Pesquisar

Fortuna Dusseldorf e jovens jogadores: um projeto que tem funcionado bem

A aposta em tais jogadores tem rendido frutos ao clube dentro de campo

Torcida do F95 durante partida da 2. Bundesliga - Reprodução: Frederic Scheidemann/Getty Images

Rebaixado na Bundesliga 19/20, o Fortuna Düsseldorf tem enfrentado dificuldades para retornar à elite do futebol alemão. Os dois primeiros anos do clube no segundo escalão não empolgaram seus torcedores: apesar de ter atingido a terceira colocação na 16a rodada em 20/21, o clube passou boa parte do campeonato no meio da tabela, incapaz de ocupar posições de acesso. Já em 21/22, o Fortuna Düsseldorf fez uma temporada fraca e contou com o novo treinador Daniel Thioune (assumiu na 22a rodada e continua até hoje no cargo) para se estabilizar.

A última temporada mostrou sinais mais positivos, no entanto, e o clube tem feito seu torcedor voltar a acreditar que podem disputar a Bundesliga novamente. Embora tenha encerrado apenas uma rodada entre os três melhores, o Fortuna Düsseldorf esteve sempre rondando a zona de acesso para a primeira divisão.

Desempenho por rodada do F95 durante as temporadas 20/21, 21/22 e 22/23.

Baixa média de idade dos reforços

Desde que caiu, o clube tem cada vez mais adotado uma política de contratações voltada para a aquisição de jovens jogadores, sejam eles emprestados ou não. A idade média dos reforços nas duas primeiras temporadas na 2. Bundesliga foi de 24.81 e 25.30, respectivamente - desde então, esse número caiu para 22.83 (temporada 22/23) e 23 (temporada 23/24).

Os números recentes são impressionantes, especialmente se considerarmos que a segunda divisão alemã, diferentemente da primeira, não é uma liga tão convidativa assim para jovens jogadores, por suas características gerais.

Perfil de contratações do Fortuna Düsseldorf desde a temporada 20/21

28% (3/11) dos jogadores contratados ao longo da temporada 20/21 chegaram ao clube com um máximo de 23 anos. Esse número subiu para 30% (3/10) no ano seguinte e para 66% (4/6) nas temporadas posteriores.

Busca por jogadores sem espaço

Analisando os jogadores jovens contratados, uma tendência adotada pelo Fortuna Düsseldorf tem sido a busca por reforços em equipes inglesas (costumam oferecer poucas chances a jovens) e também na segunda equipe de clubes que atuam na elite de seus países, onde geralmente se encontram jogadores que não tem nível para o time principal, mas podem performar bem em um nível de exigência menor.

Lista de jogadores sub-23 contratados pelo F95 desde a temporada 20/21

Minutos em campo

Além de contratar, é preciso acreditar nesses jovens jogadores e permitir que se desenvolvam participando de partidas oficiais. Nesse sentido, os números do Fortuna Düsseldorf também são positivos: os minutos disputados por jogadores com um máximo de 23 anos tem crescido a cada ano na segunda divisão, assim como a quantidade de jovens a receberem chances.

Minutagem de jovens jogadores desde a temporada 20/21 - apenas jogadores de linha

Destaques do ano atual

A temporada atual (ainda em seus estágios iniciais) é a melhor do clube desde o rebaixamento. O Fortuna Düsseldorf chegou a ocupar a liderança da competição durante duas rodadas e atualmente se encontra na quinta posição, três pontos atrás do HSV, o segundo colocado.

Classificação da 2. Bundesliga após 13 rodadas

Esse desempenho passa bastante pelo rendimento dos jovens jogadores do plantel: três dos jogadores abaixo de 23 anos contratados para este ano tem sido titulares com bastante frequência. O volante Yannik Engelhardt (22), o meia Isák Bergmann Jóhannesson (20) e o ponta esquerda Christos Tzolis (21) chegaram este ano para fazer parte do time titular do Fortuna Düsseldorf. Além deles, o zagueiro Jamil Siebert (21, formado na base) e os meias Shinta Appelkamp (23, também formado na base) e Ao Tanaka (contratado inicialmente por empréstimo na temporada 21/22, quando tinha 22 anos) participam constantemente das partidas do clube na 2. Bundesliga. Por fim, o goleiro Florian Kastenmeier, hoje com 26 anos, tem sido titular desde a temporada 19/20. De maneira geral, pode-se dizer que metade do time que vai a campo é composto por jogadores jovens.

Time base do F95 na temporada

A grande surpresa da temporada até então é o extremo Christos Tzolis, autor de oito gols e duas assistências pelo Fortuna Düsseldorf. O grego tem se destacado principalmente pelo instinto goleador, atacando a área em diagonal a partir da ponta esquerda e acumulando muitos toques e finalizações dentro da área adversária.

Christos Tzolis controla a bola durante partida do F95 - Reprodução: Frederic Scheidemann/Getty Images

Sua participação foi fundamental na classificação do clube para a fase de oitavas de final da DFB Pokal e é um dos motivos pelos quais o F95 tem brigado no topo da tabela da 2. Bundesliga. Considerando apenas partidas pela liga, Tzolis tem produzido diretamente 0.85 gols a cada 90 minutos jogados, o sétimo melhor registro da liga - todos os nomes acima dele já passaram dos 25 anos.

Top 20 - jogadores mais produtivos da 2. Bundesliga

O segundo jogador mais produtivo ofensivamente do Fortuna Düsseldorf é também um jovem: Shinta Appelkamp distribuiu cinco assistências nas onze partidas que disputou. Versátil, o meia que está no clube desde os 16 anos de idade pode participar da construção de jogadas ou ser uma presença mais avançada e tem na qualidade de seu passe (para progredir e/ou criar chances) sua principal virtude.

Junto a ele, o islandês Isák Jóhannesson é a outra força criativa do elenco. O meia sempre foi tratado como uma grande promessa do futebol nórdico, mas estagnou ao trocar o Nörkkoping (Suécia) pelo FC Copenhagen (Dinamarca). Emprestado ao clube alemão, tem aproveitado a oportunidade para iniciar mais partidas e mostra-se cada vez mais confiante, influenciando partidas com sua qualidade técnica para conduzir e passar a bola.

Top 20 - jogadores mais criativos da 2. Bundesliga

Sinais positivos

O crescimento gradual em minutos e contratações de jogadores jovens no Fortuna Düsseldorf tem ocorrido por tempo suficiente para acreditarmos que trata-se de um projeto do clube. Embora não seja possível afirmar até quando isso vai ocorrer, é visível que o desempenho em campo tem subido na medida em que esse projeto avança. O crescimento de atletas como Florian Kastenmeier, Shinta Appelkamp e Ao Tanaka mostra que é possível confiar em jovens e desenvolvê-los até que se tornem pilares importantes de uma equipe da Zweite Liga.

Neste momento da temporada, o FC St. Pauli parece ser um claro candidato ao acesso, pela performance apresentada e também pelos resultados que vem conquistando. Abaixo dele, nenhuma equipe foi capaz de destacar-se acima das outras, tornando a briga pela segunda posição bastante imprevisível. Após quatro anos na segunda divisão, o Fortuna Düsseldorf tem aqui uma possibilidade real para retornar à Bundesliga e conta com seu grupo de jovens jogadores para tornar esse sonho real.

Postar um comentário

0 Comentários