Pesquisar

Guia da Bundesliga 22/23

Acompanhe nosso guia da temporada, oferecendo um panorama geral sobre cada um dos 18 clubes da Bundesliga, além de um jogador chave e um jovem talento (máximo de 23 anos, pouca experiência na primeira divisão) para observar.

Os clubes participantes da edição 22/23 - Reprodução: Bundesliga

AUGSBURG

Jogador chave

Aos 34 anos, Daniel Caligiuri segue performando na Bundesliga. O veterano se destaca por sua polivalência e, a julgar pela pré-temporada, deve iniciar a temporada como titular a partir de uma das alas. Titular em 24 jogos na época passada, Caligiuri é peça importante do Augsburg especialmente por seu trabalho defensivo sem bola e deve melhorar seus números ofensivos juntamente a mudança de estilo de jogo prometida pelo clube.

Fique de olho

Reforço mais caro da história do Augsburg, o americano Ricardo Pepi (19) passou em branco durante seus 6 primeiros meses na Alemanha - natural para alguém tão jovem e que cruzou o mundo para experimentar outra cultura, outro idioma e um nível de futebol maior. Melhor adaptado e aproveitando as saídas de Gregoristsch, Finnbogasson e Zeqiri, Pepi pode explodir de vez na temporada 22/23, agora sob o comando de um treinador acostumado a trabalhar com jovens. O centroavante se movimenta muito bem e tem na finalização sua principal virtude.

Expectativa: briga contra o rebaixamento

Ao longo dos últimos anos, o torcedor do Augsburg se acostumou a brigar na parte inferior da tabela: desde o acesso em 10/11, em apenas duas ocasiões o clube terminou acima da décima posição (13/14 e 14/15). Arne Maier tornou sua transferência definitiva, após um ano emprestado ao clube, e Max Bauer deve agregar na defesa, mas as outras chegadas não empolgam muito (Rexhbecaj e Demirovic). Tudo indica que será mais um ano longo em Augsburg.

A esperança reside em Enrico Maassen, novo treinador do clube. Aos 38 anos, Maassen assinou um contrato de 3 anos e estava no time reserva do Borussia Dortmund - por lá, conquistou a Regionalliga West e finalizou a 3. Liga em nono lugar. Stefan Reuter, diretor esportivo do Augsburg, espera que ele possa desenvolver jovens jogadores e praticar um estilo de jogo mais ofensivo do que se tem visto nos últimos anos.

Enrico Maassen - Reprodução: @FCAugsburg

BAYER LEVERKUSEN

Jogador chave

Patrik Schick (26) renovou seu contrato com o Leverkusen até 2027, afastando qualquer rumor sobre uma possível saída. Schick se sente feliz no clube e foi um dos finalizadores mais confiáveis da última temporada, marcando quase 7 gols a mais do que se esperava, segundo a métrica dos expected goals. Se o Leverkusen pretende brigar no topo da tabela, os gols de Schick serão importantíssimos. 

Fique de olho

Companheiro de seleção de Schick, Adam Hlozek (19) finalmente deixou o Sparta Praga e chegou a uma das principais ligas da Europa. A jovem promessa já marcou 49 gols como profissional e ocupa qualquer posição entre ponta esquerda, meia-atacante e centroavante. O atacante tcheco, apesar de jovem, impressiona pela força física: Hlozek (1.88m) tem bom jogo aéreo, não foge de duelos diretos contra zagueiros muito mais velhos e sabe realizar um pivô com qualidade. Na contramão do estereótipo do atacante forte, Hlozek é também muito competente quando atua pela ponta e surpreende pelo esforço aplicado no momento defensivo. Como seu recorde de gols sugere, tem muito recurso para finalizar e já marcou todo tipo de gol possível, de cabeçadas na pequena área a chutes de longa distância.

Expectativa: briga pelo G4

O Bayer Leverkusen segue acumulando jovens talentos, mas deixou a postura de clube vendedor de lado e garantiu a permanência de todos os seus destaques - atualmente, o clube conta com jogadores de muito potencial em todos os setores do campo. Gerardo Seoane agradou em seu primeiro ano como treinador e vem para mais uma temporada no comando da equipe.

Florian Wirtz segue se recuperando da grave lesão sofrida no joelho e deve retornar apenas ao final do ano, mas Diaby e Schick já se provaram capazes de segurar o time na parte superior da tabela. Apesar do poderio ofensivo, a defesa do Leverkusen deixa a desejar em alguns aspectos e lapsos de concentração custam pontos preciosos. A ideia é garantir vaga no G4 por mais um ano, diminuindo a distância para o Bayern gradativamente.

Hlozek chegou para melhorar ainda mais o setor ofensivo - Reprodução: @bayer04fussball

BAYERN

Jogador chave

Sadio Mané vem de 6 temporadas pelo Liverpool e chega ao Bayern consolidado como um jogador da elite europeia. O senegalês tem bom histórico goleador (foram mais de 10 gols em todas as edições de PL que jogou) e será peça importante na reconstrução do ataque bávaro. Versátil, Mané terminou a temporada passada rendendo bem pelo centro do campo e será uma das alternativas de Nagelsmann para substituir Lewandowski. Ele é também um especialista em identificar espaços para atacar, característica que tem tudo para transformá-lo em um grande sucesso na Bundesliga.

Fique de olho

Meia canhoto de muito recurso técnico, Paul Wanner (16) tem um capacidade de drible espetacular e gosta de partir para cima de seus oponentes com a bola dominada. Apesar de jogar contra adversários bem mais velhos, segue impressionando pela capacidade de manter a bola sob controle. Ele estreou aos 16 anos e 15 dias (o mais jovem das história do clube) pelo time principal do Bayern e tem agora a chance de se estabelecer como uma opção regular.

Expectativa: briga pelo título

10 títulos consecutivos não foram suficientes para o Bayern: o clube bávaro quer seguir vencendo em território alemão e, apesar de ter perdido seu artilheiro (Lewandowski foi vendido ao Barcelona), encorpou bem seu elenco com as adições de Mazraoui, de Ligt, Gravenberch, Mané e Mathys Tel. Süle saiu numa transferência sem custos para o Borussia Dortmund e outros jogadores foram utilizados para gerar caixa (Roca, Chris Richards, Omar Richards)

Na segunda temporada de Nagelsmann no comando, boa parte do elenco já está adaptada ao seu estilo de jogo e a expectativa é que o jovem treinador monte uma equipe ainda mais flexível e consiga corrigir alguns dos problemas defensivos em jogadas de transição. O mercado aumentou bem o nível do banco de reservas e destronar o Bayern certamente será ainda mais difícil neste ano.

Sadio Mané é uma das grandes atrações da temporada - Reprodução: @FCBayernBR

BOCHUM

Jogador chave

Manuel Riemann foi um dos melhores goleiros de toda a Europa na temporada passada. Aos 33 anos, Riemann foi determinante na campanha do Bochum em 21/22 e deve novamente ser bem exigido. Além da qualidade embaixo das traves, o experiente goleiro também contribui ativamente na construção, através de seus passes longos (registrou uma assistência na temporada passada!), favorecendo o jogo mais direto aplicado pelo clube.

Fique de olho

O lateral/ponta Jordi Osei-Tutu (23) vem para sua segunda passagem no Bochum, agora contratado em definitivo junto ao Arsenal. Osei-Tutu chegou a ser considerado um dos bons talentos da academia inglesa, mas teve uma série de empréstimos decepcionantes após passar pela Alemanha em 2020. Ele tem sido utilizado mais adiantado durante os primeiros jogos (pré-temporada e Pokal) e se destaca pela velocidade e por seus cruzamentos rasteiros. Defensivamente, tem um bom timing nos desarmes, fruto do tempo que passou atuando como lateral na Inglaterra.

Expectativa: briga contra o rebaixamento

Surpreendendo muitos, o Bochum fez um campanha bem tranquila na temporada passada, em sua primeira participação na elite nos últimos 11 anos. O técnico Thomas Reis montou uma equipe altamente competitiva e que deu trabalho a todos os clubes, principalmente jogando no Vonovia Ruhrstadion.

Além do artilheiro Sebastian Polter, no entanto, a janela de transferências viu também Bella-Kotchap e Maxim Leitsch (dupla de zaga titular) deixarem o clube. Hofmann, veterano da Zweite Liga (72 gols e 24 assistências em 209 jogos) chegou para liderar o ataque e a defesa conta com bons jogadores jovens (Mahsovic, 23 anos e Tim Oermann, 18 anos). Manter-se competitivo é a missão do Bochum para esse ano, mas o elenco enfraqueceu - a permanência na Bundesliga seria algo a se comemorar muito.

Vencer como mandante será primordial para o Bochum - Reprodução: Lars Baron/Getty Images

BORUSSIA DORTMUND

Jogador chave

O Borussia Dortmund pagou 20 milhões de euros ao Freiburg pela contratação de Nico Schlotterbeck (22), um dos melhores zagueiros da Bundesliga na temporada passada. Junto a Niklas Süle, ele chega para resover um dos problemas recentes dos aurinegros. Nico é um zagueiro bem agressivo, que não hesita em buscar o embate físico contra os atacantes adversários - para completar, o zagueiro canhoto se destaca nos passes longos e deve auxiliar na saída de bola do Dortmund.

Fique de olho

Jamie Bynoe-Gittens fez sua estreia como profissional na temporada passada e deve receber mais minutos agora. Um dos destaques do clube na campanha pela UEFA Youth League (o BVB caiu nas quartas de final), o inglês de apenas 17 anos atua nas duas pontas (prefere a esquerda), tem bastante recurso técnico, é criativo ao driblar e tem uma capacidade de finalização acima da média para a idade. Uma das inspirações de Jamie, aliás, é Jadon Sancho, que teve ótima passagem pelos aurinegros.

Expectativa: briga pelo título

Após um mercado robusto, o Borussia Dortmund entra no campeonato para dar um basta na hegemonia do Bayern. Até então, foram 86 milhões de euros gastos e reforços em todas as áreas do campo. O artilheiro Erling Haaland deixou o clube rumo ao Manchester City, mas Jude Bellingham, o outro grande destaque do time, ficou para mais uma temporada.

Edin Terzic retorna ao comando do time após uma passagem como interino no final da temporada 20/21 e tem a missão de encaixar os reforços rapidamente para competir no topo da tabela. A nova dupla de zaga representa um upgrade e tanto: melhorar o rendimento defensivo será primordial para brigar pelo título. Infelizmente, Haller deve perder boa parte da temporada para tratar um câncer, mas vale prestar atenção também no rendimento de Adeyemi, Malen e Moukoko no ataque, um trio jovem, veloz e letal em transição.

A nova dupla de zaga do BVB - Reprodução: @BVB

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH

Jogador chave

A temporada 21/22 do Borussia Mönchengladbach poderia ter sido ainda pior se não fossem as exibições de Yann Sommer. O arqueiro suíço fez algumas das defesas mais bonitas do campeonato e não seria exagero dizer que evitou uma briga real contra o rebaixamento. Rumores sobre uma saída para o Nice (de Lucien Favre) circularam, mas Sommer deve permanecer. O ídolo dos Potros tem sido consistentemente um dos melhores goleiros da liga e será novamente peça importante para a campanha do Borussia.

Fique de olho

Oscar Fraulo (18), promessa do Midtjylland, assinou pelo Borussia Mönchengladbach antes mesmo de se estabelecer como titular na Dinamarca. Capitão da equipe da UEFA Youth League, Fraulo é um meio campista refinado tecnicamente e que costuma aparecer na área adversária com frequência. Ele marcou cinco gols e distribuiu 3 assistências em apenas 8 jogos na última edição da competição.

Expectativa: meio de tabela

A palavra chave no Borussia Mönchengladbach é reconstrução. Depois de anos mantendo o mesmo núcleo de jogadores, saídas importantes ocorreram: Ginter, Embolo e o diretor esportivo Max Eberl deixaram o clube - Bensebaini, Hofmann, Thuram e Pleá são outros nomes que ainda podem ser vendidos antes do encerramento da janela.

Daniel Farke assumiu o cargo de treinador e promete entregar um time com gosto pela bola e de vocação ofensiva. Fraulo e Sanches (18, subiu da base) se juntam a Scally, Netz e Manu Koné, contratados na temporada passada, para formar um bom conjunto de jovens jogadores. A incerteza sobre a permanência de nomes em fim de contrato e as dificuldades financeiras do clube devem ser empecilhos relevantes para uma campanha mais ambiociosa. A renovação ainda deve levar alguns anos para render frutos.

Daniel Farke foi o nome escolhido para a área técnica - Reprodução: @borussia_en

EINTRACHT FRANKFURT

Jogador chave

Jesper Lindström (22) chegou ao clube sem muito alarde e rapidamente se estabeleceu como um dos jogadores mais importantes do time. Titular quase sempre que possível, o meia-atacante registrou 5 gols e 4 assistências em sua primeira temporada na elite da Europa. Vertical, o dinamarquês gosta de conduzir a bola em velocidade a atacar a área para servir ou finalizar. Ele combina muito bem com o estilo de jogo do Frankfurt e tem tudo para fazer uma temporada ainda melhor neste ano.

Fique de olho

O meio campista Marcel Wenig (18) deixou a base do Bayern após 5 anos e assinou pelo Eintracht Frankfurt em busca de mais minutos como profissional. Wenig se sente mais confortável jogando pelo centro do campo e contribui bastante para progredir a bola, sempre acionando os pontas e atacantes com passes verticais. Apesar de geralmente ocupar uma posição mais recuada, o meia também marcou gols consistentemente durante sua trajetória nas categorias de base

Expectativa: briga por G4

Uma campanha histórica na Europa League garantiu ao Eintracht Frankfurt um título continental e uma vaga na Champions League, mas o ano na Bundesliga foi bem irregular. O mercado tem sido bem positivo: Onguene, Wenig, Faride Alidou e Kolo Muani chegaram em transferências sem custos, enquanto Mario Götze e Alario assinaram por 4 e 6 milhões de euros, respectivamente. Martin Hinteregger, de saída para um time amador (após polêmica envolvendo conexões com a extrema direita alemã), foi a única baixa relevante.

Os novos reforços oferecem mais profundidade ao elenco e a expectativa é melhorar seu desempenho e brigar por competições europeias. Oliver Glasner segue no comando e terá muitas opções para montar um ataque rápido e vertical, como gosta. A melhoria no banco de reservas também o permitirá rodar o elenco mantendo o nível de jogo.

Melhorar o desempenho no Deutsche Bank Park é a chave para uma temporada melhor - Reprodução: @Eintracht_por

FREIBURG

Jogador chave

Daniel-Kofi Kyereh, após anos de destaque na 2. Bundesliga, chegou pelo valor de 4.5 milhões de euros e foi uma das apostas do clube para a temporada. O valor investido demonstra a confiança da direção em Kyereh, que se destaca por sua inteligência em campo. Criativo e goleador, o ganês é melhor aproveitado quando joga atrás de um atacante, atacando o espaço criado por ele e chegando a área sempre em boas condições para servir um companheiro ou finalizar a gol.

Fique de olho

Integrado ao elenco profissional durante a pré-temporada, Robert Wagner é um dos jogadores que devem ganhar mais minutos na Bundesliga em decorrência do maior número de jogos que o Freiburg disputará na temporada. Wagner (18) renovou seu contrato recentemente e é um meio campista de boa capacidade técnica e muito vigor físico: ele não é dos melhores marcadores, mas trabalha incessantemente sem a bola, especialmente na pressão.

Expectativa: briga por competições europeias

Christian Streich segue um dos trabalhos mais longevos da Europa (já são mais de 10 anos a frente do Freiburg), mas perdeu seu melhor jogador, Nico Schlotterbeck, para o Borussia Dortmund. Além de Kyereh, Ritsu Doan e Mathias Ginter desembarcaram em Freiburg para serem peças importantes no time titular.

Mantendo o padrão da Era Streich, o Freiburg deve seguir sendo uma equipe difícil de ser batida e que brigará na parte de cima da tabela. Ginter viveu altos e baixos durante sua passagem pelo Borussia Mönchengladbach e precisará retomar seu melhor nível para compensar a perda de Schlotterbeck. O desafio será lidar com as exigências físicas que um torneio a mais implica no calendário.

Ginter rejeitou ofertas mais lucrativas para retornar ao Freiburg - Reprodução: @scfreiburg

HERTHA BERLIN

Jogador chave

A carreira de Suat Serdar não decolou como parecia quando ele surgiu no Mainz. Ainda assim, o meio campista, que chegou a ser convocado para a Alemanha em 2019, é um dos jogadores mais importantes do Hertha Berlin. Confortável com a bola nos pés, Serdar é também um jogador bastante dinâmico, capaz de realizar desarmes na faixa defensiva do campo e depois aparecer na área adversária para concluir uma jogada. 

Fique de olho

Em meio a péssima temporada 21/22, Linus Gechter subiu da base com 17 anos e correspondeu. O zagueiro foi uma das poucas notícias boas da campanha passada e agora tem a chance de se consolidar como um nome importante do Hertha. Gechter chegou a marcar um gol na Bundesliga e tem qualidade para sair com a bola dominada desde a defesa, mesmo com 1.90m.

Expectativa: briga contra o rebaixamento

Apesar dos investimentos elevados nos últimos anos (170 milhões de euros nas últimas 3 temporadas), o Hertha Berlin tem decepcionado quase sempre. Dessa vez, a janela foi mais modesta e o time titular não deve sofrer grandes alterações. Lukebakio, de volta após passar um ano emprestado ao Wolfsburg, e Jonjoe Kenny são algumas das caras novas.

Sandro Schwarz, novo treinador, é a esperança de dias melhores na capital. O antigo técnico do Mainz fez bom trabalho na Rússia (no Dinamo Moscou, 3° lugar na liga e vice-campeão da copa) e potencializou jogadores como Mateta e Quaison durante sua passagem pela Bundesliga.

Sandro Schwarz - Reprodução: @HerthaBSC_EN

HOFFENHEIM

Jogador chave

No Hoffenheim, Andrej Kramaric assumiu um protagonismo que o coloca entre os melhores atacantes da Bundesliga. O croata é capaz de desempenhar diferentes funções ofensivas, mas rende melhor quando tem liberdade para circular pelo campo - cada vez mais, Kramaric tem ocupado posições mais recuadas, assumindo um papel criativo na equipe. Ele é também pela importante na pressão alta e não hesita em trabalhar defensivamente quando necessário.

Fique de olho

Finn Ole Becker (22) foi um grande achado do Hoffenheim, que assinou um pré-contrato com o jovem meia do St Pauli e garantiu sua contratação a custo zero. Nome regular nas partidas dos Piratas, embora nem sempre como titular, Becker mostra um entendimento acima da média da idade ao iniciar ataques por meio de passes que quebram as linhas de marcação adversárias e ao ocupar espaços atrás dos volantes - essas características o tornam um jogador importante na progressão do jogo.

Expectativa: meio de tabela

O declínio no fim da temporada passada (1 vitória nos últimos 10 jogos) levou o Hoffenheim a realizar uma mudança na área técnica: Sebastian Hoeness foi demitido e André Breitenreiter, campeão na Suíça com o FC Zürich, assumiu sua vaga.

Ole Becker e Prömel (Union Berlin) foram duas ótimas oportunidades de mercado, mas a venda de David Raum ao RB Leipzig é um golpe considerável no setor criativo da equipe. Recuperar Robert Skov e integrar de vez Georginio Rutter (jogador mais talentoso do elenco) ao time titular são algumas das alternativas de Breitenreiter para evitar maiores sustos no campeonato.

Kramaric - Reprodução: @tsghoffenheimEN

KÖLN

Jogador chave

Anthony Modeste é a referência do Köln. O atacante francês parece ter nascido para jogar no clube e vem de grande temporada. Centroavante à moda antiga, Modeste é um bom finalizador e tem um jogo aéreo muito forte. Além do poder de definição, o atacante aparece sempre quando o Köln precisa dele: na temporada passada, a maioria de seus gols surgiram com o clube em posições de desvantagem (perdendo ou empatando).

Fique de olho

Desde 2009 no Köln, o meio campista Joshua Schwirten (20) tem capacidade para se tornar um dos destaques do time na temporada, caso supere os problemas com lesões que o tem atormentado frequentemente. Schwirten é um meia de bastante chegada à área e disputou a Regionalliga 21/22, anotando 7 gols e 4 assistências em 22 jogos.

Expectativa: briga por competições europeias

O clube passou por uma transformação radical sob o comando de Steffen Baumgart e tem tudo para seguir crescendo, já que perdeu apenas um titular (Özcan) na janela. Steffen Tigges não tinha o nível necessário para o Borussia Dortmund, mas pode agregar ao estilo de jogo do Köln, pautado em cruzamentos laterais e muita gente atacando a área.

Ljubicic (24) e Thielmann (20) tem se beneficiado da experiência de nomes como Mark Uth e Modeste e de um bom número de minutos em campo para amadurecem cada vez mais. O time que mais pressionou na Bundesliga 21/22 deve manter seu estilo na atual temporada e entra na briga por competições europeias novamente. 

Steffen Baumgart - Reprodução: Lars Baron/Getty Images

MAINZ

Jogador chave

O atacante da seleção sub-21 da Alemanha, Jonathan Burkardt, será novamente uma das referências do Mainz. Jonny se destaca pela capacidade de tabelar com seus companheiros e por criar chances a partir de conduções. Ele é competente ao encontrar espaços para receber bons passes, mas precisa melhorar sua eficiência ao finalizar para subir de patamar.

Fique de olho

Ben Bobzien (19) chamou a atenção na pré-temporada ao marcar gols em várias partidas. Capaz de jogar em qualquer posição no ataque, Bobzien saltou da Bundesliga sub-19 para a Regionalliga em 21/22 e continuou a marcar gols: sua adaptação rápida a um nível maior de jogo é uma boa notícia para o Mainz. Rápido e driblador, ele pode encaixar bem na dupla de ataque que Bo Svensson costuma escalar, mas ainda precisa se desenvolver fisicamente.

Expectativa: meio de tabela

O Mainz, comandado por Bo Svensson, saiu da luta contra o rebaixamento em 19/20 para fazer uma campanha sólida em 20/21. A posição do clube (8°) poderia ter sido ainda melhor, não fossem algumas vitórias que o Mainz deixou escapar fora de casa - Svensson citou a volta das torcidas nos estádios e a falta de costume do elenco a essa situação para justificar isso.

Os carnavalescos buscaram bons nomes no mercado, incluindo o zagueiro Maxim Leitsch, do Bochum, e o meia Angelo Fulgini, do Angers. Ambos devem encaixar no time titular e fortalecer o Mainz, que busca dar um salto a mais e disputar alguma competição europeia.

Mainz após vitória na Pokal - Reprodução: @1FSVMainz05

RB Leipzig

Jogador chave

Em meio as constantes especulações sobre seu futuro, Nkunku, eleito o craque do campeonato passado, renovou seu contrato e é grande esperança do Leipzig para tentar ameaçar o Bayern. Jogando ao lado de André Silva/Poulsen, o craque francês alcançou números impressionantes na temporada 21/22 (20 gols e 13 assistências apenas na Bundesliga) e precisará repetir a dose para que o clube brigue pelo título.

Fique de olho

Três anos após chegar à Alemanha, essa pode ser a temporada em que Hugo Novoa (19) vai explodir, apesar da grande concorrência no ataque. O espanhol prefere jogar pelas pontas, mas é capaz de jogar centralizado também e faz uso de sua velocidade para bater seus adversários em situações de um contra um e atacar a grande área. Além disso, não se esconde do trabalho defensivo, característica que o fez ser relacionado para uma partida oficial por três técnicos diferentes.

Expectativa: briga pelo título

Domenico Tedesco fará sua primeira temporada completa no comando do Leipzig, após assumir o clube na décima primeira posição e salvar o ano do clube, coroando-o com o titulo da DFB Pokal. Vice-campeão com o Schalke 04 em 18/19, Tedesco espera ao menos repetir esse feito, agora no leste da Alemanha.

O elenco foi praticamente todo mantido (Laimer ainda pode sair) e oferece boas alternativas ao treinador. Schlager chegou para reforçar o meio campo e Sorloth é um atacante de perfil diferente que deve ser aproveitado após empréstimo a Real Sociedad. O lateral esquerdo David Raum, nome cobiçado no mercado mundial, foi contratado e vai agregar ao time titular: a combinação entre ele e André Silva promete gerar muitos gols.

Raum foi um dos melhores reforços da janela - Reprodução: @RBLeipzig

SCHALKE 04

Jogador chave

Conhecido como o Rei da Zweite Liga, Simon Terodde (34) recolocou o Schalke 04 na Bundesliga ao marcar 30 gols na campanha do título dos Azuis Reais. O histórico do artilheiro é significativamente pior na primeira divisão, mas o Schalke conta com seus gols para permanecer na elite alemã. O desafio do clube será conseguir servir ele com a mesma frequência que na segunda divisão.

Fique de olho

Em seu retorno à Bundesliga, o Schalke fez um baita negócio ao contratar o zagueiro austríaco Leo Greiml (21) de graça. Se recuperando de uma lesão grave no joelho, Greiml fez 64 partidas como profissional pelo Rapid Vienna e é um zagueiro dominante pelo alto e de bom timing nos desarmes.  O zagueiro tem comportamento agressivo e prefere subir para pressionar seus adversários a reagir a seus movimentos - nesse sentido, sua velocidade é importante para recuperar-se quando é superado. 

Expectativa: briga contra o rebaixamento

Sem grandes investimentos, o Schalke vai precisar lutar bastante para evitar um novo rebaixamento. A escolha de Frank Kramer (Arminia Bielefeld em 21/22) como treinador não empolga e, apesar de alguns reforços subirem o nível em certas posições (Brunner na lateral e Tobias Mohr na ponta), o elenco não parece preparado para almejar coisas maiores na competição. Ademais, nomes importantes na campanha do acesso como Ko Itakura e Darko Churlinov retornaram de empréstimo, sem acordo para permanecer.

Terodde, o jogador da temporada 21/22 no Schalke - Reprodução: @s04_en

STUTTGART

Jogador chave

Autor do gol que selou a permanência do Stuttgart na primeira divisão, o volante  Wataru Endo é possivelmente o jogador mais importante da equipe. Endo se estabeleceu rapidamente no Stuttgart desde que chegou e mostrou-se um jogador completo: o japonês geralmente cobre uma grande faixa do campo (consequência do elevado número de jogadores que o time leva ao ataque) e tem boa leitura defensiva para frear ataques adversários. Surpreendentemente, também leva vantagem na maioria dos duelos áereos, apesar de ter apenas 1.78m. No momento ofensivo, Endo é resistente a pressão, tem bom drible e é capaz de encontrar companheiros rompendo linhas de marcação a partir de passes.

Fique de olho

Laurin Ulrich, de 17 anos, vinha sendo cobiçado pelo Bayern mas optou por renovar seu contrato com o Stuttgart. O meia alemão fez parte da campanha da seleção na Euro sub-17, meses atrás, e é um jogador muito criativo, capaz de jogar em posições mais recuadas e também aberto pelas pontas. Ulrich é um especialista na progressão de bola: suas principais características são a condução associada ao drible e o passe que quebra linhas de marcação.

Expectativa: briga contra o rebaixamento

Passada a euforia pela virada histórica contra o Köln na última rodada da Bundesliga 21/22, o torcedor do Stuttgart deve se preparar para mais um ano complicado. Poucos reforços foram anunciados até agora (Vagnoman e Juan Perea) e o clube ainda corre o risco de perder dois de seus melhores jogadores (Borna Sosa e Sasa Kalajdzic).

Pellegrino Matarazzo segue como treinador e vai precisar lidar com a perda de Orel Mangala, que formava o meio campo com Wataru Endo. Silas, recuperado de uma lesão grave no joelho, ainda não reencontrou sua melhor forma - recuperá-lo e manter Kalajdzic saudável seria meio caminho andado pela permanência. A defesa é outro ponto de preocupação para os suábios: o trio de zaga que sofreu 59 gols ano passado deve ser mantido, ao que tudo indica.

A temporada começou com vitória na DFB Pokal - Reprodução: @VfB

UNION BERLIN

Jogador chave

Sheraldo Becker (27) deve assumir mais responsabilidades no time agora e será um fator chave para que o clube faça outra boa campanha, como de costume. Atuando como uma espécie de segundo atacante, Becker é um jogador bastante criativo e que gosta de cair pelas laterais para conduzir a bola por longas distâncias - ele tem tudo para formar uma boa dupla com Jordan Pefok.

Fique de olho

Um dos poucos pontos positivos do Greuther Fürth em 21/22 foi Jamie Leweling (21), que acabou contratado pelo Union Berlin por 4 milhões de euros. Assim como Becker, ele é um jogador de muita mobilidade e que busca as laterais do campo. Leweling, no entanto, rende mais como um finalizador do que como um criador de jogadas e tem um jogo aéreo melhor.

Expectativa: meio de tabela

O Union Berlin tem feito campanhas surpreendentes desde sua ascensão à primeira divisão, em um trabalho incrível de Urs Fischer e da direção. Considerando o time que iniciou a temporada passada, baixas importantes aconteceram: Awoniyi, Friedrich, Max Kruse e Prömel deixaram o clube. 10 novos jogadores foram contratados para esta temporada (Diogo Leite, Jordan Pefok, Morten Thorsby e Jamie Leweling entre eles).

O calendário do Union Berlin continua recheado este ano, com as partidas da Europa League presentes entre um jogo e outro da Bundesliga. Nesse sentido, o tempo de adaptação de tantas caras novas ao elenco pode acabar custando alguns pontos importantes e deixar o clube mais longe das vagas europeias.

Urs Fischer terá trabalho para remontar o time - Reprodução: Boris Streubel/Getty Images

WERDER BREMEN

Jogador chave

Um dos integrantes da dupla de ataque que marcou 40 gols na Zweite Liga, Niclas Füllkurg superou seus problemas recentes com lesões para brilhar no Werder Bremen. Alto (1.88m) e forte, Füllkrug é uma presença constante na área, busca o gol a todo instante e também vai bem ao reter a bola para esperar a chegada de seus companheiros e executar passes simples. É o menos criativo da dupla com Ducksch, mas tão importante quanto.

Fique de olho

Contratado por 1 milhão de euros junto ao RB Salzburg em 2019, Romano Schmid foi emprestado ao Wolfsberger, da Áustria e impressionou durante sua passagem por lá. De volta ao Werder Bremen, ele conseguiu se estabelecer no time titular apenas em 2021. Atuando principalmente como um meia ofensivo, Schmid tem no passe e no drible duas de suas principais virtudes - ele encerrou a temporada com 7 assistências, atrás apenas da dupla de ataque. Tornando-se mais consistente em suas atuações, tem tudo para se tornar um dos melhores meia da liga.

Expectativa: meio de tabela

O rendimento do Werder Bremen (em resultados e desempenho) subiu consideravelmente após a chegada do treinador Ole Werner, no meio da temporada passada. Sem fundos para grandes contratações, o clube aposta na manutenção do time que subiu. Amos Pieper e Niklas Stark chegaram para ocupar a vaga do capitão Ömer Toprak, o único titular a deixar o clube, Jens Stage veio compor o meio campo e Oliver Burke será nova opção no ataque.

Marvin Ducksch (21G, 10A) e Niclas Füllkrug (19G, 8A) desenvolveram uma ótima parceria no ataque - os dois possuem experiências prévias na primeira divisão e devem ser capazes de repetir (em menor profusão) o desempenho que garantiu o acesso do Werder Bremen. A estabilidade atual do clube joga a favor nesse momento e uma posição a meio de tabela parece um objetivo viável.

Ducksch e Füllkrug são os destaques do Werder Bremen - Reprodução: @werderbremen

WOLFSBURG

Jogador chave

Em meio a tantos jovens promissores, a experiência de Maximilian Arnold será importante para o Wolfsburg. O meia, recordista de jogos pelo clube, recebeu a faixa de capitão para esta temporada e tem a missão de liderar o time. Arnold é um passador convincente e costuma criar boas chances de gols para o Wolfsburg, além de se destacar em jogadas de bola parada. Tem boa leitura defensiva e baseia seu jogo em antecipações, ao invés de apostar em desarmes.

Fique de olho

Figura constante no profissional do Lech Poznan (o Wolfsburg pagou 10 milhões de euros para comprá-lo) desde seus 17 anos, Jakub Kaminski (20) é um ponta destro que prefere partir da esquerda para ocupar posições mais centralizadas quando em posse da bola. Rápido e ágil, ele tem muita facilidade em mudar de direção com a bola dominada e busca o drible antes de progredir em direção à área para finalizar ou cruzar com a perna direita.

Expectativa: briga por competições europeias

A troca no comando técnico (Oliver Glasner por Mark van Bommel) não fez bem ao Wolfsburg e o clube, apesar de ter um elenco interessante, passou a temporada quase inteira na metade inferior da tabela. Buscando retomar sua competitividade, os Lobos contrataram Niko Kovac para o cargo de treinador e fazem uma das melhores janelas da Alemanha, focando em jogadores de até 23 anos (Fischer, lateral; Franjic e Svanberg, meio campistas; Kaminski e Wimmer, pontas, Pejcinovic, atacante). Xaver Schlager (RB Leipzig) e Kevin Mbabu (Fulham) foram vendidos.

O sistema defensivo deve apresentar uma melhora sob o comando de Kovac, que já mostrou ser capaz de liderar projetos em equipes médias, enquanto que o ataque segue repleto de opções. Ele iniciou a temporada jogando em uma esquema com 3 zagueiros, mas experimentou também um 4-2-3-1 durante o período de preparação. As duas formações favorecem os jogadores existentes no elenco e espera-se que o Wolfsburg volte a brigar por competições europeias.

Niko Kovac, o novo treinador do Wolfsburg - Reprodução: @VfL_Wolfsburg

Postar um comentário

0 Comentários