Pesquisar

Oliver Batista Meier: o alemão-brasileiro que em breve terá que decidir seu futuro

Jovem da base do Bayern de Munique é filho de mãe brasileira e pai alemão, e poderá decidir no futuro qual país defender, além de já ter toda uma história na base da seleção alemã

Oliver Batista Méier (Foto: Reprodução/DFB)
Nascido em Kaiserlautern, na Alemanha, no dia 16 de fevereiro de 2001, Oliver Batista Meier é um jovem alemão que atua nas divisões de base do FC Bayern München. Filho da brasileira Noelia Batista que é natural de Fortaleza-CE, e do alemão Xaver Meier. 

O garoto como um "bom brasileiro" começou a dar seus primeiros toques na bola muito jovem. Foi justo na tradicionalíssima equipe de sua cidade natal que Oliver deu seus primeiros passos, no clube 1. Fußball-Club Kaiserslautern, atuando nas primeiras categorias de base, e chamando atenção por suas boas performances. Oliver joga aberto pela ala esquerda, mas também sabe exercer a função de falso nove, àquela clássica na entrada da área. É um jogador veloz, de dribles curtos e com boa finalização.

Abaixo um vídeo do menino aos seis anos de idade já mostrando sua habilidade


   

Oliver pela Base do FC Bayern


Aos 15 anos de idade, Oliver chamou atenção do gigante Bayern München, que desembolsou cerca de 500 mil Euros na compra do jovem. Ao chegar na Baviera atuou pela equipe Sub-17 e logo ganhou projeção. Em setembro de 2017, Oilver marcou cinco gols numa vitória do Bayern Sub-17 por 7 a 0 (Vídeo abaixo) .

No fim da temporada se consagrou-se campeão alemão Sub-17, após vencer o Werder Bremen por 2 a 1.  Ao todo, atuando pelo Bayern Sub-17 foram 43 partidas, 30 gols e 25 assistências. Números massivos que sempre chamaram atenção.

 

Na temporada 2018/19 após ser promovido de categoria, Oliver Batista Meier disputou a A-Junioren Bundesliga Süd/Südwest - torneio regional para jovens do sul e sudoeste da Alemanha - pelo Bayern Sub-19. Começou a temporada muito bem marcando quatro gols e distribuindo cinco assistências nas sete primeiras partidas da temporada, além de fazer boas participações na UEFA Youth League, inclusive marcando dois gols numa vitória contra o Celtic, da Escócia.

A boa sequencia que seria interrompida na partida contra o AEK Athens, pela UEFA Youth League, no dia 2 de outubro de 2018, quando rompeu os ligamentos do tornozelo e precisou passar por cirurgia. Entretanto, o jogador ficou cerca de seis meses sem pisar nos relvados, e só voltou em abril de 2019 contra o Karlsruher. No fim de 2018, na premiação Fritz Walter feita pela DFB (Deutscher Fussball Bund), Oliver ganhou a Medalha de Prata, sendo o segundo melhor jogador na categoria sub-17, que é considerada uma das mais altas premiações para jogadores juvenil da Alemanha.

Para a próxima temporada, Oliver Batista Meier fará parte do FC Bayern II, que recentemente conquistou o acesso à 3. Liga, equivalente a terceira divisão do campeonato alemão. Oliver também já participou de amistosos e treinos com a equipe profissional, além de estar no time do FC Bayern no game FIFA 19, com 63 de overral e 85 de potencial. Após regressar de sua lesão, Oliver disse que lutará por uma vaga no plantel principal e que este é o objetivo dele. Oliver Batista Meier é um dos máximos artilheiros da base do FC Bayern na atualidade, juntando todas as categorias soma 45 gols e 37 assistências, talento a ser lapidado

Oliver Batista Meier em ação pelo FC Bayern na UEFA Youth League (Foto: Reprodução/FC Bayern München Junior Team Twitter)


Seleção Alemã

Oliver em ação pela seleção alemão sub-17 (Foto: Getty Images)
Oliver Batista Meier estreou com a camisa da Die Mannschaft no Sub-15, convocado por Michael Feichtenbeiner para dois amistosos diante da Holanda em maio de 2015. Em seguida já em 2016, subiu mais um degrau e chegou ao Sub-16, onde disputou oito jogos e marcou dois gols. Na época foi convocado por Michael Prus, que posteriormente contaria com Oliver também no Sub-17. Portanto o convocou Oliver para amistosos, Eliminatórias da Euro Sub-17 e para a própria Euro Sub-17 após a respectiva classificação. Na Euro a Alemanha foi eliminada na fase de grupos após duas derrotas para Holanda (3 a 0) e Espanha (5 a 1), respectivamente, e apenas uma vitória diante da Sérvia (3 a 0).

Oliver é visto como uma das grandes jóias do Bayern e do futebol alemão, e muito do seu talento vem do sangue que corre em suas veias. Apesar de já ter disputado jogos pelas seleções de base da Alemanha, o jovem ainda pode tomar a decisão de um dia defender a seleção do país de sua mãe, tendo em vista sua dupla nacionalidade e o fato de ainda não ter defendido a seleção profissional da Alemanha. Segundo fontes, Oliver é fluente apenas em Alemão, e diz que consegue entender bastante o português mas não tem a mesma facilidade na hora de pronunciar, mas consegue dizer algumas coisas. Em agosto de 2018 a mãe de Oliver, Noelia Batista concedeu entrevista para o UOL Esporte e disse: "Ainda não houve contato (da CBF), mas ele já me disse que o sonho é jogar pela seleção" contou a mãe do jovem jogador, que também falou o quanto ele se esforça e como pensa:  "Ele ama o futebol e respira isso. Não é como muitos garotos que vão por obrigação e se cansam rapidamente. É o seu hobby e ele fez dele a sua profissão. Agora, está se dedicando para chegar ao profissional", concluiu.

Então veremos no futuro quem tocará o coração de Oliver Batista Meier. O garoto tem muito talento e aparentemente terá um grande futuro. A verdade é que qualquer uma das seleções que Oliver será de extrema qualidade e valor, e ele terá que dar o melhor de si sempre.

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PAULINHO, BRASILEIRO ATACANTE DO BAYER LEVERKUSEN 

Postar um comentário

0 Comentários