Pesquisar

Corte esportiva alemã rejeita recurso apresentado pelo SC Freiburg

A derrota por 4 a 1 para o Bayern de Munique fora mantida, a DFB não acatou o pedido de revisão solicitado pela equipe de Brisgóvia 

Foto: Thomas Kienzle/ Getty Images


No último sábado (2), o SC Freiburg recebeu o Bayern de Munique, no Europa-Park Stadion, em partida válida pela 28ª rodada da Bundesliga. Os visitantes saíram vitoriosos, com uma goleada por 4 a 1. No entanto, a controvérsia da partida estivera nas substituições.

A equipe de Munique atuou por poucos segundos com 12 jogadores em campo. A situação causou um atraso significante no confronto visto que o árbitro precisou intervir.

Após o período de paralisação, a irregularidade fora resolvida e os bávaros garantiram a vitória ampliando a vantagem na liderança para nove pontos, enquanto o SC Freiburg permaneceria a três pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Em entrevista a Sky Sports, Nico Schlotterbeck afirmou que se não tivesse percebido o ocorrido, a partida poderia ter continuado regularmente.

"Niki Süle entrou e eu percebi que nenhum jogador saiu. Então, a partida foi retomada. Primeiramente fiz a contagem dos atletas e depois informei ao árbitro. Se não tivesse feito isso, acho que não teriam percebido."

De acordo com as regras da Bundesliga, se um time coloca em campo uma quantidade inapropriada de jogadores, ele pode ser forçado a perder a partida.

Na íntegra, a regra diz que: "Se um jogador não tem direito a jogar ou a entrar em campo, a equipe que culposamente colocou este jogador em campo perde o jogo por 0-2 e o adversário ganha por 2-0, a menos que o jogo não tenha sido reiniciado pelo árbitro após o jogador que está inelegível para jogar for colocado em campo".

Com base nesta premissa, o SC Freiburg teve o direito de recorrer ao tribunal esportivo para ter a situação avaliada. 

Em nota, a equipe de Brisgóvia se isentou de qualquer responsabilidade no ocorrido e pediu que a DFB checasse a irregularidade e julgasse se era, ou não, passível de recurso.

"Nós estamos em um dilema a respeito da situação ocorrida na partida. O SC Freiburg não tem nenhum envolvimento nos eventos relacionados a substituição. Contudo, as normas da DFB nos forçam a desempenhar um papel ativo a fim de ter o processo checado legalmente."

O árbitro Christian Dingert disse após o confronto que fora uma situação confusa e que a decisão dos rumos do duelo estava nas mãos da Federação.

"Foi um momento totalmente confuso. Foi uma substituição dupla por parte do Bayern. Um número incorreto foi mostrado na placa, e por este motivo Coman não percebeu que deveria sair. Este foi o motivo para ter doze jogadores em campo. Notamos e paramos a partida. Então consultamos uns aos outros e continuamos o confronto. Nos incomoda pois agora estamos no centro das atenções. Vamos relatar na súmula. Entre 15 e 16 segundos foi o período em que houveram doze jogadores. Nenhum gol foi marcado. Aguardamos a decisão da DFB. "

Portanto, na manhã desta sexta-feira (8), a corte esportiva alemã informou que o recurso apresentado pelo SC Freiburg fora rejeitado e a vitória do Bayern de Munique mantida. Em nota, o juiz Stephan Oberholz disse que o time da Baviera não pode ser responsabilizado pelo uso de um jogador inelegível e, a continuação da partida com 12 jogadores fora, essencialmente, por falta de atenção dos árbitros.

"Nós estamos lidando com uma má conduta por parte da equipe de arbitragem em sua área de responsabilidade. O clube é responsável por determinar quem é substituído ou não. Enquanto o árbitro é responsável exclusivamente pelo acompanhamento técnico do processo de substituição."

Com o veredito por parte da corte, o SC Freiburg poderia recorrer ao julgamento caso achasse necessário. No entanto, em nota oficial publicada no site do clube, a decisão fora de não entrar com recurso. Confira o comunicado publicado na íntegra:

"O tribunal baseou sua decisão na suposta da substituição do décimo segundo jogador e julgou que a culpa do ocorrido está sobre os ombros da comissão de arbitragem durante o processo de substituição. Este caso diz respeito a questões de interpretação e avaliação.  Como explicado no comunicado do clube publicado no dia 4 de abril de 2022, era importante para o SC Freiburg que a violação das regras durante a partida contra o Bayer de Munique fossem revistas. Ao tomar está atitude, a direção está cumprindo seus deveres e mostrando lealdade ao clube. Depois de rever as razões do julgamento, SC Freiburg não vê mais nenhuma razão para apresentar um novo recurso."


Postar um comentário

0 Comentários