Pesquisar

Ex-jogador de Borussia Mönchengladbach e Eintracht Braunschweig está defendendo a Ucrânia na guerra

 Além de ter atuado no futebol alemão, o ex-atleta foi eleito vencedor da Bola de Ouro em 1986

Igor Belanov à esquerda

Nascido em 25 de setembro de 1960 em Odessa - antiga União Soviética - na Ucrânia, o ex-atacante Igor Belanov, que passou por equipes como: Dínamo Kiev, Borussia Mönchengladbach, Eintracht Braunschweig e Mariupol, alistou-se no exército ucraniano e está defendendo o país da invasão da Rússia.

Atualmente com 61 anos, Igor Belanov tem dupla nacionalidade, ucraniana e russa, mas decidiu defender sua terra natal diretamente das trincheiras e foi fotografado armado junto de outras três pessoas. Nos últimos anos, o ex-jogador exerceu as funções de consultor na Federação Ucraniana de Futebol.  
Nos anos 80, Belanov viveu tempos áureos com a camisa do Dínamo Kiev e conquistou duas vezes o Campeonato Soviético (1984/85 e 1985/86), duas vezes a Copa da União Soviética (1984/85 e 1986/87) e destacou-se sendo artilheiro e campeão da extinta competição continental Copa dos Campeões, em 1985/86, derrotando o Atlético de Madrid por 3 a 0 na final.

Igor Belanov recebe a Bola de Ouro quando jogava pelo Dínamo Kiev

O desempenho de Belanov à época rendeu-lhe o prêmio Ballon D'or de 1985/86, sim, a Bola de Ouro, que naquela altura só era entregue a jogadores europeus. Em seguida, o artilheiro juntou-se ao Chornomorets Odesa, de sua cidade natal, disputando cerca de 120 partidas. Belenov também defendia internacionalmente a extinta Seleção da URSS, estreando em 1985 e jogando a última partida em 1990. No total foram 33 jogos e oito gols. Uma das partidas de destaque foi pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 1986, diante da Bélgica, quando marcou três gols na derrota por 4 a 3 na prorrogação.

Igor Belanov em ação pelo Borussia Mönchengladbach

Em 1989/90 foi contratado pelo Borussia Mönchengladbach. Com o camisa dos Potros, o ucraniano não obteve muito sucesso ao longo de uma temporada e meia que esteve no clube. Foram apenas 27 jogos, cinco gols e três assistências numa passagem não tão memorável. Em 1990/91, chegou na equipe do Eintracht Braunschweig e se tornou uma das principais peças do time, mas após duas temporadas foi rebaixado à Oberliga Nord na temporada 1992/93. No ano seguinte, marcou oito gols em 25 jogos na Oberliga e ajudou o Braunschweig a chegar nos playoffs de acesso à 2. Bundesliga, mas o clube acabou fracassando e Belanov, um dos pioneiros da extinta URSS no futebol alemão, regressando de seu país.

Postar um comentário

0 Comentários