Pesquisar

Analisando o elenco da Alemanha para a disputa da Euro 2024

Retorno de um veterano e muitas caras novas

Disputada na própria Alemanha, a Euro 2024 está batendo na porta e, após dois amistosos preparatórios, o treinador Julian Nagelsmann optou por cortar o goleiro Alexander Nübel de sua lista final, definindo os 26 nomes que irão buscar o quarto título da competição. Cercada de expectativas, a Seleção Alemã abre o torneio na próxima sexta-feira (14/06), às 16 horas (Brasília), diante da Escócia.

Julian Nagelsmann prepara a Alemanha para a EURO 2024 - Foto: Tobias Schwarz/Getty Images

A lista final, portanto, conta com três goleiros (o treinador havia indicado que levaria quatro nomes da posição por conta das demandas de treinamento, mas mudou de ideia), algumas omissões relevantes e jovens estreantes. Analisamos as principais características do elenco convocado por Nagelsmann.

Todas as estatísticas avaliadas abaixo consideram a convocação inicial, antes do corte de Aleksandar Pavlovic, que acabou substituído por Emre Can, do Borussia Dortmund.

Lista de convocados para a EURO 2024

Representatividade de clubes

A grande temporada do VfB Stuttgart foi refletida na convocação final: apenas o FC Bayern (6) contribuiu com mais jogadores que os Suábios, que  contam com quatro nomes no elenco alemão: Waldemar Anton, Maximilian Mittelstädt, Chris Führich e Deniz Undav. A temporada espetacular do Bayer Leverkusen, campeão invicto da Bundesliga e da Copa da Alemanha, rendeu três nomes ao plantel alemão. A grande maioria (76.9%) dos jogadores convocados atua em solo alemão, sendo La Liga (4 jogadores) e Premier League (2 jogadores) as duas únicas ligas estrangeiras representadas.

Barcelona (ter Stegen, Gündogan) e Real Madrid (Rüdiger, Kroos) estão representados com nomes relevantes do futebol alemão, mas a inclusão de Pascal Gross, do Brighton, mostra que a liga em que os jogadores atuam talvez não seja um fator tão importante assim para o treinador. A questão aqui é atualmente poucos jogadores alemães tem se destacado mundialmente em outras ligas: dentre os principais nomes já convocados que ficaram de fora estão o goleiro Bernd Leno (Fulham) e o zagueiro Malick Thiaw (Milan), por exemplo. Leno e Thiaw são bons jogadores, mas a omissão desses nomes não chega a ser exatamente uma surpresa.

Proporção de jogadores por clube

Processo de renovação

Apesar de uma idade média consideravelmente elevada (26.9 anos), a lista final também se destaca pela inclusão de vários nomes que estão iniciando sua carreira pela seleção principal, em conjunto com alguns veteranos como Thomas Müller (129 jogos), Manuel Neuer (119 jogos) e Toni Kroos (109 jogos), que largou a aposentadoria da seleção após um convite de Nagelsmann.

Dez dos jogadores convocados ainda não chegaram a completar 10 jogos pela seleção principal. Oliver Baumann, por exemplo, nunca atuou pela Alemanha, enquanto os jovens Aleksandar Pavlovic e Maximilian Beier realizaram sua estreia nesta última rodada de amistosos.

Número de jogos pela Alemanha

A EURO 2024 será o primeiro grande torneio (considerando apenas Eurocopa e Copa do Mundo) de 11 jogadores do elenco, outro fator que aponta para a renovação promovida pelo treinador alemão. Por outro lado, Neuer e Thomas Müller estiveram presentes em todas as edições desde a Copa do Mundo de 2008. Mats Hummels esteve presente em cinco desses torneios e seria outro nome experiente para o elenco, mas acabou não convocado, em decisão polêmica.

Disputar sua primeira competição pela seleção principal na própria Alemanha certamente será um desafio e tanto para praticamente metade do elenco, mas Nagelsmann tem confiança de que seus jogadores renderão bem diante dessa pressão extra.

Número de grandes torneios disputados

Novos jogadores

Dentre os novatos, cabe destacar os jovens Aleksandar Pavlovic (20) e Maximilian Beier (21). O volante do FC Bayern ganhou bastante espaço no elenco bávaro ao longo da temporada, sendo uma das poucas notícias positivas do clube. Sua convocação pode ter sido acelerada pelo interesse da Sérvia em contar com ele, mas Pavlovic tem várias qualidades (repertório de passes, ambidestria) que justificam seu lugar na lista final e pode ser um nome constante na Alemanha durante os próximos anos.

Pavlovic tem facilidade para inverter jogadas com os dois pés - Foto: Canal GOAT e Cazé TV/editada

Beier esteve entre os nomes mais cotados para serem cortados, mas parece ter feito o suficiente para convencer Nagelsmann a levar ele para a Euro. O atacante do TSG Hoffenheim foi um dos finalizadores mais eficientes da Bundesliga 23/24 e também se destacou bastante pela dedicação em fase defensiva. É provável que ambos tenham um papel reduzido ao longo da competição, porém são jogadores de perfis distintos do restante do elenco, algo que os tornam valiosos.

Artilheiros mais eficazes da Bundesliga 23/24

Ausências

A grande ausência da lista foi mesmo o zagueiro Mats Hummels, do Borussia Dortmund. Apesar de uma série de grandes performances durante a campanha do clube aurinegro na UEFA Champions League, Hummels acabou a temporada decepcionado por não ter sido convocado, embora tenha admitido entender o ponto de vista do treinador.

"Se o entendi bem, não foi sobre aceitar um papel como reserva, mas sim por fatores que envolvem problemas físicos relacionados a idade. Consigo entender a ideia de que um grupo precisa crescer junto, desde março. É uma pena, pois considero a mim mesmo como um dos cinco melhores zagueiros da Alemanha, tenho essa autoconfiança. Se tivesse atuado como fiz recentemente antes da convocação de março, talvez estivesse incluído na lista final para a Euro."

Hummels (direita) desapontado após a final da UCL - Foto: Alex Pantling/Getty Images

Além do veterano zagueiro, também ficaram fora da lista outros jogadores com histórico na seleção, como Niklas Süle, Leon Goretzka, Julian Brandt, Mario Götze e Timo Werner. Serge Gnabry lesionou-se durante a reta final da temporada e não tinha condições físicas para participar do torneio. Nenhum desses nomes causou muita surpresa, no entanto.

Qual será a formação inicial?

Diante dos últimos amistosos realizados pela Alemanha, e considerando também os problemas físicos que alguns jogadores do elenco apresentaram ao longo da temporada, Nagelsmann parece ter uma equipe base pronta em sua mente. Sendo assim, não devemos ter grandes surpresas na partida de estreia.

Formação base da Alemanha para a EURO 2024

Postar um comentário

0 Comentários