Pesquisar

Os brasileiros na história do VfL Wolfsburg

 O clube situado na Baixa Saxônia é o segundo da Alemanha que mais contou com brasileiros na história do futebol alemão

Grafite na Volkswagen Arena em 2023 (Foto/Helge Prang/Getty Images)

A Bundesliga é tida como um dos principais campeonatos da Europa e do mundo, já recebendo ao longo de sua história diversos jogadores provenientes da América do Sul, sobretudo, do Brasil. Campeão do Campeonato Alemão em 2008/09, o VfL Wolfsburg têm brasileiros no topo de sua história de 78 anos, dentre eles, o mais reconhecido é, sem dúvidas, Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite.

Situado na região da Baixa Saxônia, o Verein für Leibesübungen Wolfsburg Fußball (clube de futebol profissional), mais conhecido como Wolfsburg, foi fundado em 12 de setembro de 1945 por funcionários da empresa automobilística Volkswagen em um cenário crítico pós 2ª Guerra Mundial.

Grafite, Josué e cia comemoram o título da Bundesliga do Wolfsburg em maio de 2009 (Photo by Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images)

O clube é subsidiário da VW, que possui cerca de 95% dos direitos até os dias atuais. Apesar de ser popular internacionalmente pelo time masculino e feminino de futebol, contando também com grandes ativações contra o preconceito e a discriminação, sendo favorável a diversidade, o VfL possui mais de 29 departamentos de esportes, que fazem parte do Verein für Leibesübungen Wolfsburg e. V. (clube desportivo). O Wolfsburg também costuma ser bastante cooperativo com os moradores da região, participando de ações comunitárias como visitas a hospitais e orfanatos. 

Passando a maior parte das primeiras décadas de sua história nas camadas inferiores do futebol alemão, o WOB chegou pela primeira vez à Bundesliga na temporada 1997/98, após ter conquistado o segundo lugar da 2. Bundesliga na época anterior. Desde então, os Lobos nunca mais foram rebaixados, mesmo passando por períodos conturbados e inclusive disputando o playoff de descenso por duas vezes seguidas em 2016/17 e 2017/18, conseguindo prevalecer nos embates e permanecendo na elite alemã.

O primeiro confronto lutando contra o descenso foi especial, os Lobos venceram o arquirrival regional, Eintracht Braunschweig, tanto na ida em casa por 1 a 0 com gol de Mario Gómez, como na volta também por 1 a 0, com um golaço do português Vierinha - o brasileiro Luiz Gustavo esteve em campo. Já na segunda vez, no ano seguinte, uma vitória em casa por 3 a 1 diante do KSV Holstein Kiel na ida e um triunfo pelo placar mínimo na volta - William, atualmente no Cruzeiro, atuou pelos Lobos nestes jogos.

William entre os envolvidos em um desentendimento dos jogadores de Wolfsburg e KSV Holstein Kiel (Photo by Helge Prang/Getty Images).

E claro, se falamos das grandes conquistas do clube, é impossível não ter um brasileiro envolvido. Com 69 pontos em 2008/09, o VfL Wolfsburg chegou ao ponto mais alto de sua história conquistando a Bundesliga pela primeira vez, sob o comando de Felix Magath, ex-jogador e técnico muito conhecido nacionalmente e até mesmo fora da Alemanha, bastante repercutido por seus treinos intensos visto até mesmo como "paramilitares". 

Capitão daquele time, o meio-campista brasileiro Josué levantou até então o único Meisterschale conquistado pelos Lobos. Grafite foi o grande artilheiro da Bundesliga com 28 gols, fazendo uma bela dupla de ataque com o bósnio Edin Džeko. Naquele time, entrando poucas vezes em campo, ainda havia o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, com passagens por Juventude, Flamengo, Grêmio, Belenenses-POR e outros clubes.

Com lances inesquecíveis e emblemáticos tais como o golaço de Grafite na goleada por 5 a 1 driblando toda a defesa do FC Bayern de Munique, ou a raça e identificação do baixinho Josué - brasileiro com mais jogos (200) pelo clube -na conquista do título, fizeram deles lendas dos Lobos e também embaixadores do VfL. Grafite e Josué visitam sempre à Volkswagen Arena e promovem ações do clube. O carinho pelo Brasil é tão grande que até mesmo há uma conta oficial do clube em português no X, antigo Twitter, @VfLWolfsburg_PT.

Grafite, ex-jogador e embaixador do VfL, visita a Volkswagen Arena em maio de 2023

O segundo título expressivo do Wolfsburg aconteceu em 2014/15, superando o Borussia Dortmund por 3 a 1 no Olympiastadion, em Berlim, conquistando a DFB-Pokal pela primeira vez na história e contando com os brasileiros Luiz Gustavo - autor do primeiro gol do VfL na partida - e Naldo entre os titulares. 

Naldo, o segundo brasileiro com mais jogos (163) pelos Lobos na história, também esteve presente na conquista da DFL-Supercup no início da temporada 2015/16, na vitória nos pênaltis diante do FC Bayern após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Mas você sabe quem foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa dos Lobos? Trata-se de Robson Ponté, chegando ao clube em junho de 2001, proveniente do Bayer Leverkusen por empréstimo de duas temporadas. Com grandes atuações, anotando gols e assistências, Robson caiu nas graças da torcida Grün-Weiss, com um total de 69 jogos pelo emblema alemão, com 14 gols e 18 assistências, se despedindo em junho de 2003 após o fim do empréstimo. Em contrapartida, na mesma época, o Wolfsburg acertou a contratação de Fernando Baiano junto ao Flamengo.


Robson Ponté atuando pelo Wolfsburg (Photo by Friedemann Vogel/Bongarts/Getty Images)

Fernando Baiano foi o segundo brasileiro na história dos Lobos e teve uma passagem de apenas um ano. Disputando a temporada 2003/04, Fernando jogou 23 jogos, marcou 11 gols e distribuiu três assistências. Ele inclusive foi protagonista da primeira vitória da história do Wolfsburg diante do FC Bayern de Munique, marcando dois tentos no lendário Oliver Kahn no triunfo por 3 a 2 no antigo VfL-Stadion, para além de um gol e uma assistência na vitória por 2 a 1 contra o arquirrival, Hannover 96.

Após Baiano deixar o clube em julho de 2004 rumo ao São Caetano, um ano mais tarde, o Wolfsburg investiu 275 mil euros no atacante Abuda que na época defendia o Corinthians. Com uma passagem fantasma pelo clube, Abuda participou apenas de uma partida durante um ano, sendo emprestado posteriormente, até deixar o clube de graça em 2007 rumo ao Vasco da Gama.

Em janeiro de 2007, o folclórico Marcelinho Paraíba chegava ao Wolfsburg e se tornava o quarto brasileiro na história do clube. Chegando por quase três milhões de euros no Trabzonspor, da Turquia, Marcelinho já tinha sua reputação na Alemanha por uma passagem que teve pelo Hertha BSC e chegou com holofotes em Wolfsburg. Pelos Lobos foram 57 partidas, 14 gols e 19 assistências. Sem conseguir repetir os altos números do período que esteve na capital alemã, Marcelinho até ficou na memória dos torcedores de uma maneira positiva, até mesmo pelos extrovertidos cortes de cabelo que o jogador variava durante sua carreira futebolística, certa vez descolorindo no formato do escudo do VfL Wolfsburg.

Josué, Marcelinho, Grafite e o português Ricardo Costa comemoram um gol de Marcelinho (Photo by Friedemann Vogel/Bongarts/Getty Images)

Chegando em julho de 2007, Grafite inclusive teve Marcelinho como compatriota contemporâneo e 14 dias depois, Josué também assinava pelos Lobos. Como já falado, sabemos que ambos foram bem-sucedidos no clube, inclusive com convocações para a Seleção Brasileira

Presente com o Brasil na Copa de 2010 sob o comando de Dunga, o ídolo dos Lobos, Grafite marcou ao todo 75 gols e 25 assistências pelo clube, permanecendo até julho de 2011, quando decidiu ir para o futebol do Catar. Josué ficou até 2013, depois voltando para o São Paulo FC, com três gols e oito assistências registradas nos 200 jogos que fez pelo Wolfsburg, muitos deles com a braçadeira de capitão.

De 2008 para 2009, Caiuby teve uma passagem discreta pelos Lobos. Chegando do modesto Guaratinguetá-SP por cerca de 2,50 milhões de euros, a jovem aposta jogou 12 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências, sendo posteriormente emprestado para o 1. FC Ingolstadt. Em 2012, Caiuby se mudou em definitivo para os Die Schanzer a custo zero, não deixando saudades em Wolfsburg. 

O zagueiro Réver chegou ao VfL em 2009, vindo do Grêmio, por cinco milhões de euros. Apesar do alto investimento no zagueiro, das as proporções da época, Réver só foi utilizado por 14 minutos em uma partida da UEFA Europa League, diante do Fulham FC. Muitos sequer lembram que zagueiro passou pela equipe alemã, seis meses depois de chegar, foi vendido para o Atlético-MG por três milhões de euros.

Com uma carreira vitoriosa do início ao fim, Diego Ribas já era muito respeitado na Alemanha quando chegou ao VfL Wolfsburg em agosto de 2010, numa transação de 15,50 milhões de euros junto a Juventus, da Itália. Já com toda uma história construída no SV Werder Bremen, o meio-campista brasileiro queria retomar a boa fase após um período complicado na Itália e apostou no projeto dos Lobos. Em 2010/11, Diego disputou 32 partidas, marcou seis gols e contribuiu com 10 assistências, sendo peça fundamental na briga contra o rebaixamento, terminando na 15 posição da Bundesliga.

Diego Ribas marcando gol de bicicleta contra o rival Hannover 96 (Photo by Matthias Kern/Bongarts/Getty Images)

Foram três temporadas pelo Wolfsburg, em duas passagens, pois, Diego em 2011/12 foi emprestado ao Atlético de Madrid, da Espanha, depois regressando ao clube para jogar as temporadas 2012/13 e 2013/14. Há relatos de que o meio-campista passou por alguns contratempos com dirigentes do clube durante seu período de contrato, o que manchou um pouco sua história por lá. Apesar dos apesares, Diego soma 87 jogos pelo Wolfsburg, 24 gols e 21 assistências, deixando o clube de vez em janeiro de 2014 por 1,50 milhão de euros. 

Chris Henning e Felipe Lopes foram dois zagueiros brasileiros que também passaram pelo VfL. Chegando primeiro, Felipe chegou do CD Nacional, de Portugal, em janeiro de 2012 por 2,50 milhões de euros, acumulando 14 aparições pelos Lobos, chegando a ser emprestado para o VfB Stuttgart por seis meses em 2013 e deixando o clube de vez em 2016, rumo ao CD Chaves, também de Portugal. Depois de jogar pelo Eintracht Frankfurt e ficar sem clube em 2011, Chris Henning foi contratado a custo zero pelo Wolfsburg em agosto daquele ano e disputou oito jogos, marcando um gols e duas assistências. No ano seguinte, Chris se transferiu para o TSG Hoffenheim também sem custos.

Fágner, emblemático lateral-direto do Corinthians e com passagens pela Seleção Brasileira, deixou o Vasco da Gama por três milhões de euros em 2011 rumo à Alemanha, defendendo o Wolfsburg por um pouco mais de um ano. Neste período, Fágner vestiu a camisa dos Lobos 30 vezes, contribuindo com duas assistências. Ele deixou o VfL por empréstimo para o Vasco da Gama em julho de 2013, regressando quatro meses depois. Em janeiro de 2014, foi emprestado ao Corinthians, que adquiriu o passe do jogador em definitivo após o término do contrato de Fágner com o clube alemão.

Atuando por SV Werder Bremen, VfL Wolfsburg e Schalke 04, Naldo é um dos jogadores brasileiros que mais é admirado por onde passou na Alemanha. Chegando no Wolfsburg em 2012, por cerca de 4,80 milhões de euros, ele foi sem dúvidas um dos brasileiros mais bem-sucedidos pelo clube. Para além dos já citados títulos de DFB-Pokal e DFL-Supercup, Naldo ficou bastante marcado por marcar dois gols em uma vitória dos Lobos por 3 a 2, diante do Manchester United, em uma partida da fase de grupos da UEFA Champions League. Com 163 jogos em cerca de quatro anos, foram 20 gols feitos e 10 assistências. Em 2016, Naldo reforçou o Schalke 04 a custo zero.

Naldo e Luiz Gustavo com o troféu da DFB-Pokal (Photo JOHN MACDOUGALL/AFP via Getty Images).

Com passagem por TSG Hoffenheim e chegando do FC Bayern de Munique, Luiz Gustavo pairou no VfL em agosto de 2013 por 16,60 milhões de euros e a grife de ser um jogador da Seleção Brasileira. Já familiarizado com o ambiente do futebol alemão, não teve muitas dificuldades de adaptação e logo se tornou um dos principais nomes do time. Na temporada 2014/15, os Lobos terminaram na segunda colocação da Bundesliga com Dieter Hecking à frente do comando técnico. Vale lembrar que foi nesta mesma temporada que os Lobos conquistaram a Copa da Alemanha (DFB-Pokal) com Luiz Gustavo marcando. Ao longo da passagem de Luiz pelo WOB, foram 142 jogos, 12 gols e sete assistências, saindo do clube em 2017 por 10 milhões de euros para defender o Olympique de Marseille.

A exemplo de Luiz Gustavo, o zagueiro Dante já estava familiarizado com o futebol alemão depois de passar por Borussia Mönchengladbach e FC Bayern, chegando ao clube em agosto de 2015 por 4,50 milhões de euros. Apesar de algumas boas atuações, sua passagem não ficou tão marcada assim. Foram 33 jogos e um gol marcado pelos Lobos, rumando ao OGC Nice, da França, na temporada seguinte por 2,50 milhões de euros.

Em janeiro de 2016, o Wolfsburg desembolsou cerca de 4,50 milhões para contratar um jovem destaque do Goiás, sendo esse Bruno Henrique, que ficou no clube por um ano, jogando 17 partidas e fazendo duas assistências, sendo uma delas no importante triunfo por 2 a 0 contra o Real Madrid, pela ida das quartas de final da UEFA Champions League 2016/17. No entanto, BH teve problemas de adaptação e não quis prosseguir na Alemanha. Em janeiro de 2017, ele se transferiu para o Santos FC por quatro milhões de euros. 

Bruno Henrique disputa com Casemiro e Marcelo pela UEFA Champions League. (Photo by Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images)

Campeão Olímpico no Rio de Janeiro em 2016, o lateral-direito William deu seu primeiro passo na Europa atuando pelo VfL Wolfsburg. Contratado junto ao SC Internacional por cinco milhões de euros em 2017, ele acumulou 83 jogos pelos Lobos, cinco gols e seis assistências, tendo lampejos de sucesso e regularidade na Bundesliga, mas sofrendo bastante com graves lesões. Depois de um empréstimo ao Schalke 04 em 2021, William regressou ao WOB e ficou até o término do contrato em julho de 2022.

William disputa a bola com Paulo Otávio no reencontro com os Lobos em maio de 2021, enquanto estava emprestado ao FC Schalke. (Photo by Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images)

Depois de se destacar no campeonato austríaco pelo LASK Linz, João Victor Sá, também conhecido apenas como Victor Sá, chegou ao Wolfsburg em julho de 2019 por 3,50 milhões de euros sob o pedido do treinador Oliver Glasner, com quem trabalhou no clube austríaco. Pelo WOB, 68 jogos, nove gols e oitos assistências. Em março de 2022, ele seguiu para o Al-Jazira, do Emirados Árabes Unidos por 2,85 milhões de euros, atualmente no BotafogoPaulo Otávio foi o penúltimo brasileiro até então a vestir a camisa do Wolfsburg. Chegando em 2019 por 1,10 milhões de euros, também recomendado por Oliver Glasner, com quem trabalhou na Áustria. O lateral-esquerdo atuou em 77 jogos pelo VfL, com um tento anotado e 11 assistências. Em 2023, após o contrato expirar, Paulo seguiu para o Catar e está jogando no Al Saad.

O brasileiro Rogério em ação pelo Wolfsburg contra o FC Bayern. (Photo by RONNY HARTMANN/AFP via Getty Images)

Atualmente com 25 anos, Rogério é o vigésimo quinto e até então o último brasileiro. Contratado neste início de temporada 2023/24 junto ao Sassuolo, da Itália, o lateral-esquerdo vai se adaptando cada vez mais ao clube e chegou a marcar o gol da vitória por 2 a 1 ante ao RB Leipzig, pela 14ª rodada da Bundesliga 23/24. Nascido no Mato Grosso do Sul, Rogério vem da base do SC Internacional e chegou à Itália em para jogar no Sassuolo, sete meses depois sendo contratado pela Juventus. Em agosto de 2017, ele foi emprestado ao Sassuolo e por lá se destacou até ser recontratado em definitivo em julho de 2019.

Em toda a história do futebol alemão, apenas o Bayer Leverkusen (24) teve mais jogadores brasileiros do que o Wolfsburg (22), sendo assim, os Lobos estão no posto de clube alemão que mais contou atletas do Brasil. E se olhamos para o futebol feminino, em 2007, o WOB contratou a brasileira Cristiane Rozeira, que naquele ano ficou no terceiro lugar de melhor jogadora do mundo, atrás de Marta e Birgit Prinz.


(Clique na imagem) Todos os jogadores brasileiros da história do Wolfsburg e suas estatísticas no site do Transfermarkt. 

Um clube que está perto dos 80 anos e possui uma grande ligação com o Brasil no desenrolar da sua história. Este foi o artigo dos brasileiros na história do VfL Wolfsburg. Esperemos que tenham gostado, acompanhem o nosso trabalho no X (@FussaballBR), Instagram (Fussballbrasil_) e aqui no nosso site.





Postar um comentário

0 Comentários