Pesquisar

Contando com o ex-jogador Grafite, Bundesliga volta a organizar ativação social no Vidigal

 O Common Ground passa pela segunda vez pela Vila Olímpica da Comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro

         Grafite com mentores e crianças da Comunidade do Vidigal em evento da Bundesliga no Rio de Janeiro (Foto de Fussball Brasil).

No último sábado (13), as crianças do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de participar de mais um evento proporcionado pela parceria entre a Bundesliga e a comunidade local. O evento ocorreu na Vila Olímpica, que passou por uma reforma significativa há cerca de dois anos. Em 2022, este complexo esportivo, com mais de 30 anos de história e que desempenhou um papel crucial na formação de jovens da região, recebeu melhorias importantes graças ao apoio direto do futebol alemão.

Junto com a Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, essas iniciativas incluíram a restauração da quadra poliesportiva, a instalação de um campo de grama sintética e a melhoria das instalações, como vestiários e estruturas hidráulicas, visando o bem-estar social dos moradores. Melhorias que não só apenas promovem a prática esportiva, mas também contribuem para o desenvolvimento e integração da comunidade local, oferecendo espaços adequados para atividades físicas e recreativas.

Na edição atual do evento, as atividades começaram por volta das 8h30 da manhã e incluíram torneios de futsal para as categorias Sub-12 e Sub-15. Além disso, houve uma "Watch Party" com a transmissão no telão de duas partidas da 29ª rodada da Bundesliga 23/24, que foram FC Bayern de Munique vs. 1. FC Colônia e VfB Stuttgart vs. Eintracht Frankfurt. Um destaque especial foi a presença de Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, atualmente comentarista da Rede Globo.

Grafite é uma figura ilustre no mundo do futebol, especialmente na Bundesliga, onde fez história durante sua passagem pelo VfL Wolfsburg. Ele foi campeão e artilheiro da Bundesliga na temporada 2008/09, quando atuava pela equipe dos Lobos. Atualmente, Grafite é embaixador do clube, e sua presença no evento certamente agregou valor e inspiração aos participantes, compartilhando sua experiência e conhecimento do esporte.


Vila Olímpica do Vidigal (Foto de Fussball Brasil).

É inspirador ver como a Bundesliga tem utilizado sua influência para promover o Common Ground ao redor do mundo, revitalizando comunidades e proporcionando oportunidades para crianças e adolescentes se envolverem com o esporte, especialmente a cultura do futebol alemão. Essas iniciativas não só promovem a prática esportiva, mas também transmitem valores como trabalho em equipe, respeito e inclusão.

Países como Estados Unidos (Nova Iorque), México (Cidade do México), Indonésia (Jacarta), Polônia (Zarbze), Nigéria (Lagos), Argentina (Buenos Aires) para além da própria Alemanha (Berlim) já tiveram edições do Common Ground. É evidente que a Bundesliga está ampliando seu alcance e impacto global como poucos fazem, levando os benefícios do esporte para diversas culturas e comunidades. Além disso, ao incluir jogadores e ex-jogadores com vínculos com a liga, como Grafite, para esses eventos, a Bundesliga não apenas fortalece sua marca internacionalmente, mas também estreita conexões significativas entre os participantes e os ícones do esporte.

Imagens do evento Common Ground realizado em abril de 2024 na comunidade do Vidigal (Fotos de Fussball Brasil).

Iniciativas como essas demonstram o compromisso da Bundesliga em promover o futebol como uma força positiva para o desenvolvimento pessoal e comunitário em todo o mundo.


Postar um comentário

0 Comentários