Pesquisar

Cinco destaques da segunda divisão alemã

Conheça jogadores que se destacaram na 2. Bundesliga 23/24

Restando apenas a disputa dos playoffs de acesso (Fortuna Düsseldorf vs VfL Bochum) e de rebaixamento (SV Wehen Wiesbaden vs SSV Jahn Regensburg), a Zweite Liga se aproxima do fim. A segunda divisão nos presenteou com vários destaques ao longo dessa temporada - veja abaixo uma lista com cinco nomes importantes para seus respectivos times.

Jonas Urbig | Greuther Fürth

A campanha sólida do Greuther Fürth na segunda divisão (8° colocado, chegou a flertar com o acesso em dado momento) tem em Jonas Urbig um de seus destaques. O goleiro de apenas 20 anos, emprestado pelo FC Köln, chegou para ser titular absoluto na equipe e certamente correspondeu. Considerando seu desempenho e o rebaixamento do FC Köln, não seria uma surpresa vê-lo assumindo a meta dos Bodes já ao início da próxima época.

Além das contribuições debaixo da meta (bastante ágil em seus movimentos), Urbig mostrou-se um goleiro confiável para trabalhar com a bola nos pés e para interceptar jogadas fora da pequena e da grande área, apresentando o pacote completo de um goleiro moderno. Presente em diversas categorias na base da Seleção Alemã, é um nome interessante a ter em conta para a renovação do país na posição.

Jonas Urbig com a camisa do Greuther Fürth - Foto: @fckoeln/X

Can Uzun | FC Nürnberg

A joia do FC Nürnberg foi um dos grandes destaques de todo o futebol alemão em 23/24. Após estrear na reta final da 2. Bundesliga 22/23, Uzun disputou uma competição profissional inteira pela primeira vez na carreira e o resultado foi impressionante: aos 18 anos, registrou 19 gols e 4 assistências entre a segunda divisão e a DFB Pokal. Não fossem os gols do jovem meia-atacante, seria razoável pensar que o tradicionalíssimo FC Nürnberg poderia até mesmo ter sido rebaixado para a 3. Liga.

Can Uzun é um jogador de agilidade muito acima da média e constantemente usa giros de corpo e mudanças de direção para driblar seus oponentes, mantendo a bola sob controle em espaços reduzidos. Sua capacidade de drible jogando a bola de um pé ao outro lembra inclusive outra grande joia do futebol alemão: Jamal Musiala (curiosamente, também veste a camisa 42 em seu clube). Ele destaca-se pela condução de bola em direção a grande área adversária e também pela qualidade na finalização.

Não surpreende que ele esteja sendo seguido pelos maiores clube da Alemanha, portanto. O Borussia Dortmund esteve interessado na contratação dele, mas as últimas notícias dão conta de que pode parar no Eintracht Frankfurt. Uzun também poderia servir a Seleção Alemã, mas optou por defender a Turquia e deve participar da Eurocopa.

Can Uzun abre os braços para comemorar um gol marcado - Foto: Matthias Hangst/Getty Images

Marcel Hartel | FC St Pauli

Destaques não faltam no elenco do campeão St. Pauli: do goleiro Nikola Vasilj, passando pelo zagueiro Eric Smith, o volante e capitão Jackson Irvine e o atacante Johannes Eggestein, são vários nomes que mereciam ser citados por aqui. No entanto, o meio-campista Marcel Hartel (28) foi quem esteve um patamar acima dos outros, sendo peça fundamental para o título dos Piratas.

Sob o comando de Fabian Hurzeler, Hartel recebeu mais responsabilidades ofensivas, passou a receber a bola em zonas mais avançadas e fez a melhor temporada de sua carreira, marcando incríveis 17 gols apenas na liga nacional. Além da produção goleadora, o meia alemão foi também um dos jogadores mais criativos da 2. Bundesliga, liderando a liga em chances criadas em jogadas de bola parada.

Marcel Hartel foi o dono da bola no St. Pauli - Foto: Stuart Franklin/Getty Images

Paul Wanner | SV Elversberg

O jovem Paul Wanner, de apenas 18 anos, foi outro jogador emprestado por uma equipe de primeira divisão (FC Bayern) a mostrar bom nível durante a temporada da 2. Bundesliga. Tido como uma grande joia da Alemanha, Wanner trilhou seus primeiros passos como titular de uma equipe profissional e voltou a mostrar as qualidades que levaram Julian Nagelsmann a colocá-lo em campo aos 16 anos, quando ainda era treinador do FCB.

Atuando a partir da ponta direita e também pelo centro, o meia canhoto tem um controle de bola refinado ao conduzir, grande visão de jogo e boa finalização de longa distância. É natural que falte certa consistência em suas ações por se tratar de um jogador ainda muito jovem, mas uma prova de que o empréstimo saiu como esperado é a ideia do FC Bayern em mandá-lo para um time de um escalão maior na próxima temporada: vários clubes da primeira divisão já se mostraram interessados. Considerando a concorrência no clube, pode ser o próximo passo ideal para Wanner seguir se desenvolvendo.

Paul Wanner em partida pelo SV Elversberg

Christos Tzolis | Fortuna Düsseldorf

Pela primeira vez em muitos anos, o Fortuna Düsseldorf chega à reta final da temporada com chances reais de conquistar o acesso para a primeira divisão alemã - basta derrotar o VfL Bochum no playoff de acesso. O clube tem apostado recentemente no desenvolvimento de jovens jogadores e pode finalmente colher os frutos dessa estratégia. A grande campanha do F95 tem sido impulsionada pelos gols do grego Christos Tzolis, de 22 anos.

Tzolis atua principalmente a partir do corredor lateral esquerdo e caracteriza-se por ser um ponta goleador. O grego é um especialista em desmarques em diagonal para atacar a área, atacando o ponto cego dos defensores e posicionando-se para finalizar com o pé direito, no canto oposto do goleiro. Foi dessa forma que marcou uma boa quantidade de seus 22 gols na temporada, número que o garantiu como um dos artilheiros da 2. Bundesliga. Além disso, Tzolis é também um cobrador de pênaltis eficiente e tem recurso para atacar a área com a bola dominada.

Tzolis com o prêmio de artilheiro da segunda divisão - Foto: @christos_tzolis/Getty Images

Postar um comentário

0 Comentários