Pesquisar

A transformação de Ole Werner no Werder Bremen

Foto: Selim Sudheimer/Getty Images
Ole Werner chegou à Bremen em novembro de 2021 e desde então a equipe tetracampeã da Bundesliga voltou ao seu alto nível, conseguindo uma nova perspectiva.

Após a confirmação do rebaixamento depois de 40 anos e a demissão do então técnico Florian Kohfeldt, a atenção do Werder Bremen se voltou para o técnico Markus Anfang, casamento que posteriormente não deu certo por conta de uma polêmica extra-campo.

Enquanto isso, Werner ainda estava no comando de seu clube de infância, o Holstein Kiel, tendo perdido o acesso para Bundesliga nos play-offs de 2020/21 para o FC Köln por 5 a 2 no placar agregado. Na temporada seguinte, o mau começo de temporada o fez pedir demissão após 7 jogos.

Seu novo começo em Bremen

Após o certo ter sido escrito por linhas tortas, Ole Werner e Werder Bremen se encontraram durante a temporada 21/22. E quando Werner chegou, a equipe somava 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas com -1 em saldo de gol, estando na segunda metade da tabela e a 12 pontos do então líder St. Pauli.

“Ele não sobrecarregou o time com novas idéias, apenas mudou as coisas de forma seletiva”, disse a lenda do Werder Bremen e atual chefe de olheiros do clube, Clemens Fritz. “Ole exala calma e clareza. E tudo funciona bem.”

Foto: Martin Rose/Getty Images

Em seu começo tendo 13 jogos inciais, o saldo foi positivo com 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota - marcando gols em todas as partidas e somando 31 gols em uma média de 2,4 por jogo. Após o bom trabalho de Werner, a equipe garantiu o acesso à Bundesliga na 2ª posição com 63 pontos, ficando apenas a dois pontos do líder e campeão Schalke 04.

Início surpreendente na Bundesliga

Seja dentro ou fora de casa, o Werder Bremen de Ole Werner não costuma vender algum jogo barato. A equipe verde-branca exige muito de seu adversário, isso se comprova quando olhamos para seu início de temporada, com 12 jogos, 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

Este retrospecto para uma equipe recém-chegada da segunda divisão, não está nada mau, o que se torna uma prova da qualidade do trabalho que seu técnico, Ole Werner, faz tendo em mãos um elenco que vale apenas mais do que Schalke e Bochum.

Sem dúvida, os duelos contra Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach, foram os grandes jogos desta equipe até o momento. E apesar de peculiaridades nesses dois jogos, um mecanismo que o Werder usou para construir suas vantagens foi o mesmo: explorar desvantagens que seus adversários criavam à si próprios.

Frame: Total Football Analysis

No frame acima, podemos ver como o habitual 5-3-2 de Ole Werner se porta ao pressionar o adversário, com uma marcação extremamente ajustada entre atacantes, meio-campo e alas, para que Yann Sommer não tenha alguma opção de passe fácil disponível. Um destaque nesse modelo de pressão é Mitchell Weiser, o lateral-direito, que tem sido extremamente competente ao atacar de forma agressiva e recuperar bolas em áreas/momentos de perigo.

Outro mérito de Ole Werner é ter conseguido estabelecer um sistema de jogo com a possibilidade de padrões e variações na forma de criar chances, mesmo sem ter jogadores de "classe mundial" em seu elenco.

Frame: Total Football Analysis

Usando como segundo exemplo a partida contra o Borussia Dortmund, o Bremen novamente é capaz de se adaptar ao adversário. Mesmo após por começar perdendo por 2 a 0, a equipe não se entregou e foi buscar o resultado com a virada por 3 a 2 dentro dos minutos finais.

Partida que ficou extremamente marcado pelo 4-4-2 defensivo em que o BVB se propôs a fazer. E isso fez com que a posse de bola do Bremen subisse de 40% para 59%, permitindo ao time de Ole Werner atacar o Dortmund com passes mais curtos, para quebrar a formação defensiva compacta, porém aberta por fora da equipe de Edin Terzić. E foi assim que a virada de Bremen foi construída.

Niclas Füllkrug e Marvin Ducksch: lideranças do Werder Bremen

O funcionamento da dupla Niclas Füllkrug e Marvin Ducksch é o grande aspecto ofensivo deste Werder Bremen. Ambos já se destacaram na última temporada com 40 gols e 15 assistências somadas na 2. Bundesliga, sendo peças fundamentais para o acesso.

Já na Bundesliga, a dupla continua a ter sucesso, principalmente se falarmos de Niclas Füllkrug, um dos artilheiros da competição.

Foto: Christof Koepsel/Getty Images

“É importante ter dois jogadores que podem fazer um grande avanço em jogos tão difíceis. Eles trabalham muito bem juntos, se entendem como uma equipe. Não há papel para o egoísmo”, disse Ole Werner sobre a sua dupla de ataque, após a confirmação do acesso contra o Hansa Rostock.

Conclusão

Ole Werner é um dos técnicos mais promissores não apenas em território alemão, mas também na Europa. O que já tinha demonstrado de bom ao comandar o Holstein Kiel, se estabelece em seu trabalho no Werder Bremen.

E vale a pena ficar de olho nessa outra revelação em que o futebol alemão nos proporcionou.

Foto: Martin Rose/Getty Images

Postar um comentário

0 Comentários