Pesquisar

Alexandra Popp, a atacante que superou 3 graves lesões para brilhar na Euro

A trajetória da atacante alemã nem sempre foi fácil, mas ela segue fazendo história

Alexandra Popp iniciou sua trajetória no futebol como quase toda menina do século passado: jogando contra meninos até seus 14 anos de idade. Popp teve uma passagem pela Gesamtschule Berger Feld, considerada uma das escolas de elite na Alemanha e parceira do Schalke 04 - ali, ela tinha a oportunidade de estudar e treinar com jogadores de base do tradicional clube alemão. Aos 17 anos, em 2008, recebeu uma oferta do Lyon, campeão francês, mas optou por assinar pelo FCR 2001 Duisburg, clube que defendeu pelos próximos 3 anos.

Ainda em seu primeiro ano pelo Duisburg, Popp fez parte do plantel que conquistou a DFB Pokal e a UEFA Women's Cup, sendo premiada como uma das revelações do ano. Até sua saída para o Wolfsburg, em 2012, ela venceu mais uma Pokal e terminou uma das edições da Bundesliga em segundo lugar. Nesse mesmo período, se destacou pelas seleções de base da Alemanha, ao vencer a Euro Sub-17 e a Copa do Mundo Sub-20, marcando gols nas duas finais. Nas Lobas desde 2012, Popp foi e segue sendo parte importante de um clube que marcou história no futebol feminino, conquistando o bicampeonato da Champions League em 12/13 e 13/14, além de 16 (!) títulos no cenário nacional.

A atacante também escreveu sua história pela Alemanha. Atuando pela seleção principal desde 2010, ela participou de três Copas do Mundo (2011, 2015, 2019) e da campanha vencedora nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016)

Popp comemora após conquistar a medalha de ouro em 2016 - Foto: Vanderlei Almeida/Getty Images

Apesar de todos seus feitos, faltava algo na carreira de Alexandra Popp: disputar uma Eurocopa pela seleção principal. As edições de 2013 e 2017 não contaram com a participação dela por conta de duas lesões graves (no ligamento do tornozelo e depois no joelho esquerdo) e a história parecia se repetir quando Popp, em abril de 2021, voltou a sofrer uma nova lesão, agora no joelho direito. No entanto, a Euro acabou sendo adiada em um ano por conta da pandemia e Popp teve tempo para lutar por sua vaga.

Nove meses depois de sua lesão, Popp entrou em campo para disputar um amistoso e teve outra notícia terrível. A lesão se agravou e uma nova cirurgia foi necessária, aumentando ainda mais o tempo de recuperação - no total, a atacante ficaria 1 ano fora dos gramados. Aos 31 anos, ela reuniu forças, trabalhou duro pensando na Euro e conseguiu retornar ao final da temporada europeia, a tempo de ajudar o Wolfsburg a vencer mais uma edição da Bundesliga e da DFB Pokal. Seu desempenho acabou recompensado com uma convocação. Antes da Euro começar, no entanto, um novo contratempo surgiu: Popp testou positivo para Covid-19 e perdeu parte da preparação. Felizmente foram sintomas leves e ela se manteve no grupo, retornando depois de completar seu período de isolamento.

Após 114 aparições pela Alemanha, Popp finalmente disputou uma partida de Euro, quando saiu do banco na partida contra a Dinamarca, duas semanas atrás (08/07). Em sua estreia, a atacante deixou sua marca aos 85 minutos e caiu em lágrimas durante a comemoração.

"Jogar minha primeira partida pela Euro, coroá-la com um gol e ainda fechar o jogo com uma vitória tão boa (4-0) - isso é a melhor coisa que poderia ter acontecido", disse Popp depois do jogo.

Popp se emociona ao marcar seu primeiro gol na Euro - Reprodução: BBC Sport

No jogo seguinte, foi titular e recebeu a faixa de capitã contra a Espanha, uma seleção repleta de jogadoras do Barcelona. Popp correspondeu em campo e voltou a marcar um gol. No encerramento da fase de grupos, nova vitória alemã e novo gol de Popp. Junto a inglesa Bethany Meade, Popp fez história e se tornou a primeira jogadora a marcar em todos os 3 jogos da fase de grupos da competição.

Popp marcou um gol em cada uma das vitórias da Alemanha até aqui

O impacto de Popp pode ser visto fora de campo também. Martina Voss-Tecklenburg, treinadora da seleção, reconheceu seu valor, em entrevista ao BILD.

"Ela esteve conosco algumas vezes (quando lesionada) e sempre contribuía com algo. Ela continuou sendo uma liderança na equipe, então nunca esteve realmente longe de nós. É incrivelmente importante que tenha voltado, espero que possa permanecer saudável."

A colega de equipe e de seleção Kathrin Hendrichs é outra pessoa a destacar o valor de Popp para o elenco:

"É muito importante ter alguém que não tem medo de dizer, com firmeza, o necessário aos seus colegas quando algo não vai bem. Essa é uma das razões pelas quais estou feliz que ela (Popp) esteja de volta. Não apenas por mim, mas por todo o time." (DW)

Popp foi ainda parte da delegação que ajudou a negociar os bônus da equipe com a federação alemã e está sempre orientando as jogadoras mais jovens do elenco com dicas valiosas sobre suas carreiras.

Nesta quinta-feira (21/07), a Alemanha entra em campo pelas quartas de final da Euro (16hrs, contra Áustria) para seguir sonhando com o título europeu. Aconteça o que acontecer, certamente Alexandra Popp já marcou seu nome na história do futebol alemão - depois de toda sua luta para estar aqui, quem sabe não vem mais um título para sua galeria?

Postar um comentário

0 Comentários