Pesquisar

Maximilian Beier, a revelação do TSG Hoffenheim

Análise tática - como joga o atacante do TSG Hoffenheim?

O forte início de temporada do TSG Hoffenheim na Bundesliga 23/24 - seis vitórias nos dez primeiros jogos da competição - contou com participação muito importante do jovem Maximilian Beier. O atacante de apenas 21 anos marcou seis gols nesse período e chamou a atenção de espectadores pelo mundo inteiro. Desde então, os resultados do clube caíram, assim como a produção goleadora de Beier: ele marcou apenas 1 gol nas 9 rodadas seguintes. Apesar disso, o atacante seguiu mostrando qualidades interessantes em campo e esteve na mira de diversos outros clubes da Europa durante a janela de inverno, além de ser observado pelo treinador Julian Nagelsmann, da Seleção Alemã.

Maximilian Beier (centro), a frente de 4 companheiros de clube - Foto: Sebastian Widmann/Getty Images

Emprestado pelo clube de Sinsheim ao Hannover 96 durante os dois últimos anos, o atacante de histórico goleador nas categorias de base faz sua primeira temporada completa na divisão de elite da Alemanha e já mostrou ser um jovem promissor. Variando entre a ponta e o comando do ataque, Beier marcou 10 gols e acumulou 4256 minutos durante sua passagem pela segunda divisão, um processo importante para que retornasse ao TSG Hoffenheim mais bem preparado para as exigências da Bundesliga. Conheça as principais qualidades do jogador na análise abaixo.

Posição

A formação base predominante do TSG Hoffenheim ao longo da temporada 23/24 tem sido um 3-5-2. Beier formou dupla de ataque com Wout Weghorst em boa parte dos jogos, atuando como um atacante pelo setor esquerdo.

Formação base do TSG Hoffenheim na Bundesliga 23/24

Desmarques ofensivos

A primeira característica marcante no jogo de Beier é sua disposição para realizar desmarques em diagonal de maneira constante, geralmente explorando o espaço criado pela movimentação de seu companheiro de ataque. Ele forma uma dupla bastante complementar com Wout Weghorst, atacante que costuma recuar para oferecer apoios, arrastando consigo um dos defensores adversários: é esse espaço que Beier ataca com frequência, em diagonais de dentro para fora. Até mesmo pelo posicionamento dos dois atacantes, a maioria dessas corridas acontece da esquerda para direita, mas é possível ver algumas situações em que ele repete esse comportamento no sentido contrário.

Exemplo de diagonal dentro-fora

Esse tipo de desmarque realizado por Beier favorece o jogo do TSG Hoffenheim não apenas por permitir que receba passes em vantagem, mas também por criar espaço para a infiltração de um dos meias da equipe. No lance abaixo, fica evidente como ele entende sua importância nesse tipo de situação: o atacante olha para o lado e percebe a possibilidade do meia atacar o espaço em suas costas. Ele então arrasta o zagueiro adversário assim que identifica um possível lançamento e o meia aproveita para infiltrar entre zagueiro e lateral. O passe não é bem executado, mas as intenções são visíveis na jogada.

Exemplo de desmarque que cria espaço

Ao atacar a área, Beier mostra uma tendência a ocupar o espaço nas costas do zagueiro oposto ao lado da jogada, variando bastante entre uma corrida para a primeira trave, antecipando o defensor em velocidade...

Exemplo de ataque à primeira trave, antecipando o zagueiro - Reprodução: CazéTV.

e o ataque às costas do zagueiro, finalizando no setor da segunda trave. Sua explosividade no momento de arrancar é um trunfo importante nas duas situações e em alguns raros momentos ele também utiliza mudanças de direções constantes para se desmarcar de seu par.

Exemplo de ataque à segunda trave, nas costas do zagueiro

O mapa de finalizações dele confirma essa ideia, mostrando uma variedade grande entre chutes antecipando na primeira trave e explorando a região da segunda trave, nas costas dos zagueiros. Além disso, podemos perceber um bom número de finalizações na entrada da área, pelo setor esquerdo: isso é consequência da próxima característica do jovem atacante.

Mapa de finalizações de Beier - Bundesliga 23/24

Tendência a buscar o flanco esquerdo

O segundo aspecto importante no jogo de Maximilian Beier é sua tendência a ocupar o corredor lateral esquerdo. O jovem alemão tem experiência atuando como um extremo e usa isso ao seu favor quando movimenta-se do centro para o flanco, buscando receber a bola no pé com um espaço maior para arriscar um drible e então finalizar ou cruzar.

Exemplo de movimentação do centro para a ala esquerda

Esse é um comportamento padrão também em cenários de transições ofensivas, quando a equipe recupera a bola e imediatamente acelera suas jogadas. Ao receber pela esquerda, é Beier quem acaba por conduzir o TSG Hoffenheim ao campo de ataque em várias situações, novamente explorando sua explosão e velocidade. No exemplo abaixo, Stach intercepta um cruzamento e rapidamente aciona Beier pela esquerda.

Exemplo de transição ofensiva com Beier à esquerda

Na comparação com outros atacantes (jogadores listados como 'FWs') da Bundesliga 23/24, ele se destaca no número de conduções progressivas e na quantidade de dribles que realiza a cada 90 minutos.

Conduções progressivas e dribles por 90 minutos

Dedicação no momento defensivo

Por fim, um terceiro ponto de destaque no jogo de Maximilian Beier é sua participação defensiva. Assim como nos desmarques sem bola, Beier trabalha incansavelmente quando o TSG Hoffenheim não tem a posse de bola e faz bom uso de sua velocidade para pressionar adversários no campo de ataque. Além disso, mostra boa noção de posicionamento para induzir seu oponente a um setor e também ao usar sua "sombra" para cortar possíveis linhas de passe.

O exemplo abaixo mostra como ele identifica um passe mal feito e imediatamente corre para pressionar, chegando para disputar com o goleiro antes mesmo do defensor. Sob pressão, o goleiro do Köln corta a bola de qualquer maneira e ela sobra para um jogador finalizar do meio-campo e marcar o gol. Apesar de não ficar registrado nas estatísticas, é um lance em que Beier acaba por gerar um gol de maneira quase que direta.

Exemplo de pressão bem sucedida

Alvo constante de sondagens

A renovação de contrato em outubro de 2023 não afastou os olhares de outros clubes europeus sobre Maxi Beier. O jovem atacante tem uma cláusula de rescisão em julho no valor aproximado de 32 milhões de euros (de acordo com veículos de mídia alemães) e tem sido fortemente vinculado ao Brentford, da Inglaterra. Segundo outras informações, clube como o Liverpool também acompanham o desenvolvimento dele. Mantendo seu desempenho atual, parece difícil imaginar que o TSG Hoffenheim consiga manter seu atacante após o encerramento da temporada.

Postar um comentário

0 Comentários