidas e se associar bem com seus companheiros de equipe. Apesar de ter completado 17 anos apenas em junho de 2022, o meia finalizou a temporada da Bundesliga sub-19 com 8 gols e 7 assistências: uma participação direta a cada 93 minutos jogados.

Tom Bischof saiu do banco para se tornar o 3° jogador mais jovem da Bundesliga - Foto: @tsghoffenheimEN

Köln - Joshua Schwirten

Desde 2009 no FC Köln, o meio campista Joshua Schwirten (20) tem capacidade para se tornar um dos destaques do time na temporada, caso supere os problemas com lesões que o tem atormentado com certa frequência. Schwirten já foi elogiado por Steffen Baumgart, mas precisa superar a concorrência de Skhiri, Ljubicic e do também jovem Olesen.

Schwirten é um meia de bastante chegada à área e disputou a Regionalliga na última temporada, anotando 7 gols e 4 assistências em 22 jogos. Ele foi titular no primeiro amistoso realizado pelo Köln, contribuindo com 1 gol e 1 assistência em 45 minutos. 

Leipzig - Hugo Novoa 

Novoa (19) foi um dos jogadores que o RB Leipzig buscou na Espanha para integrar suas categorias de base. Ao longo da última temporada, o atacante alternou entre o time sub-19 e o banco do time principal - foram 7 gols e 1 assistência em 6 jogos na Bundesliga sub-19. Seu único gol no profissional (disputou 136 minutos, distribuídos em 8 jogos) ficou marcado pelo recorde de jogador mais jovem a marcar um gol pelo clube.

Hugo Novoa prefere jogar pelas pontas, mas é capaz de atuar centralizado também. O atacante tem habilidade para bater seus adversários em situações de um contra um e faz uso de sua velocidade para entrar na grande área. Além disso, não se esconde do trabalho defensivo, característica que o fez ser relacionado para uma partida oficial por todos os técnicos que passaram no clube.

Leverkusen - Zidan Sertdemir

Novembro de 2021: aos 16 anos, 9 meses e 3 dias, Sertdemir entrou em campo pelo Bayer Leverkusen, tornando-se o jogador mais jovem a atuar pelo clube. Pouco tempo depois (em fevereiro de 2022), no entanto, ele sofreu uma lesão e seu desenvolvimento foi interrompido. Recuperado, o dinamarquês espera ter um impacto maior nesta temporada.

O meia canhoto é um dos vários jogadores que o Leverkusen pinçou para as categorias de base (Wirtz, Iker Bravo - hat-trick no primeiro amistoso - e Madi Monamy entre eles) e, inspirado em Zidane, tem o drible e a visão de jogo como seus pontos fortes. Fisicamente, ele aproveitou o período fora dos gramados para trabalhar sua força e resistência, se preparando para as demandas do futebol profissional.

Sertdemir em uma sessão de treinamentos - Foto: @Bayer04_en

Mainz - Ben Bobzien

Ben Bobzien (19) começou a pré-temporada em alta: o atacante alemão aproveitou os amistosos contra Kiedrich e Wormatia Worms para marcar 3 gols e chamar a atenção do treinador Bo Svensson. Capaz de jogar em qualquer posição no ataque, Bobzien saltou da Bundesliga sub-19 para a Regionalliga em 21/22 e continuou a marcar gols.

Sua adaptação rápida a um nível maior de jogo é uma boa notícia para o Mainz. Rápido e driblador, ele pode encaixar bem na dupla de ataque que Bo Svensson costuma escalar, mas ainda precisa se desenvolver fisicamente.

Bobzien (esquerda), ao lado do diretor esportivo Martin Schmidt - Foto: @1FSVMainz05

Schalke 04 - Niklas Castelle

A concorrência no ataque do Schalke 04 é grande, com Bülter, Polter e Terodde brigando por duas vagas no 4-4-2 que Frank Kramer tem adotado em seus primeiros jogos, mas Niklas Castelle tem algumas semanas para tentar impressionar o treinador. Contratado em janeiro, Castelle saltou das divisões amadoras para a Bundesliga em apenas seis meses.

Castelle (19 anos) é um atacante "a moda antiga", se destacando principalmente pelo jogo aéreo e pela capacidade de finalização dentro da área. Ele participou de um dos três jogos do Schalke até então e pode ser um nome para ficar de olho caso os titulares não estejam disponíveis. Foram 11 participações diretas em gols em 1276 minutos jogados na quarta divisão alemã da temporada passada.

Niklas Castelle - Foto: site oficial do Schalke 04

Stuttgart - Laurin Ulrich

Dono de um dos melhores trabalhos recentes de base na Alemanha, o Stuttgart vem com uma geração forte para os próximos anos. Além de nomes como di Benedetto (meia), Kastanaras (atacante) e Mattis Hoppe (lateral), o clube conta com Laurin Ulrich, destaque de 17 anos. No clube desde seus 11 anos, Ulrich vinha sendo cobiçado pelo Bayern, mas decidiu permanecer e renovou seu contrato com os suábios.

Ulrich é um meia alemão muito criativo, capaz de jogar recuado e também nas pontas. Suas principais características são a condução associada ao drible e o passe que quebra linhas de marcação. Recentemente, Ulrich fez parte da campanha da Alemanha na Euro sub-17, jogando pelo setor esquerdo.

Ulrich, em treinamento - Foto: @VfB

Union Berlin - Aljoscha Kemlein

Volante e capitão da equipe sub-19 do Union Berlin aos 17 anos, Kemlein vive a expectativa de ser integrado ao elenco profissional. Ele tem participado dos amistosos realizados pelo clube da capital e tem recebido elogios. Foi convocado para as seleções de base pela primeira vez em 2022.

Kemlein é um meio campista de bom passe e que gosta do duelo direto com seu oponente, buscando o desarme. Por vezes ele exagera e calcula mal a jogada, deixando espaço às suas costas, mas é algo que será corrigido conforme amadurece.

Kemlein (centro) em amistoso contra o Viktoria Berlin - Foto: @fcunion_en

Wolfsburg - Kevin Paredes

Paredes saiu da Major League Soccer e assinou pelo Wolfsburg em janeiro de 2022, mas não chegou a jogar muitas vezes - foram apenas 15 minutos em campo. Pressionado na briga contra o rebaixamento, Florian Kohfeldt optou por dar um tempo maior para Paredes se adaptar ao futebol europeu.

Sob o comando de um novo treinador (Niko Kovac), o americano tem a pré-temporada para demonstrar seu potencial. Após surgir como um ponta, Paredes transitou para um papel de ala pela esquerda, fazendo uso de sua velocidade e tabelando com seus companheiros para criar chances no ataque. Paredes gosta também de carregar a bola e atacar a grande área.

Paredes foi apresentado em janeiro - Foto: @VfLWolfsburg_PT

Postar um comentário

0 Comentários