Pesquisar

Angelo Stiller, o controlador do VfB Stuttgart

Análise tática - como joga o volante do VfB Stuttgart?

A grandíssima campanha do VfB Stuttgart na Bundesliga 23/24 (os 53 pontos conquistados até a vigésima quinta rodada representam o melhor desempenho da história do clube na liga, superando inclusive a temporada do título em 06/07!) tem colocado vários jogadores do clube em evidência: Chris Führich recebeu sua primeira convocação para a seleção principal da Alemanha e, na lista mais recente, Waldemar Anton, Maximilian Mittelstadt e Deniz Undav seguiram o mesmo caminho. Além desses nomes, um outro jogador alemão tem sido peça chave na equipe comandada por Sebastian Hoeness: Angelo Stiller.

Angelo Stiller durante partida pelo VfB Stuttgart - Foto: Selim Sudheimer/Getty Images

O volante canhoto de apenas 22 anos, formado nas categorias de base do FC Bayern, acumulou um bom número de jogos na Bundesliga ao deixar os Bávaros e assinar a custo zero pelo TSG Hoffenheim (onde também foi treinado por Hoeness) e sempre deixou mostras de seu potencial, embora não estivesse completamente estabelecido como um titular absoluto na Bundesliga. Ao acompanhar seu antigo treinador e firmar pelo VfB Stuttgart por 5.5 milhões de euros, Stiller deu um salto relevante em seu rendimento e é hoje um dos principais jogadores de uma das melhores equipes do país.

Posição

Dadas as variações trabalhadas por Sebastian Hoeness (muitas vezes dependendo do oponente a ser enfrentado), é impossível definir o VfB Stuttgart com uma única formação, mas a partir de bases como o 4-2-2-2, o 4-2-3-1 e um 3-4-2-1, Stiller tem atuado quase sempre como um volante pela esquerda.

Exemplo de formação adotada pelo VfB Stuttgart

Influência na construção de jogadas

Angelo Stiller é uma peça fundamental para que o VfB Stuttgart construa suas jogadas e mantenha um alto nível de controle nas partidas. A importância dele é refletida em vários números: o volante foi titular em 22 das 23 partidas possíveis da Bundesliga até aqui e é o terceiro jogador do elenco (considerando apenas jogadores com um mínimo de 10 jogos completos) que mais toques na bola realiza por partida (92.0), atrás apenas dos zagueiros Dan-Axel Zagadou (95.2) e Waldemar Anton (92.9).

Média de toques na bola por 90 minutos

Além disso, ele também figura entre os melhores da equipe no que diz respeito ao volume de passes: em média, são 83.2 tentativas de passes por partida. Filtrando os dados para mostrar apenas volantes e meias da Bundesliga, é possível observar que seus números de passes estão bem acima da média em volume e qualidade.

Volume e qualidade de passes na Bundesliga 23/24

Movimentação constante para criar linhas de passe

Stiller tem a confiança do treinador para participar ativamente da construção de jogadas do VfB Stuttgart e apresenta várias características que favorecem seu sucesso nestas ações. A primeira delas é sua capacidade de leitura para identificar espaços nas costas da pressão adversária, deslocando-se de maneira a criar linhas de passes para seus companheiros, oferecendo-se como opção ou gerando espaço para que outro jogador receba entrelinhas.

Exemplos de movimentação atrás da pressão para criar linha de passe - Fotos: Cazé TV e Canal GOAT/editadas

Quebra de pescoço para mapear arredores

Durante seus movimentos entrelinhas, Stiller pode ser visto constantemente realizando uma ação conhecida como "quebra de pescoço", um giro com a cabeça para mapear seus arredores e perceber de onde vem uma possível pressão. Ao fazer isso, o volante tem uma noção maior sobre o que acontecerá nos próximos segundos e pode projetar seu movimento seguinte antes mesmo de receber a bola em seus pés.

No exemplo abaixo é possível perceber como ele gira o pescoço várias vezes em questão de segundos, ao mesmo tempo em que se movimenta para receber o passe do zagueiro. O cone em amarelo, nesse caso, representa a direção em que Stiller está olhando em cada frame.

Exemplo de quebra de pescoço - Fotos: Canal GOAT/editadas

Segurança sob pressão

Ademais, o alemão é um jogador muito seguro com a bola nos pés e dificilmente cede a posse de bola em seu campo de defesa (uma zona perigosa). Suas características anteriormente citadas se combinam para que ele identifique bem em quais momentos deve girar o corpo para acelerar a jogada e quando deve manter a posse com passes curtos, mais simples. Segundo dados da SkillCorner, Stiller (86.8%) figura entre os dez melhores meio-campistas da atualidade (considerando 28 ligas diferentes ao redor do mundo, abaixo de 23 anos) em retenção de bola sob alta pressão. Atletas referência no quesito, como Rodri (Manchester City) e Toni Kroos (Real Madrid), por exemplo, mantém a posse em 92.1% e 91.8% das vezes, respectivamente.

Retenção de bola sob alta pressão - jogadores sub-23 - Reprodução: CIES Football Observatory

Stiller é geralmente quem comanda o ritmo do time, ordenando companheiros e ditando a circulação de jogadas: para isso, é comum vê-lo realizando um passe (seja ele para trás, lateral ou para frente) e imediatamente movendo-se pelo campo para oferecer novas opções, muitas vezes aproximando-se do setor da bola para diminuir distâncias entre si e seu companheiro. Pode parecer algo simples, mas acaba sendo uma ação fundamental para balançar a marcação adversária e criar espaço para uma progressão de jogadas mais eficaz.

A jogada abaixo começa com um passe de Stiller para Silas no corredor lateral (fora do frame). O extremo conduz a bola por dentro e devolve o passe ao volante, que então aciona um companheiro com um passe vertical, por uma via que não estava disponível anteriormente (já que o marcador se moveu em decorrência do passe para Silas). Entendendo a jogada que está prestes a acontecer, Stiller movimenta-se rapidamente em direção ao centro para voltar a receber um passe e aí pode encontrar Guirassy com espaço ao seu redor.

Papel de Stiller na circulação de jogadas - Fotos: Canal GOAT/editadas

Repertório vasto de passes

A qualidade técnica de Stiller permite ainda que ele ofereça mais do que apenas uma circulação de bola eficaz. O alemão tem um repertório extenso de passes, sendo capaz de quebrar linhas com passes verticais...

Exemplos de passes verticais feitos por Stiller - Fotos: Cazé TV e Canal GOAT/editadas

acionar companheiros (geralmente extremos ou laterais) em situações de 1v1 com passes rasteiros em diagonal de dentro para fora, passando por fora do bloco de marcação...

Exemplos de passes em diagonal feitos por Stiller - Fotos: Cazé TV e Canal GOAT/editadas

inverter corredores com um passe pelo alto para tirar a bola da zona de pressão ou criar chances de gol, seguindo lógica semelhante ao exemplo anterior...

Exemplo de inversão com passe pelo alto - Foto: Canal GOAT/editada

e, por fim, criar chances com passes em profundidade, buscando a corrida de um atacante. Nesse último caso, Stiller ainda tem muita margem para melhorar: apesar de reconhecer oportunidades frequentemente, o volante falha no peso de seus passes, prolongando muito o passe ou soltando ele levemente mais curto. É também um tipo de ação menos frequente do que as outras.

Exemplo de passe em profundidade para corrida de atacante

Comportamento em pressão alta

Durante momentos de pressão alta na fase defensiva, Stiller tem um papel bem claro na estrutura adotada por Sebastian Hoeness, sendo responsável por vigiar individualmente o volante/meia adversário. Sua postura nesse caso é usualmente pouco agressiva: quando acontece um passe para trás, acompanhado do recuo de seu par, Stiller salta para pressionar mas engaja pouco em duelos diretos, preferindo induzir o adversário a uma determinada direção. O volante não é responsável direto por recuperar muitas bolas dessa forma e o grande mérito do VfB Stuttgart nessas ações é coletivo, não individual. Quando não recupera a posse no campo de ataque, os Suábios geralmente acabam forçando um lançamento longo e vencem a disputa pela segunda bola.

Exemplos de pressão alta: Stiller vigia um dos volantes/meias - Fotos: Cazé TV e Canal GOAT/editadas

Padrões em bloco médio e duelos

Nas situações em que a equipe é forçada a correr para trás ou opta por se defender em um bloco médio, Stiller mantém sua postura menos agressiva e normalmente busca defender a entrada da área. Apesar de realizar um trabalho bem feito, não é a área mais destacada de seu jogo.

Em ocasiões nas quais Stiller opta por um duelo direto (geralmente em pressões pós-perda, sempre nos primeiros segundos), o alemão costuma jogar seu corpo a frente do marcador, ampliando sua base, para recuperar e proteger a bola, tendo uma boa taxa de sucesso nessas ações. Ele não é um jogador explosivo ou rápido para cobrir grandes faixas de campo, então busca compensar esses fatores com sua leitura para antecipar jogadas quando possível. Ao tomar a dianteira na jogada e expandir bem sua base abrindo as pernas, facilita a retomada da bola e diminui o ritmo do marcador, trazendo a situação para um contexto mais favorável a ele.

Exemplos de duelos disputados por Stiller - Fotos: Cazé TV e Canal GOAT/editadas

Corrida por fora para a Eurocopa

Stiller é, sem dúvidas, um jogador bastante interessante. Suas características se adequam ao que tem sido associado como um estilo moderno de jogar futebol e ele evoluiu bastante durante os últimos anos. Nesta altura da temporada, parece quase certo afirmar que o VfB Stuttgart jogará a Champions League 24/25 e esse seria mais um passo importante para Stiller seguir crescendo. Enfrentar adversários diferentes, possivelmente de níveis superiores, aceleraria seu processo de desenvolvimento.

Julian Nagelsmann, treinador atual da Alemanha, tem se mostrado atento ao que acontece na Bundesliga mas o volante ainda não recebeu sua primeira convocação para a seleção principal. A grande concorrência no meio-campo (e também a ascensão de Aleksandr Pavlovic, do FC Bayern) parece limitar uma possível chamada, porém Stiller terá suas oportunidades futuramente caso siga performando no nível que tem mostrado. Se essa chamada ocorrerá na Euro ou depois, apenas nos resta esperar para descobrir.

Postar um comentário

0 Comentários