Pesquisar

Union Berlin: uma análise estatística

Alguns dos números por trás da impressionante campanha do líder

Dez rodadas de Bundesliga já se passaram e o líder da competição é o Union Berlin, com quatro pontos de vantagem para o Bayern, segundo colocado. Apesar das boas campanhas recentes, brigar pelo título seria um salto muito grande e era difícil imaginar que o clube poderia ocupar tal posição.


A temporada do Union Berlin é digna de aplausos - Foto: Maja Hitij/Getty Images

Defesa e posse de bola

O Union Berlin é a equipe de menor posse de bola média da Bundesliga. O clube de capital tem 41.10% de posse de bola em suas partidas até aqui, 25.20% a menos do que o Bayern, líder nesse quesito.

Posse de bola média

A intensidade de pressão do Union Berlin é outro aspecto interessante de sua campanha: dentre as 18 equipes alemãs, é o Union quem apresenta a pressão menos intensa (avaliada pelo valor de PPDA: passes permitidos por ação defensiva).

Pressão e posse

A zona de controle da equipe complementa esses dados e indica bem como atua a equipe comandada por Urs Fischer: baixando a linha defensiva, cedendo a posse ao seu adversário e defendendo sua própria área com muita competência. Na imagem abaixo, as zonas em azul representam locais em que a equipe teve 55% ou mais de toques na bola e as zonas vermelhas locais em que os adversários tocaram mais na bola.

Zona de controle - Foto: Peter McKeever/The Analyst

A força defensiva do Union Berlin pode ser observada a partir da análise dos expected goals against (xGA, gols esperados contra). Finalizadas 10 rodadas, foram cedidos apenas 8.14 xGA (total) e, considerando apenas jogadas de bola rolando, o Bayern (5.67 xGA) é único clube que se aproxima do Union Berlin (5.55 xGA). A marca de 6 gols sofridos é também a melhor da liga - Bayern (8) e Hoffenheim (10) fecham o top 3.

expected goals against

Ataque

No setor ofensivo, a marca principal tem sido sua eficácia muito acima da média ao finalizar. Passadas 10 rodadas, o Union Berlin já marcou 8.40 gols (excluindo cobranças de pênalti) a mais do que o esperado até então - é o clube da Bundesliga que melhor tem superado suas expectativas por enquanto.

Eficiência por clubes

Um dos responsáveis por esse feito é o atacante Sheraldo Becker, que registrou apenas 1.2 xG, mas já marcou 6 vezes. Além dele, Sven Michel, Jordan e Haberer aparecem no top 20 entre os jogadores mais eficazes desse início de temporada.

Eficiência por jogadores

Becker impressiona por estar marcando vários gols a partir de poucas finalizações...

Chutes por gol

Sequência da temporada

O Union Berlin tem sido uma equipe consistentemente sólida na defesa desde que subiu para a primeira divisão alemã, portanto manter seu nível defensivo não deve ser um grande problema para o restante da temporada. Ofensivamente, no entanto, é mais difícil seguir desempenhando tão bem e a tendência é que os números acabem normalizando um pouco mais conforme a temporada se desenrola - caso os atacantes do clube (Becker, em especial) continuem tão prolíficos, o título alemão pode se tornar um sonho real. 

Postar um comentário

0 Comentários