Pesquisar

Gigantes de um tempo: por onde andam os maiores campeões da DDR-Oberliga (parte 2)

Tradicional e vencedor, o Dynamo Dresden mediu forças com a filial de Berlim, exercendo, por um bom tempo, o posto de mais dominante e mais aterrorizante equipe da Alemanha Oriental  

Foto/Reprodução: Archiv Dresdner Fußballmuseum
Foto/Reprodução: Archiv Dresdner Fußballmuseum

Dominantes dentro da Alemanha Oriental, Dynamo Berlim, Dynamo Dresden, Vorwärts Berlim, Carl Zeiss Jena e FC Magdeburg não conseguiram repetir o feito no país unificado. Esmagados por um sistema econômico que não era o seu, os times da antiga República Democrática Alemã sofrem para alcançar a elite do futebol nacional, amargando tristes posições nas divisões inferiores do país.

Com o intuito de iluminar o passado glorioso e apresentar o presente de luta, este texto, dividido em cinco partes, falará sobre cada um dos cinco maiores times da DDR-Oberliga. Dos títulos ao ostracismo, em alguns casos, os gigantes de uma era merecem que a sua história permaneça viva, até que tenham os holofotes para poderem, eles mesmos, contarem os seus feitos. 

Falamos, no primeiro texto da série “Gigantes de um tempo”, sobre o Dynamo Berlim, o maior vencedor do antigo campeonato da Alemanha Oriental. Neste segundo, a bola da vez é o Dynamo Dresden, mais antigo, mais tradicional e, porque não, o irmão mais velho dos gigantes da capital. 

O Dynamo Dresden, fundado em 1953, tem as mesmas origens do Dynamo Berlim, criado alguns anos depois. Oito vezes campeão da DDR-Oberliga, oito vezes vice-campeão da competição e seis vezes terceiro colocado, a equipe da Saxônia é o time que mais vezes figurou entre os três primeiros do maior campeonato da Alemanha Oriental. 

O mais popular dentre todas as equipes do lado vermelho da Alemanha, a equipe de Dresden foi fundada pela Stasi, assim como a de Berlim, para ser dominante e vencedora. Contando com uma “forcinha” da polícia e do governo, o Dynamo Dresden reuniu, em pouco tempo, os melhores jogadores dos outros times ligados a Stasi, montando um elenco poderoso e uma ótima infraestrutura, se comparada as demais. 

Curiosamente, alguns anos depois, o time se encontraria do outro lado da mesa de “negociações”, sendo ele o responsável por ceder os seus maiores talentos para outro clube da Stasi, o Dynamo Berlim, o mais novo e mais importante projeto da polícia da Alemanha Oriental.

Foto/Reprodução: imago images / Fred Joch

As origens:

A cidade de Dresden já vivia o futebol muito antes da criação do Dynamo Dresden, seu grande representante. O Dresdner FC, clube local durante o regime nazista, já havia sido bicampeão nacional, ganhando os títulos de 43 e 44. Vitorioso em um tempo sombrio, o Dresdner FC foi dissolvido no pós-guerra, em um processo de rejeição a tudo que estava ligado ao nazismo. 

Em 1946, já sob o comando das forças aliadas, foi fundado o SG Friedrichstadt, que não duraria mais de quatro anos, tendo o seu fim decretado em 1950 por ser considerado muito “burguês”. Os times de Dresden cresciam, venciam e perdiam juntamente com os sistemas políticos do seu país. “Eliminado” por ser muito burguês, a cidade viu os seus próprios detratores, o governo comunista, o transformarem em potência, até necessitarem de outra estratégia política, um time vencedor na sede do país, e os boicotarem mais uma vez.

Não há como dissociar a imagem dos times de Dresden do poder. Seus caminhos foram criados, moldados e finalizados por ele. A Stasi, patrona do clube, foi quem o alçou às glórias e quem o relegou as derrotas. Criado para ser um clube alinhado com o governo, teve, no governo, os grandes responsáveis pela sua queda. Para a sua fundação, foram trazidos jogadores dos outros clubes filiados à polícia, em uma clara tentativa de transformar a equipe da Saxônia no maior dos Dynamos. Mas o favoritismo da alta cúpula policial com o time de Dresden não duraria para sempre. O fim da lua de mel veio quando Erich Mielke, querendo um novo clube dominando a liga, esvaziou o Dresden para consagrar outro Dynamo, o de Berlim, como contamos no texto anterior.

Foto/Reprodução: Dynamo-Dresden.de

Ruínas e glórias:

Sem seus principais atletas, dentre eles alguns que já atuavam na seleção nacional, o Dynamo Dresden viu, de um dia para o outro, todos os seus titulares reforçarem o seu irmão mais novo. Com jogadores jovens, inexperientes e que não jogavam na equipe principal, o time entrou em um grave declínio, saindo do posto de um dos principais clubes do país para se tornar uma equipe de quarta divisão, retornando à DDR-Oberliga apenas em 1962.

Depois de voltar à elite, o Dynamo Dresden passou por alguns sufocos, como duas lutas contra o rebaixamento, até viver o auge da sua história. Mas se enganou quem imaginava que o time mais popular do país ficou sem aliados para confrontar o seu maior rival. Três poderosos políticos locais (Hans Modrow, Manfred Scheler e Horst Böhm) ajudaram o Dresden a se reerguer, se tornando ainda maior e conquistando cinco dos seus oito títulos em um período de oito anos, entre 1970 e 1978. 

O Dynamo Dresden parecia contrariar o que queriam os seus “donos”, vencendo títulos e mais títulos muito antes da equipe de Berlim. Com seis campeonatos nacionais, à época, tendo vencido o seu primeiro em 1952, quando ainda era a grande força dentre os times ligados a polícia, o time sucateado para o nascimento dos rivais da capital provocou um racha na Stasi, patrona dos dois clubes. 

A rivalidade interna começou com Horst Böhm, major general da Stasi na região da Saxônia, que, a despeito dos interesses de Erich Mielke, fortaleceu o time local, liderando, na polícia e na torcida, um sentimento de intensa rivalidade com os parentes de Berlim. 

Porém, apesar do grande momento vivido na década de 70, o time da Saxônia não demorou para ver o Dynamo Berlim alçar voos maiores na DDR-Oberliga. Com dez títulos em dez anos, a equipe de Berlim dominou o país, sendo deposta, justamente, pelo Dresden, que venceu dois campeonatos nacionais de maneira consecutiva, um em 1989 e outro em 1990. 

Foto/Reprodução: Reuters

Da DDR-Oberliga para a Bundesliga:

Depois de um período de 14 anos com troféus caindo nas mãos da Stasi, seja em Berlim ou em Dresden, o Hansa Rostock venceu o campeonato de 1991, o último realizado no país. Com a queda do muro de Berlim e o fim da Alemanha Oriental e, consequentemente, da Stasi, os Dynamos perderam muita força, sofrendo nos primeiros anos de Bundesliga. 

Depois da reunificação, o Dynamo Dresden ficou por quatro temporadas na Bundesliga, entre 1991 e 1995, caindo para as divisões inferiores desde então. Apesar disso, o Dresden é, dentre os principais clubes da DDR, o que mais frequentemente é visto nas divisões de cima, tendo jogado a última temporada da 2.Bundesliga, antes de ser rebaixado para a 3.Liga, quando terá a oportunidade de enfrentar um dos seus grandes rivais, o FC Magdeburg.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Step into certainly one of our four unique VIP gaming areas tailored to those looking to cash on|put cash into} their gaming expertise with greater jackpots. Specifically, the sum of all the person losses is used to fund the large jackpots. Therefore, to supply engaging jackpots, many gamers must lose all of their Tuesday night bankroll. The bonus may take the form of quantity of|numerous|a selection of} free https://thekingofdealer.com/sm-casino/ spins, or the player could also be} presented with a "second display screen" bonus.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)