Pesquisar

Encontrando um novo zagueiro para o Dortmund a partir de estatísticas

 Usando estatísticas para encontrar possíveis reforços

   A reformulação na zaga do Borussia Dortmund já começou, com a contratação de Niklas Süle, em fim de contrato com o Bayern, oficializada em fevereiro deste ano. Ainda assim, não se descarta a busca por outro defensor, especialmente com os rumores sobre uma possível venda de Akanji circulando há algum tempo - ele teria inclusive rejeitado algumas ofertas de renovação. Além disso, Hummels completou 33 anos recentemente e vai caminhando para o final de sua carreira.

    Não é exagero dizer que a defesa do Borussia Dortmund tem mantido o clube longe de uma briga real pelo título da Bundesliga. Na campanha do título em 2011/2012, foram apenas 25 gols sofridos durante toda a competição - desde então, os números variaram entre 34 e 46 e o clube não foi capaz de vencer a liga nacional novamente, mesmo quando manteve o desempenho ofensivo. A solidez defensiva de um clube logicamente vai muito além dos zagueiros escolhidos pelo treinador, mas para os propósitos deste texto é nessa questão que iremos focar.

Gols marcados e sofridos pelo Dortmund, por temporada

    Durante a temporada atual (21/22), Akanji e Hummels tem sido os zagueiros mais utilizados pelo técnico Marco Rose: ambos atuaram juntos em 16 das 27 partidas até aqui, falhando jogos quase sempre por motivos físicos, não por opção. O Borussia Dortmund atuou sem nenhum deles em apenas 3 rodadas da Bundesliga. Analisando os números de cada um, a intenção é encontrar alguém que se encaixe na equipe e possa melhorar alguns aspectos.

Borussia Dortmund | Minutos jogados por rodada na atual temporada

    Antes de filtrar a lista com todos os defensores das 5 principais ligas da Europa (por uma limitação nos dados, não será possível buscar jogadores de outros países), as seguintes estatísticas foram selecionadas: % desarmes vencidos, % duelos aéreos vencidos, % sucesso em pressões, dribles sofridos por 90 min, passes longos por 90 min, % sucesso em passes longos e passes progressivos por 90 min. Os números absolutos de cada jogador acabam influenciados pela maneira como cada equipe atua, então avaliar a porcentagem parece ser a opção mais confiável em alguns casos. Além disso, só foram considerados jogadores que atuaram em pelo menos 14 partidas (aproximadamente metade da temporada) em suas respectivas ligas.

Estatísticas de Akanji, Hummels e Süle

    Tomando como referências alguns dos valores acima, criamos uma primeira lista, usando todas as estatísticas previamente escolhidas. Considerando que Süle já demonstrou ao longo de sua carreira ter capacidade para jogar com a bola nos pés, criamos uma segunda lista, subindo o nível de exigência e focando apenas nas estatísticas defensivas, para observar quais novos jogadores aparecem. O resultado final, agrupando as duas listas, conta com 26 jogadores.

   Excluindo alguns dos nomes por se tratarem de transferências improváveis, sobram 15 nomes: Alderete, Disasi, Djiku, Djimsiti, Ginter, Hack, Niakhaté, Omari, Salisu, Nico Schlotterbeck, Hanley, Hountodji, Soumaro, o próprio Süle e Thomas. O Borussia Dortmund não costuma contratar muitos jogadores em idades avançadas, então restringi a lista ainda mais, definindo 26 anos como a idade máxima possível.

Nomes excluídos da lista final

    Selecionados os nomes da lista final, é hora de comparar as estatísticas de cada um deles e decidir pela melhor opção. 

Lista final

    O jovem Omari (21), do Rennes, tem os melhores números em passes longos, mas está abaixo do restante nas estatísticas defensivas, enquanto Salisu aparece quase que na situação contrária. Alderete não lidera nenhuma das métricas e é o pior em duas delas, então também será descartado. Botman aparenta ter um 1x1 e um jogo aéreo muito forte, superando inclusive Akanji, Hummels e Süle - seu baixo número de passes progressivos poderia ser explicado pela menor média de posse de bola do Lille (49.1%) em relação ao Dortmund (59.1%), mas ele ainda costumar pressionar menos e tem sido especulado em outros gigantes europeus, fator que poderia demandar um investimento mais elevado. Disasi, francês de 24 anos, aparece como uma boa opção: apesar de ter a menor taxa de sucesso em duelos aéreos, esse valor ainda supera os aproveitamentos da atual dupla de zaga do Dortmund e sua capacidade de pressionar encaixaria bem com o que o clube espera.

    Minha escolha, no entanto, é Nico Schlotterbeck, do Freiburg. Habituado a liga e acostumado a pressionar, ele tem uma excelente taxa de sucesso em duelos aéreos, é um dos melhores em desarmes e tem bons números de passes progressivos. Necessitando de resultados rápidos, o idioma não seria um problema para ele e ainda existe a possibilidade de formar a dupla de zaga da seleção principal com Süle. Ele tem sido bastante especulado no Borussia Dortmund e os números sugerem que poderia realmente ser um belo reforço.

    Finalizando, é sempre bom lembrar que uma análise completa de um jogador não deve ficar apenas nos números - por si só, eles não servem como forma de avaliação geral, mas como uma ferramenta de auxílio. Observar partidas e também fatores externos ao jogo continuam sendo parte fundamental do processo de contratação de jogadores, mas a análise dos números é um exercício interessante de se fazer.

Postar um comentário

1 Comentários

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)