Pesquisar

Quem pode ser o novo lateral do Borussia Dortmund?

Utilizando estatísticas para encontrar novos reforços

Dentre os problemas do Borussia Dortmund na temporada, a carência de laterais confiáveis tem sido um dos principais. Bensabaini não teve o impacto que se esperava ao substituir Raphäel Guerreiro, Marius Wolf não tem conseguido repetir as exibições que o levaram à Seleção Alemã no começo de 2023 e Thomas Meunier era carta fora do baralho até reaparecer no time titular em dezembro. A lesão de Ryerson deixou ainda mais evidente a necessidade de buscar um novo lateral no mercado, que já existia por conta do desfalque de Bensebaini provocado pela Copa Africana de Nações.

As opções atuais do BVB para a lateral - Fotos: Christof Koepsel (x2), Lars Baron, Sebastian Widmann/Getty Images

Diante desse cenário, não impressiona que os rumores na imprensa indiquem que o clube vá contratar uma peça para a posição: de acordo com os principais jornalistas especializados, a intenção do Borussia Dortmund é trazer um reforço para a lateral esquerda, contando com um orçamento de aproximadamente 7 milhões de euros para tal. Historicamente, grandes contratações não acontecem durante a janela de janeiro - a época do ano e a verba disponibilizada são dois fatores que dificultam bastante a tarefa de Sebastian Kehl.

A partir de diversas estatísticas, buscamos nomes que podem ajudar a sanar o problema do Borussia Dortmund na lateral. Confira todo o processo e o resultado final abaixo.

Problemas criativos

A saída de Raphael Guerreiro ainda não foi superada completamente pelo Borussia Dortmund. Apesar de algumas fragilidades defensivas, o lateral/volante português era um fonte criativa que faz muita falta ao elenco aurinegro. Hoje, as principais opções para a lateral esquerda são Ramy Bensebaini e Julian Ryerson, dois nomes que não chegam perto dos números que o português atingiu, seja na comparação com o ano passado ou pela produção dos dois na temporada atual.

Capacidade criativa na Bundesliga 22/23

Diversos outros fatores podem ser considerados aqui, mas a saída de Guerreiro com certeza contribuiu para o declínio acentuado na produção ofensiva do time comandado por Edin Terzic.

Comparação entre xG produzidos e cedidos nas duas últimas temporadas

Diante disso, o foco principal da pesquisa esteve em estatísticas ofensivas. Quatro estatísticas foram selecionadas e combinadas de diferentes maneiras para buscar possíveis reforços: a % de sucesso em duelos aéreos, passes completados para a área adversária, expected assisted goals e passes progressivos recebidos. A partir disso, acredito ser possível encontrar jogadores que costumam receber a bola em zonas avançadas e produzir ofensivamente, além de mostrarem solidez no jogo aéreo.

Comparação entre os números de Ryerson, Bensebaini e Guerreiro

Além disso, por conta da limitação financeira citada anteriormente, optei por realizar a pesquisa em ligas consideradas menores, que demandariam valores inferiores para a contratação de seus destaques (em tese). Foram consideradas as seguintes ligas: 2. Bundesliga (Alemanha), Primeira Liga (Portugal), Pro League (Bélgica), Eredivisie (Holanda). Ademais, os números envolvidos na pesquisa se referem à temporada 22/23.

19 nomes diferentes surgiram nesta pesquisa. Nove jogadores se transferiram a outros clubes após a temporada passada e, portanto, foram descartados, já que uma nova negociação seria algo bastante improvável nesse momento. Quatro deles, aliás, acabaram parando na própria Bundesliga: Grimaldo (Bayer Leverkusen), Paqarada (FC Köln), Wittek (VfL Bochum) e Deman (SV Werder Bremen).

Lista prévia

Selecionados os nomes da lista final, é hora de comparar os números de cada um deles, voltando às estatísticas gerais consideradas relevantes para a posição de lateral. Marcados em azul, o melhor em cada quesito; em vermelho, o pior - desempates foram realizados de acordo com o volume de ações.

Comparação entre jogadores da lista final

Opção A

Diante disso, Gijs Smal seria a primeira opção do mercado. O holandês destaca-se em todas as métricas ofensivas avaliadas e certamente seria um acréscimo interessante no processo criativo do Borussia Dortmund. Smal tem o jogo aéreo como ponto fraco, porém recupera um bom número de bolas por partida. Restando apenas seis meses de contrato com o Twente, provavelmente não seria uma contratação cara.

Comparação de Gijs Smal contra outros defensores

Utilizando os números da temporada atual, percebe-se que a produção ofensiva de Smal caiu levemente, mas isso pode ser explicado por uma participação maior na progressão de jogadas: é um sinal positivo de que pode exercer funções diferentes na equipe. Assim ficaria sua comparação com Julian Ryerson...

Comparação de Gijs Smal com Ryerson

e Ramy Bensebaini:

Comparação de Gijs Smal com Bensebaini

Opção B

Nuno Santos é outro jogador a se destacar ofensivamente. O português tem atuado constantemente como uma ala pelo corredor esquerdo e costuma ter bastante liberdade para atacar - é um perfil diferente de jogador em relação a Ryerson e Bensebaini e que pode oferecer novas alternativas ao treinador do Borussia Dortmund. Até mesmo por ser um jogador de características ofensivas, fica bem abaixo da média nos quesitos defensivos avaliados.

Comparação de Nuno Santos contra outros defensores

Abaixo a comparação com Julian Ryerson, tendo em conta os números da atual temporada:

Comparação de Nuno Santos com Ryerson

Ao ser comparado com Ramy Bensebaini, fica evidente a diferença no perfil dos dois jogadores:

Comparação de Nuno Santos com Bensebaini

Opção C

Caso a preferência do clube fosse por um jogador mais confiável na defesa, Patrick van Aanholt seria uma opção mais equilibrada. Ele é capaz de manter uma produção ofensiva elevada e impressiona pela grande volume de ações defensivas (sejam desarmes, interceptações ou bolas recuperadas) em uma equipe que registrou a quarta melhor posse de bola média da Eredivisie. No entanto, van Aanholt seria uma solução de curto prazo, pois completará 34 anos neste ano.

Comparação de van Aanholt contra outros defensores

Seu rendimento da última temporada para a atual manteve-se bem forte, de acordo com as estatísticas avaliadas. Ele supera Julian Ryerson em quase todas as métricas citadas...

Comparação de van Aanholt com Ryerson

e equipara alguns números defensivos de Bensebaini, ao mesmo tempo em que demonstra uma produção ofensiva maior.

Comparação de van Aanholt com Bensebaini

Ao final, é importante ressaltar que essa análise é apenas um ponto de partida, uma vez que a avaliação de um jogador nunca deveria estar restrita aos seus números - por si só, eles não servem com uma forma de avaliação geral. Observar partidas e fatores externos ao jogo continuam sendo parte importante do processo de contratações de jogadores.

Gostou da análise? Comente abaixo quais outros clubes e posições você gostaria de ver futuramente por aqui!

Postar um comentário

0 Comentários