Pesquisar

Análise tática: Borussia Dortmund 1-4 RB Leipzig

     Em uma rodada repleta de confrontos interessantes, talvez Borussia Dortmund vs RB Leipzig fosse o mais esperado deles. Duas das melhores equipes do segundo turno, cada uma com seu objetivo no campeonato, se enfrentariam em um Signal Iduna Park lotado, pela primeira vez desde o começo da pandemia.

81365 pessoas acompanharam o duelo no estádio (Reprodução/@BVB)

    Apesar da linda festa promovida pela torcida local, o Dortmund acabou superado e frustrou novamente seus torcedores, se afastando ainda mais da briga pelo título. O Leipzig de Domenico Tedesco segue a todo vapor, abriu vantagem na quarta posição e é agora a melhor equipe do segundo turno, isoladamente.

    Formações iniciais

    As duas equipes iniciaram a partida com 3 defensores alinhados atrás - no caso do Dortmund, Emre Can atuava como um dos zagueiros. Diferentemente do que temos visto em outros jogos, o Leipzig foi ao jogo com Dani Olmo partindo de uma posição mais baixa, próximo a Laimer e Kampl.

Formações iniciais de Dortmund e Leipzig

    As estruturas de construção e pressão do Dortmund

    Ao optar por ter Can como um de seus zagueiros, Marco Rose montou sua equipe para construir com uma linha de 3 atrás e dois meio campistas à frente, lateralizando quando necessário. Nesse cenário os alas (Hazard e Guerreiro) estavam bem avançados, fixando os alas adversários e gerando espaço para a linha defensiva - por outro lado, isso significava ter menos opções próximas para sair jogando, o que acabou resultando em tentativas de bolas longas a partir dos zagueiros (foram 18 no primeiro tempo).

Estrutura de construção do Dortmund: 3+2 com laterais avançados (Reprodução/Sky Sports- editada)

    Ao utilizar os dois alas em posições mais avançadas, é preciso cuidado para não ceder a posse de bola no campo defensivo. Infelizmente para o Dortmund, foi exatamente o que ocorreu no lance do primeiro gol, quando Can falhou uma tentativa de drible e foi desarmado. Era a primeira finalização do Leipzig na partida.

Sequência de lances que levou ao primeiro gol (Reprodução/Sky Sports- editada)

    Acostumado a sair jogando a partir do goleiro, o Leipzig apresentava dificuldades, mesmo com Kampl recuando para auxiliar. Em tiros de meta e também em bloco médio, o trio ofensivo do Dortmund (Reus, Wolf e Haaland) cortava o acesso direto ao centro do campo e também pressionava o portador da bola caso a linha fosse rompida. Isso garantia pouco tempo aos jogadores do Leipzig e permitia ao time controlar bem as tentativas de transições adversárias.

Pressão do Dortmund (Reprodução/Sky Sports- editada)

    Como o Leipzig construiu sua vitória

    Em resposta a forte pressão exercida pelo Dortmund, o Leipzig começou a acelerar suas jogadas ainda mais, buscando passes de primeira para tirar a bola da zona de pressão. Independentemente do posicionamento adversário, algumas das combinações foram tão rápidas que nem deram chance ao Dortmund de sequer atrapalhar o passe - ao tirar a bola dessa zona, o Leipzig não só tinha espaço para atacar (assim se iniciaram as jogadas do segundo e do terceiro gol), como também podia reiniciar sua construção e manter a posse por períodos mais longos de tempo.

Exemplo de combinação rápida do Leipzig (Reprodução/Sky Sports- editada)

    Ainda que não tenha conseguido concluir suas jogadas com frequência (especialmente no primeiro tempo), o Leipzig contou com uma eficiência acima da média e também um pouco de sorte, ao contar com o desvio de Can que tirou Kobel do lance no segundo gol. Após 30 minutos de partida, os Touros tinham 3 finalizações e 2 gols. Essa mesma eficiência não foi vista do outro lado: o Dortmund teve duas oportunidades para abrir o placar, mas desperdiçou suas chances.

Após bola longa de Hummels, Reus opta pelo passe e perde uma chance de gol (Reprodução/Sky Sports)

    Ajustes no intervalo

    Ao voltar do intervalo, Marco Rose recuou Raphael Guerreiro na saída de bola e segurou Can como um lateral direito, dando mais estabilidade ao time. Atacando agora em um 4-3-3/4-2-3-1, com Reus meio campista e Hazard e Wolf (Malen, aos 61') pontas, o Dortmund conseguiu progredir melhor a bola, mas ainda assim não foi capaz de superar o bloqueio defensivo montado por Tedesco, que manteve sua estrutura no segundo tempo. O gol de Nkunku, logo aos 10 minutos da etapa fnal, foi também uma ducha de água fria no ímpeto do Dortmund.

Mudança na estrutura de construção (Reprodução/Sky Sports- editada)

    Conclusão

    Domenico Tedesco segue fazendo um grande trabalho a frente do Leipzig. Ao aproveitar os tropeços de Freiburg e Hoffenheim, o Leipzig agora consolidou sua quarta posição e tem tudo para voltar a jogar a UCL na temporada que vem, algo que parecia impensável após o começo de Jesse Marsch na equipe. Ao Dortmund, resta cumprir tabela e aguardar o fim da temporada - assim como em outros anos, o time aurinegro tem a irregularidade como uma de suas marcas e espera poder sanar alguns de seus problemas com um mercado competente em julho. 

Postar um comentário

0 Comentários