Pesquisar

Como é cada vez mais notório o destaque e a presença de jovens técnicos na Bundesliga

Nagelsmann, Adi Hütter, Jesse Marsch e Marco Rose são um dos destaques entre os técnicos na Bundesliga. (Foto: Ivan Gabriel/FussballBR)

A Bundesliga que é conhecida principalmente pelo estilo de jogo, torcidas calorosas e revelações de jogadores, nas últimas temporadas a revelação de técnicos também têm se tornado um grande atrativo.

Nomes como Julian Nagelsmann, Adi Hütter, Marco Rose, Pellegrino Matarazzo, Urs Fischer, Bo Svensson, Oliver Glasner e os recém chegados Jesse Marsch e Gerado Seone. Eles chamam a atenção dentro da liga. 

Captação de treinadores

Grande parte desses técnicos são de países vizinhos como Dinamarca, Suíça e Áustria. Assim como é feito com os jogadores, os técnicos são identificados pelos clubes alemães, logo depois de ter um trabalho notório em suas respectivas ligas onde estão trabalhando.

Pellegrino Matarazzo e Jesse Marsch, são estadunidenses, além de significar o crescimento do futebol nos Estados Unidos, mostra como o sistema de recrutamento e análise dos clubes melhoraram. Os dois fizeram o primeiro duelo entre técnicos norte-americanos da história da Bundesliga. Leia mais sobre em a presença norte-americana na Alemanha entra em uma nova etapa na história da Bundesliga.


Pellegrino Matarazzo (e) cumprimentando Jesse Marsh (d) - Foto: EPA-EFE/FILIP SINGER

A escola RB

Entre os 9 principais técnicos recém chegados, 4 estiveram presentes nos projetos do RB Salzburg, New York Red Bulls ou RB Leipzig. São eles Julian Nagelsmann, Adi Hütter, Marco Rose e Jesse Marsch.

O futebol implementado pela marca é um futebol intenso, agressivo e rápido. Isso é um grande fator a favor da Bundesliga, o que enriquece a qualidade de jogo das partidas e do trabalho.

O casamento com a filosofia alemã é perceptível, dentro os trabalhos nos clubes, um pré-requisito básico é o desenvolvimento de jogadores.

A tendência de técnicos jovens vai continuar?

O trabalho com técnicos jovens tende evoluir e ser ainda mais nítida no decorrer dos anos. Assim como é feito com as categorias de base de jogadores, os clubes alemães devem investir não só em técnicos jovens para o time principal, mas como também para prepará-lo para o longo prazo.

O futebol passa por mudanças e grandes rupturas, o processo dos clubes reinventarem suas comissões técnicas é mais uma das diversas mudanças que vamos ver. É uma crescente positiva e mostra como as novas idéias estão sendo aceitas, já que nem sempre foram assim.

Postar um comentário

0 Comentários