Pesquisar

Os destaques estatísticos da primeira metade da Bundesliga 24/25

O retorno da Bundesliga está cada vez mais próximo. Aproveitamos para ver os melhores do torneio até então...

Após três longas semanas, o futebol alemão vai retornar, começando pela primeira divisão. A partir de algumas estatísticas, vejamos uma coleção de destaques individuais por posição do campo, incluindo um goleiro promissor, a presença de Nico Schlotterbeck em diversas áreas, o domínio de uma equipe na lateral e velhos conhecidos no setor ofensivo.

Antes, algumas observações importantes:

  • Foram considerados apenas jogadores que disputaram pelo menos 270 minutos, o equivalente a aproximadamente 4 partidas completas.
  • Todos os valores citados representam médias por 90 minutos disputados, a menos que seja dito algo diferente. As estatísticas estão corretas até a data de 07 de janeiro de 2025.

Fotos: Christof Koepsel, Stuart Franklin/Getty Images

GOLEIROS

Dentre os 19 goleiros que atendem os critérios na atual edição da Bundesliga, o destaque é Moritz Nicolas, do Borussia Mönchengladbach. Utilizando métricas baseadas no modelo dos expected goals e considerando apenas as finalizações em direção ao gol, ninguém teve um desempenho melhor do que ele na baliza: foram 3.7 gols evitados em suas 12 partidas disputadas. O goleiro dos Potros sofreu apenas 14 gols, sendo dois de pênalti e um contra. Frederik Ronnow (Union Berlin) e Nikola Vasilj (St. Pauli) também aparecem bem colocados, sendo responsáveis por defender a meta das duas equipes que atualmente ocupam o posto de segunda melhor defesa da Bundesliga (19 gols sofridos).

Tabela com o top 5 para gols evitados — Foto: Helge Prang/Getty Images

Em relação ao número de passes, algo que pode indicar o envolvimento de um goleiro na construção de sua equipe, uma surpresa: quem lidera a lista é Noah Atubolu, do SC Freiburg. O alemão de 22 anos apresenta uma média de 45 passes por 90 minutos disputados (excluindo cobranças de tiro de meta), 1.3 a mais do que o icônico Manuel Neuer.

ZAGUEIROS

O desempenho de Marvin Friedrich em duelos aéreos é assustador. Além de contestar um número elevado de jogadas desse tipo por partida (5), ele vence suas disputas em 73.5% das vezes — é outro jogador do Borussia Mönchengladbach que aparece como um destaque estatístico. Pilar da defesa do Borussia Dortmund, Nico Schlotterbeck aparece empatado com Stefan Bell (Mainz 05) e Niklas Stark (Werder Bremen) na terceira posição, além de figurar no top 10 para desarmes.

Tabela com o top 5 para % de sucesso em duelos aéreos — Foto: Lars Baron/Getty Images

Comparando também os números dos defensores com a bola no pé, Schlotterbeck volta a se destacar. Apenas Kim Min-jae (8.25) completa mais passes progressivos do que o alemão (8.19), que completa também quase 8 bolas longas por jogo, com uma taxa de acerto próxima a 70%. Pouco importa a métrica selecionada: em comparação com seus companheiros de posição, é bem provável que Schlotterbeck esteja dentre os melhores da competição. Aos 25 anos, o zagueiro aurinegro é um jogador capaz de influenciar o jogo de diferentes maneiras.

LATERAIS

Os jogadores do FC Bayern são referências quando tratamos de conduções de bola em direção ao terço final do campo. Naturalmente, os laterais da equipe tem mais oportunidades para realizar esse tipo de ação por conta do domínio que os bávaros exercem em boa parte dos jogos — apesar disso, a presença de três nomes no top 5 pode indicar uma tendência tática adotada pelo treinador Vincent Kompany. A lista dos cinco melhores é completada com jogadores de natureza bastante ofensiva: o ala Tymoteusz Puchacz (Holstein Kiel) e o lateral brasileiro Yan Couto (Borussia Dortmund).

Tabela com o top 5 para conduções para o terço final — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

O lateral mais criativo, no entanto, é Alejandro Grimaldo. Peça fundamental no Bayer Leverkusen do treinador Xabi Alonso, Grimaldo criou 2.93 chances por jogo nas partidas que disputou nesta temporada de Bundesliga — para efeito de comparação, ele é o jogador da equipe de melhor índice nessa ação, acima até mesmo de Florian Wirtz.

MEIO-CAMPISTAS

Termômetro da equipe e de volta a sua melhor fase, Joshua Kimmich carimba quase todas as jogadas do FC Bayern. Os 119.9 passes por jogo do meio-campista representam a importância dele para sua equipe e ninguém chega próximo de igualar esse número, embora o desempenho de Aleksandar Pavlovic também impressione (104). Além disso, Kimmich completa aproximadamente 70% dos passes longos que arrisca, participa ativamente da construção (11.9 passes progressivos) e da criação (2.33 chances criadas). Não há nada que ele não saiba fazer com a bola nos pés.

Tabela com o top 5 para passes — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Defensivamente, poderíamos citar como destaques Senne Lynen (Werder Bremen), líder em disputas vencidas contra adversários que o tentam driblar (76.7%) e Tom Bischof (TSG Hoffenheim), o meio-campista com maior média de desarmes na Bundesliga (4.39).

EXTREMOS E MEIAS OFENSIVOS

A Bundesliga está repleta de dribladores empolgantes, representados principalmente pelas figuras de Jamie Bynoe-Gittens, Jamal Musiala e Florian Wirtz. O inglês do Borussia Dortmund é quem apresenta o maior volume de dribles arriscados nestas 15 primeiras rodadas, com boa margem para o segundo colocado, o brasileiro Léo Scienza (FC Heidenheim). Dentre os nomes presentes no top 5, Florian Wirtz destaca-se por ser o jogador com maior porcentagem de dribles completados (incríveis 56%).

Tabela com o top 5 para dribles — Foto: Christof Koepsel/Getty Images

Gittens é também o jogador ofensivo que mais oportunidades de gols criou a partir de um drible (1.59), seguido por Musiala (1.19). Certamente, são dois dos jogadores mais determinantes da temporada alemã, capazes de produzir lances mágicos a cada rodada. O meia do FC Bayern vem encantando torcedores por todo o planeta por sua capacidade de driblar jogadores em sequência, batendo pressão e mantendo a bola sob controle em espaços reduzidos com muita frequência. Ele registra 7.86 toques na bola dentro da área adversária, a melhor marca dentre meias e extremos.

ATACANTES

Por fim, chegamos ao centroavantes da liga. Lesionado desde a décima rodada e ainda sem previsão para voltar a atuar, o nigeriano Victor Boniface é o jogador que mais finalizou na Bundesliga, em média. Essa é uma tendência observada já na última temporada e que tem se repetido. Na briga pela artilharia da liga, os atacantes Omar Marmoush e Harry Kane figuram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Tabela com o top 5 para finalizações — Foto: Dean Mouhtarapoulos/Getty Images

Apesar de seus 10 gols marcados na Bundesliga, Jonathan Burkardt não aparece nem dentre os 15 (!!) jogadores que mais somam chutes na temporada. O atacante do Mainz 05 marcou seus gols a partir de 30 finalizações, convertendo, portanto, 33.3% de seus chutes. Assim como o alemão, Marmoush vive a melhor temporada de sua vida — para se ter uma ideia da dimensão do feito de Burkardt, o atacante do Eintracht Frankfurt transformou 20.9% de seus chutes em gol. Harry Kane, uma referência mundial no quesito finalização, tem convertido 31%.

Decorridas 15 rodadas da Bundesliga, esses são alguns dos destaques da temporada. Quais seriam suas apostas para o restante da competição? Comentem abaixo!

Postar um comentário

0 Comentários