Pesquisar

Borussia Dortmund, Schalke 04 e o futebol feminino

Enquanto a Frauen-Bundesliga ainda é realidade distante, a dupla do Vale do Ruhr foca no desenvolvimento estrutural

Jogadoras do Borussia Dortmund celebram título da Kreispokal Dortmund, a Copa Distrital (Reprodução/schwatzgelb.de)

Tanto Borussia Dortmund quanto Schalke 04 optaram pelo caminho mais longo ao anunciarem as suas respectivas entradas ao futebol feminino. Ao contrário do que fizeram Eintracht Frankfurt, Wolfsburg, RB Leipzig, e tantos outros, a dupla preferiu começar do zero. 

A escolha por começar de baixo, na visão dos dirigentes, foi tida como a mais justa. No entanto, virou alvo de críticas de parte da mídia especializada, de jogadoras como Lina Magull e até mesmo de Karl-Heinz Rummenigge. Todos avaliam que, clubes como Borussia Dortmund e Schalke 04, devem estar no topo. 

Obviamente, não há uma receita. Caso tivessem decidido pela compra da licença de alguma outra equipe, poderiam chegar à Frauen-Bundesliga em até 2 ou 3 anos, a depender da divisão do clube escolhido. Fato é que seria benéfico para competição, cuja atratividade diminuiu à medida que passou a se ter investimentos maiores em outros países, como a Inglaterra. Mas, como a preferência pelo crescimento orgânico foi abraçada pelos torcedores, só resta aguardar. Talvez, tenha sido até melhor.

Hoje, o foco da dupla está no desenvolvimento da modalidade em si. A criação de categorias de base e/ou times secundários emergiu como primeiro grande passo de ambos. Fortalecer o futebol entre as mais jovens é fundamental, e eles entenderam isso cedo. A procura por uma vaga nos clubes foi - e tem sido - altíssima, mesmo que não haja remuneração. 

O Schalke, especificamente, não tem medido esforços pelo crescimento do futebol feminino na Renânia do Norte-Vestfália. Para os azuis, é o mais importante, até mesmo que o seu sucesso em particular. Como medida, o clube de Gelsenkirchen adotou cooperações com algumas agremiações da região para que, juntos, possam fomentar novos talentos e treinadores. Para o diretor esportivo do Schalke, Peter Knäbel, "as parcerias não beneficiam tão somente o S04 como também a todos envolvidos". 

Ao passo que as coisas caminham bem fora de campo, dentro das quatro linhas não têm sido diferente. Já no primeiro ano, as aurinegras e as azuis-reais garantiram a promoção da sétima para sexta divisão, com direito a título. Além da Liga, o Borussia venceu também a Copa Distrital, já o Schalke a venceu no sub-17. Um grande marco para as recém-fundadas equipes.

Jogadoras do Schalke 04 celebram a conquista da Kreispokal Sub-17 (Divulgação/Schalke 04)

Caso o ritmo se mantenha, devem alcançar a Frauen-Bundesliga apenas em 2027. Após nove jogos na atual temporada, ambos lideram as ligas de seus distritos e a expectativa é de mais um acesso. 

Postar um comentário

0 Comentários