Pesquisar

A presença norte-americana na Alemanha entra em uma nova etapa na história da Bundesliga

Montagem colocando frente a frente Marsch e Matarazzo. Foto: Divulgação/Imago.

O jogo entre RB Leipzig e VfB Stuttgart desta sexta-feira, às 15h30, pela segunda rodada da Bundesliga 2021/22 pode parecer apenas mais um jogo qualquer, mas não. A novidade desse ano será o confronto não mais entre jogadores, mas agora de técnicos norte-americanos, Jesse Marsch pelo RB Leipzig e Pellegrino Matarazzo pelo VfB Stuttgart.

Jesse Marsch acabou de chegar ao RB Leipzig depois de bons trabalhos nos parceiros RB Nova York e RB Salzburg. Com um estilo de jogo bastante agressivo e vertical, ele começa um trabalho promissor, apesar do início pouco convincente com derrota diante do Mainz na abertura da Bundesliga.

Pellegrino Matarazzo, do outro lado, está no Stuttgart desde 2019, fazendo parte da campanha que levou o time de volta à elite do futebol alemão. Depois de bons trabalhos na base do Nuremberg e Hoffenheim, chegando até a trabalhar como assistente com o ex-técnico do Leipzig, Julian Nagelsmann, o treinador faz um ótimo trabalho nos suábios, que já começou com uma goleada por 5 a 1 na estreia contra o Greuther Fürth, colocando o time na ponta da tabela pelo menos após a primeira rodada.


Os EUA ao longo da história na Bundesliga

Embora a presença de técnicos seja algo recente, a participação de jogadores norte-americanos na Bundesliga acontece desde 1964 quando Andy Mate jogou uma temporada pelo Hamburgo. Desde então, a liga alemã já contou com grandes nomes como Landon Donovan, astro norte-americano que jogou tanto por Bayer Leverkusen quanto Bayern de Munique e fez história pela seleção do país. 

O caso de sucesso mais recente foi com Christian Pulisic, jogador que chegou ainda nas categorias de base do Borussia Dortmund em 2015 até brilhar pela equipe principal e ser vendido ao Chelsea em 2019. De lá para cá outros jovens estadunidenses vieram e, nessa temporada da Bundesliga, a presença dos EUA em solo alemão é algo marcante.

Você pode não ter percebido, mas a 'colonização' de treinadores e jogadores norte-americanos cresce cada vez mais nas terras alemãs, principalmente nos últimos anos com jovens jogadores e agora técnicos marcando presença nos principais times do país. Confira agora alguns nomes para ficar de olho ao longo da temporada.

Promessas virando realidade na Alemanha

A temporada 21/22 será provavelmente marcada pela atuação de jovens jogadores norte-americanos. Embora Joshua Sargent tenha deixado a Bundesliga após o rebaixamento do seu time Werder Bremen, rumo à Inglaterra, onde veste agora a camisa do Norwich, outros recém adultos chegaram muito bem.


Giovanni Reyna

Reyna comemorando seu gol contra o Frankfurt na abertura da Bundesliga. Foto: Divulgação/Imago.

O grande destaque é Giovanni Reyna, jogador do Borussia Dortmund que vai para a sua segunda temporada no clube, assumindo inclusive a camisa 7 deixada por Jadon Sancho. Com apenas 18 anos, Reyna já faz parte do time titular do Borussia, marcando 7 gols e 8 assistências na última temporada. Esse ano inclusive, em apenas 2 jogos já registrou um gol e uma assistência.


Joe Scally

Joe Scally no jogo contra o Bayern de Munique. Foto: Reprodução/Imago.

Passando pelo outro Borussia, o Mönchengladbach , também tem um norte-americanos recém promovido com status de titular no time. Joe Scally, Lateral Direito de 18 anos, acabou de chegar à equipe profissional depois de um ano na base. Chegando a jogar tanto pela lateral esquerda quanto direita nos amistosos de pré-temporada, ele já jogou nas duas partidas da temporada, inclusive com uma atuação segura contra o todo poderoso Bayern de Munique. É um nome promissor para ficar de olho.


Tyler Adams

Tyler Adams no jogo contra o Mainz. Foto: Reprodução/Imago.

Depois de oito anos pelo RB New York, Tyler Adams, meio-campista de 22 anos, chegou ao Leipzig em 2019 e vem ganhando espaço no time, seja com Julian Nagelsmann e agora com Jesse Marsch. O jogador já tem 52 partidas na Bundesliga, marcando um gol. Contudo, sua melhor função é no meio do time ajudando a construir jogadas com ótimos passes e roubadas de bola, além de partir em velocidade quando necessário.


Chris Richards

Chris Richards durante um treinamento pelo Bayern. Foto: Markus Fischer/Passion2Press.

Por último mas não menos importante, talvez o jogador norte-americano mais 'experiente' na Bundesliga. Chris Richards, com apenas 21 anos, já marca presença na Alemanha desde 2018 quando foi contratado pelo Bayern vindo do FC Dallas. É verdade que o defensor ainda não teve grandes chances no time titular do Bayern, chegando a jogar no time B, mas foi em uma curta passagem pelo Hoffenheim em 2021 que o jovem se destacou, voltando rapidamente para Munique. Embora só tenha 15 jogos pela Bundesliga, ele fez parte do elenco campeão alemão em 2020 e 2021, além das duas últimas Supercopas da Alemanha. Busca agora, quem sabe, um espaço como titular no Gigante da Baviera.


Entre jogadores e técnicos vindos dos Estados Unidos, quem mais se beneficia com a presença norte-americana na  Alemanha é Gregg Berhalter, técnico da seleção nacional dos EUA. Com tantas promessas jogando em nível internacional, é de se esperar uma geração de ouro durante os próximos anos.

Postar um comentário

0 Comentários