Jogadores alemães em destaque pelo mundo - 05/2024
A temporada 2024/2025 do futebol europeu está oficialmente encerrada. Ao longo da reta final de diversos campeonatos, vários jogadores alemães estiveram em evidência.
Áustria
Reserva durante boa parte da Bundesliga, o atacante Ben Bobzien (21), que até então havia marcado apenas um gol com a camisa do Austria Lustenau, fez seu mês mais produtivo na temporada, registrando duas assistências na vitória contra o Austria Wien (2-0) e outras duas no empate diante do Altach (2-2). Apesar dos bons resultados, a equipe finalizou o campeonato rebaixada e Bobzien deve retornar ao Mainz 05, seu clube de origem.
Bélgica
Cenário semelhante viveu o também atacante Lion Lauberbach (26), de passagens por Holstein Kiel e Eintracht Braunschweig: sem grande destaque ao longo da liga nacional, ele marcou um hat-trick na última rodada da temporada, atingindo a marca de 5 gols em 33 partidas realizadas. Diferentemente de Bobzien, no entanto, Lauberbach viu seu clube terminar o campeonato em uma posição intermediária.
Espanha
Em solo espanhol, os alemães Antonio Rüdiger (31) e Toni Kroos (34), do Real Madrid, celebraram a conquista da dobradinha La Liga e UEFA Champions League (esse foi o SEXTO título europeu de Kroos). O veterano volante, aliás, surpreendeu o mundo ao anunciar que esta seria sua última temporada como jogador profissional. Ambos irão se apresentar à Alemanha e seguir a preparação para a disputa da Eurocopa, único grande troféu que Kroos ainda não conquistou.
O ex-treinador do FC Bayern e da Seleção Alemã, Hansi Flick, foi oficialmente anunciado pelo FC Barcelona e assinou contrato de duas temporadas. No clube catalão, o treinador irá reencontrar o goleiro Marc-André ter Stegen e o volante Ilkay Gundogan, que foi um dos destaque da equipe na temporada.
França
Além de marcar um gol na goleada contra o Nantes, o zagueiro Thilo Kehrer (27) viu sua equipe deixar o campo sem sofrer gols em dois dos três jogos que participou em maio. Após ser contratado pelo AS Monaco em janeiro, Kehrer chegou ao clube com o status de titular absoluto e vive sua melhor fase desde que deixou a Bundesliga, em 2018. A chegada do defensor coincidiu com a melhoria nos resultados da equipe, que não ameaçou o título do Paris Saint-Germain, mas garantiu o vice-campeonato e uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League.
Inglaterra
O goleiro Stefan Ortega (31) precisou assumir a meta do Manchester City no meio da partida contra o Tottenham (devido a uma lesão do titular Ederson) e não decepcionou: com o placar em 1-0 para sua equipe, fez uma grande defesa para evitar o empate e garantir mais três pontos importantíssimos na briga pelo título. Sem a contribuição do goleiro alemão, provavelmente o Manchester City não seria campeão pela quarta vez consecutiva.
Stefan Ortega Moreno. Phenomenal. pic.twitter.com/0QOPtAsRR7
— Manchester City (@ManCity) May 14, 2024
Se Ortega encerrou a temporada como campeão nacional, Kai Havertz (24) não pode dizer o mesmo: apesar de uma bela temporada (foram 13 gols e 7 assistências apenas na Premier League, sendo várias contribuições em momentos decisivos), o meia-atacante precisou se contentar com o vice-campeonato. Suas 20 participações diretas representam seu melhor desempenho desde que chegou à Inglaterra e igualam o apresentado em sua temporada mais produtiva na Bundesliga, em 18/19.
Após três vitórias nas últimas três rodadas, a equipe feminina do Chelsea reassumiu a liderança da Women's Super League e voltou a conquistar o título nacional. Sjoeke Nüsken, meia de 23 anos, participou de todas essas partidas e marcou um gol diante do Bristol City e outro contra o Manchester United, fechando uma boa temporada de estreia pelo time inglês. O elenco
Itália
Apesar da campanha mediana da Internazionale, a meia Lina Magull segue impactando partidas na Serie A feminina, ainda que não esteja conseguindo trazer vitórias para sua equipe. Durante o mês de maio, foram dois gols e duas assistências em três jogos (a Inter empatou uma vez e perdeu duas nesse recorte). Magull encerrou a temporada italiana com 14 jogos e 13 participações diretas em gols.
Suíça
Atuando pelo FC Luzern (que também conta com o meio-campista Max Meyer), o extremo canhoto Pius Dorn (27) concluiu uma temporada produtiva distribuindo mais duas assistências durante o mês de maio. Titular absoluto da equipe suíça, o jogador formado pelo SC Freiburg finalizou a liga como o terceiro melhor assistente (8), além de ter marcado por quatro vezes. O FC Luzern chegou a disputar o grupo de rebaixamento (com as seis piores equipes da temporada regular), mas esteve confortavelmente acima da zona de descenso.
Turquia
Após uma reta final de campeonato eletrizante, o Galatasaray sagrou-se campeão turco com 102 (!) pontos conquistados ao longo de 38 rodadas, três a mais do que o Fenerbahçe. O elenco campeão conta com o ex-Bayer Leverkusen Kerem Demirbay (30), autor de seis gols e três assistências, e também com Derrick Köhn (25), lateral esquerdo contratado em fevereiro. Köhn, aliás, contribuiu ativamente para o título ao dar o passe para que Mauro Icardi abrisse o placar na última rodada.
0 Comentários