Pesquisar

A ascensão de Marcus Thuram

Foto: Frederic Scheidemann/Getty Images

 Existem poucos filhos de ex-jogadores que fazem sucesso ou trazem consigo um sentimento de nostalgia ao entrarem em campo. Ao longo dos anos vimos Justin Kluivert, Federico Chiesa, Timothy Weah, Giovanni Simeone, Ianis Hagi, cada um com sua peculiaridade. E no caso de Marcus Thuram, filho da lenda francesa Lilian Thuram, que está seguindo o bom caminho de seu pai, conseguindo se tornar um grande destaque com um futuro promissor.

Após as saídas de Robert Lewandowski, Erling Haaland, dentre outros grandes atacantes que marcaram presença na Bundesliga, abriu cada vez mais espaço para Thuram surgir entre os principais canditados a se estabelecer como um dos melhores da posição dentro da liga.


Foto: Franck Fife/AFP via Getty Images

Confiança

Um dos aspectos cruciais para descrever Thuram enquanto jogador é a confiança. Roland Virkus, diretor dos Potros, ao comentar sobre a fase ruim que Tikus vivia na última temporada: "Marcus é um tipo de sol. Esse tipo de pessoa precisa de autoconfiança para seu jogo. E a autoconfiança é adquirida através de experiências positivas".

E a maré positiva voltou para Thuram em 22/23, o francês não convive mais com lesões que o afastaram do seu mais alto nível. Nas últimas 3 temporadas, foram 8 lesões o deixando de fora por cerca de 201 dias, sendo a principal delas contra o Bayer Leverkusen em agosto de 2021, que deixou Thuram fora dos gramados por 2 meses e também impediu uma possível saída do Borussia rumo à Inter de Milão.

No entanto, Thuram está retomando a sua melhor forma com a camisa do Gladbach em 2022/23, tendo 10 gols e 2 assistências em 12 jogos. Em comparação com a temporada anterior dentro da liga, o número de gols dobrou e o número de assistências já estão empatadas: 3 gols e 2 assistências em 21/22.


Foto: Frederic Scheidemann/Getty Images

O camisa 9 que veste a 10

Não existem dúvidas que essa será a temporada mais artilheira de Marcus Thuram com a camisa do Borussia Mönchengladbach, faltando apenas 3 gols para superar sua melhor marca de sempre (10 gols).

O grande motivo desse sucesso é a transição de Thuram de um ponta que não atuava apenas por fora, mas que também atuava centralizado, quase como um segundo atacante com Marco Rose, para o início de projeção como referência do ataque com Adi Hütter.


Luca Netz conseguindo fazer movimento para dentro, contra o movimento do defensor do Bochum e conseguindo acionar Marcus Thuram em espaço aberto (Crédito: borussiaexplained.de)

E foi Daniel Farke que apostou suas fichas e fez essa ideia se tornar realidade. Thuram não só vem dando conta do recado, como faz o time sentir cada vez menos falta de Breel Embolo.

Fundamentalmente, o grande mérito de Thuram foi não perder suas principais características como um ponta depois de passar a jogar como um centroavante. Suas interpretações de como e quando atacar o espaço ou preenchê-lo, usando seus dribles, explosão e força física ao seu favor, tornam Marcus Thuram um dos atacantes mais imprevisíveis e completos da Bundesliga.

Marco Rose, em sua reta final no Gladbach, comentou sobre as qualidades de Thuram: “Marcus é um jogador que se beneficia muito de seu físico e estatura. No entanto, ele também tem qualidade técnica, sempre podendo lidar com situação de pouco espaço. Ele [Thuram] está longe do fim de seu desenvolvimento. Há muito mais por vir dele..."


Outro lance de Marcus Thuram atacando o espaço livre, mesmo atuando como centroavante, Tikus se projeta por fora para ganhar espaço para desequilibrar. Neste caso, após ser acionado, ganha no duelo individual com Lacroix e faz o 1:0 contra o Wolfsburg


Em dados, Thuram é o jogador que mais finaliza dentro da Bundesliga (40 chutes), quando se trata de chutes ao gol após progressão com a bola apenas fica atrás de Moussa Diaby com 19 chutes e participação de 2 gols, isso reflete na distância percorrida de Tikus na Bundesliga, que tem média de 35,72 (km/h) estando no top-10 do índice da liga. Thuram é um artilheiro e um criador em um só jogador.

Seu futuro em Mönchengladbach

Assim como Yann Sommer e Ramy Bensebaini, Thuram tem contrato com o Gladbach até o final desta temporada 22/23. A grande e difícil missão da diretoria dos Potros é convencê-lo a ficar em Mönchengladbach por mais algum tempo, já que além do ganho técnico com Marcus, o retorno financeiro em alguma eventual venda seria fundamental para os planos do clube no futuro.

Enquanto isso, os torcedores, Daniel Farke e o Borussia Mönchengladbach só podem aproveitar os gols e momentos que Marcus Thuram propícia em terras germânicas. E com esperança que esses momentos continuem por mais temporadas.


Foto: Lars Baron/Getty Images





Postar um comentário

0 Comentários