Pesquisar

Federação Alemã de Futebol admite falha de arbitragem

Na vitória do Augsburg sobre o Mainz uma decisão errada mudou os rumos da partida

Foto: Sebastian Widmann/ Getty Images


Na última quarta-feira (6), o Augsburg venceu o Mainz por 2 a 1 na WWK Arena, em partida válida pela 26ª rodada da Bundesliga. Essa partida havia sido adiada e fora remarcada em função do surto de covid sofrido pela equipe visitante. No entanto, apesar da vitória importante para os donos da casa, o resultado recebeu influência direta de um erro da arbitragem.

O árbitro da partida Matthias Jöllenbeck admitiu seu erro publicamente e, seus superiores da Federação Alemã de Futebol chegaram a mesma conclusão. O veredito fora que a penalidade marcada sobre o atacante Florian Niederlechner após o goleiro Robin Zentner ter supostamente derrubado o avançado na área jamais deveria ter sido assinalada.

Nesta situação, o goleiro do Mainz coloca a bola muito longe em sua própria área. Um oponente corre em direção a bola que está livre e tenta alcançar esticando a perna e assim a toca com a perna direita. Nesta ação, o atleta já se encontra de joelhos, desliza e, então há o contato com o arqueiro do Mainz”, disse o diretor esportivo da comissão de arbitragem.

O fato de que Zentner “tenha derrubado Niederlechner com o contato”, como notado pelo árbitro Jöllenbeck, “não é aplicável neste caso”, a declaração da DFB continua, “Um leve contato só pode ser determinado na região do joelho o  que, em nossa visão não seria classificada como uma atitude passível de punição, desde que este processo fora apenas uma colisão onde os jogadores se movimentaram naturalmente e, não uma falta de jogo.”

A equipe do Mainz gostaria que o assistente de vídeo Tobias Stieler intervisse na decisão de campo. Os chefes de arbitragem também compartilharam da mesma opinião.

Neste caso, por ser uma situação complexa, que poderia ser resolvida visualmente, seria correto e esperado que o árbitro de vídeo concedesse ao juiz de campo uma segunda percepção para avaliar a situação.”

Jöllenbeck também falou sobre a situação, e comentou que gostaria de ter sido corrigido.

Um erro claro de minha parte. Eu gostaria de ter sido corrigido. Aquilo não fora um pênalti, mas sim uma verdadeira simulação.”

Após admitir o erro dos protocolos de revisão do árbitro de vídeo, o comitê prometeu tomar medidas para garantir que as equipes responsáveis pelo VAR sintam que é justificável intervir em penalidades subjetivas.

Apesar das controvérsias, Jeffrey Gouweleeuw converteu o pênalti, aos 11 minutos da primeira etapa e possibilitou que o Augsburg saísse vitorioso.


Postar um comentário

0 Comentários