Pesquisar

Alemães pelo Mundo #25

 Confira quais jogadores e treinadores se destacaram ao longo da temporada

Áustria

Foi mais uma temporada de sucesso para o RB Salzburg, campeão da liga e da taça nacional, na Áustria. Matthias Jaissle, de apenas 34 anos, assumiu o clube após a saída de Jesse Marsch para o RB Leipzig e fez um belíssimo trabalho: além dos dois títulos conquistados, o jovem treinador colocou o RB Salzburg nas oitavas de final da Champions League (acabaram eliminados pelo Bayern). Jaissle foi o técnico mais jovem a vencer a liga austríaca e encerrou a temporada com 48 jogos disputados, sendo 36 vitórias, 7 empates e apenas 5 derrotas - ele tem recebido sondagens de clubes da Bundesliga recentemente.

Jaissle (direita), o mais jovem a conquistar uma dobradinha - Reprodução: @FCRBS_en

Karim Adeyemi (20) também se destacou na temporada do clube austríaco: o atacante foi o artilheiro da liga nacional e recebeu sua primeira convocação para a seleção principal da Alemanha. Somando todas as competições da temporada, foram 22 gols e 7 assistências: uma participação direta em gol a cada 97 minutos jogados. O desempenho de Adeyemi chamou tanto a atenção que o Borussia Dortmund pagou 30 milhões de euros para contratá-lo.

Bélgica

O atacante Deniz Undav (25) foi um dos grandes destaques da temporada na Pro League e venceu o prêmio de Jogador do Ano. Ele já tinha se destacado no ano passado, quando marcou 17 gols na campanha de acesso do Union Saint-Gilloise à primeira divisão belga e subiu ainda mais seu nível ao disputar uma divisão de elite europeia pela primeira vez na carreira: foram 26 gols e 12 assistências na liga, números que renderam a ele o prêmio de artilheiro e a terceira posição entre os melhores assistentes. Seu desempenho manteve o USG forte na disputa do título durante toda a época, mas o clube acabou sendo superado pelo Club Brugge na reta final. Undav, no entanto, garantiu mais um salto em sua carreira: ele foi vendido ao Brighton pelo valor de 7 milhões de euros.

Deniz Undav, o Jogador do Ano na Bélgica - Reprodução: @ProLeagueBE

Espanha

Em uma temporada marcada por altos e baixos, Toni Kroos correspondeu quando necessário. O experiente meia alemão esteve em destaque na final da Champions League, por exemplo, e conquistou o seu quinto título da competição (ninguém na era moderna venceu a UCL mais do que ele). Aos 32 anos, a tendência é que Kroos renove seu contrato e siga jogando pelo Real Madrid por pelo menos mais dois anos.

Kroos conquistou sua quinta "orelhuda" - Reprodução: @ToniKroos

França

Alexander Nübel também passou por momentos instáveis (especialmente no começo da temporada), mas termina o ano em alta. Emprestado pelo Bayern, o goleiro de 25 anos teve boa participação na arrancada do Monaco (9 vitórias nos últimos 10 jogos) que terminou com o clube garantindo a classificação para as fases preliminares da Champions League. Nübel foi titular nas 38 partidas da Ligue 1 e terminou sem sofrer gols em 11 delas - utilizando a métrica dos expected goals, ele evitou 7.4 gols, o melhor número da liga. Ele ainda tem um ano restante em seu contrato de empréstimo e deve continuar na França.

Nenhum goleiro na França salvou mais gols acima do esperado do que Nübel - Reprodução: @StatsBomb 

Holanda

Mario Götze se juntou ao treinador Roger Schmidt dois anos atrás no PSV e a parceria seguiu rendendo frutos na atual temporada. Götze foi titular em grande parte das partidas do PSV na temporada e se transformou em um dos líderes do elenco - ao todo, o alemão marcou 12 gols e distribuiu 11 assistências, entre liga, copa e competições europeias. O título da Eredivisie não veio (foram 81 pontos na liga, 2 a menos que o campeão Ajax), mas os alemães conquistaram a KNVB Beker (copa nacional), vencendo o Ajax de virada e encerrando uma seca de 10 anos do PSV na competição. Roger Schmidt optou por deixar o clube ao fim de seu contrato e assinou com o Benfica - especula-se que Götze possa fazer o mesmo caminho para a temporada que vem.

Götze (direita) com a taça da KNVB Beker - Reprodução: @MarioGoetze

Inglaterra

Sob o comando do treinador Thomas Tuchel, o zagueiro Antonio Rüdiger transformou-se em um dos melhores do mundo na posição e fez uma temporada de destaque, sendo parte vital de uma das melhores defesas da Europa. Aos 29 anos, o zagueiro vai deixar o Chelsea sem custos ao final de seu contrato e tem atraído a atenção de grandes clubes da Europa (ainda não foi oficializado, mas o Real Madrid é o favorito para sua contratação). Em sua primeira temporada completa no comando do Chelsea, Tuchel disputou 3 finais (Carabao Cup, FA Cup e Mundial de Clubes) e venceu um título.

Jürgen Klopp, outro alemão, foi quem parou Tuchel em duas dessas finais: seu Liverpool derrotou o Chelsea, nos pênaltis, na Carabao Cup e na FA Cup. Aos 54 anos, Klopp chegou ao décimo primeiro título conquistado na carreira. O ex-treinador do Borussia Dortmund ainda conduziu o Liverpool à final da Champions League (acabou superado pelo Real Madrid) e ao vice-campeonato (92 pontos) da Premier League.

Klopp e todas as taças que conquistou pelo Liverpool - Reprodução: @LFC

Suíça

André Breitenreiter foi outro treinador alemão em destaque pela Europa. Treinando o FC Zürich, Breitenreiter fez uma campanha espetacular (23 vitórias, 7 empates e 6 derrotas) e conquistou o título suíço com quatro rodadas de antecedência, interrompendo um jejum de 13 anos do clube no país e quebrando a sequência de quatro títulos seguidos do Young Boys. Após o título, o alemão foi contratado pelo Hoffenheim até 2024, substituindo Sebastian Hoeness - André trabalhou anteriormente em Hannover, Paderborn e Schalke na Alemanha.

André Breitenreiter, o novo treinador do Hoffenheim - Reprodução: @tsghoffenheim

Postar um comentário

0 Comentários