Pesquisar

Hertha vs. Union: por que o Derby de Berlim é tão especial?

Foto: Tobias Schwarz/AFP via Getty Images

Herha BSC e Union Berlim irão se encontrar em pelo menos 3 partidas na temporada 2021/22, e quando essas partidas chegarem, as atenções do futebol alemão irão se atrair para este clássico que reúne futebol, política e história em uma cidade outrora dividida.

O Union ganhou o primeiro jogo disputado na 1ª divisão, a Bundesliga, quando o reserva Sebastian Polter entra na partida (aos 77') e marca o único gol da partida aos 87 minutos. No returno, o Hertha se vingou e goleou o rival por 4 a 0.

Curiosamente, apenas 1 dos 6 confrontos entre os times na Bundesliga terminou empatado. Além da Velha Senhora nunca tinha enfrentado os Die Eisernen na Copa da Alemanha antes dessa temporada.

Os clubes de Berlim

Apesar do Union ter chegado pela primeira vez na Bundesliga apenas em 2019, esses não foram os primeiros derbies de Berlim na Bundesliga. Outros 4 times da capital já jogaram a competição: Tasmania 1900 Berlim, Blau-Weiß Berlim, Tennis Borussia Berlim e, claro, o Hertha.


Torcida do Tennis Borussia Berlim protestando contra o presidente ditador em 31 de julho de 2019.

No entanto, apesar de ser a cidade que mais teve clubes na Bundesliga, apenas 11 partidas foram disputadas entre os clubes da capital.

O primeiro derby da capital aconteceu em 16 de novembro de 1974, quando o Hertha venceu por 3 a 0 fora de casa contra o Tennis Borussia, no Olympiastadion. A Velha Senhora venceria os dois próximos em casa em 1975 (2:1) e 1976 (2:0) antes de perder o jogo de volta por 2-0 em 1977.

História da cidade de Berlim

Embora esses confrontos fossem indiscutivelmente derbies de Berlim e ferozes rivalidades locais, também eram derbies de Berlim Ocidental. Essa é a principal diferença dos jogos envolvendo o Union, já que os Die Eisernen é o primeiro time da antiga Berlim Oriental a chegar na Bundesliga.
Para realmente apreciar a magnitude deste clássico, você precisa entender a história de Berlin como cidade.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e sua capital foram divididas entre as potências aliadas. As zonas de ocupação sob controle de Estados Unidos, Reino Unido e França formariam a Alemanha Ocidental, enquanto a área sob controle da União Soviética se tornaria a Alemanha Oriental. Como a capital, Berlim estava igualmente dividida.


Berlim foi uma cidade dividida por quase 30 anos, com um dos poucos pontos de acesso entre o Oriente e o Ocident via Checkpoint Charlie. (Foto/reprodução: Bundesliga/site oficial)

Com a escalada da Guerra Fria, o governo da Alemanha Oriental começou a construção do Muro de Berlim para cercar Berlim Oriental em 1961. Enquanto os ocidentais foram autorizados a entrar no território da Alemanha Oriental através de postos de controle estritamente controlados, os orientais foram proibidos de entrar no Ocidente sem consentimento prévio.

No âmbito esportivo, os times da Berlim Oriental competiram no sistema de ligas da Alemanha Oriental. Clubes como Vorwärts Berlin e BFC Dynamo dominaram o cenário futebolístico. O Union Berlin foi fundado em 1966 a partir do SC Union Oberschöneweide e teve seu maior sucesso em 1968, quando venceu a Copa da Alemanha Oriental.


Foto/reprodução: Bundesliga/site oficial

Após meses de agitação entre a população, o Muro de Berlim foi derrubado em 9 de novembro de 1989 e o acesso entre os dois lados da cidade foi permitido pela primeira vez após quase três décadas.

Nessa altura havia uma amizade entre os torcedores do Hertha com os do Union. Com os ocidentais autorizados a passarem para Berlim Oriental, os torcedores do Hertha costumavam ir assistir aos jogos no Alte Försterei, que se tornou um local de dissidência contra o estado da Alemanha Oriental. Em troca, os torcedores do Union acompanhariam a Velha Senhora em suas partidas europeias no Leste Europeu, incluindo as quartas de final da Copa da UEFA em Praga em 1979, onde metade dos 30.000 presentes viajaram de ambos os lados de Berlim.

Essa solidariedade continuou quando o Muro caiu, com os berlinenses se vendo como torcedores de toda a cidade. Portanto, quando o Hertha recebeu o Wattenscheid na 2. Bundesliga, apenas 2 dias após a queda do muro, 44.000 pessoas lotaram o Olympiastadion para assistirem ao empate em 1 a 1 entre os dois candidatos à promoção, que normalmente atrairia apenas 10.000 torcedores. Entre a multidão naquele dia estavam milhares de berlinenses orientais que receberam ingressos grátis.


Amistoso entre Hertha e Union que celebrou a queda do Muro de Berlim. (Foto/reprodução: Trivela)

Rivalidade atual

Os torcedores vêem a rivalidade como um conceito exaltado pela mídia e acreditam que é mais "briga" do que ódio, como em outros clássicos. Uma pesquisa entre os torcedores descobriu que cânticos depreciativos vieram mais como pressão de amigos, e consequentemente se viu um conflito desnecessário crescer. Na realidade, para a maioria, não tem nada a ver com a divisão Leste-Oeste, mas simplesmente se desenvolveu como qualquer rivalidade local.

A chegada do Union Berlim para a Bundesliga veio em um momento oportuno para muitos. Sua estreia na temporada 2019/20 coincidiu com o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, e houve pedidos para que o primeiro Derby Berlinense da liga acontecesse naquele dia.

O presidente do sindicato, Dirk Zingler, no entanto, viu as coisas de forma diferente: "Para mim é um derby, significa rivalidade, demarcação e luta de classes futebolísticas. Acho um absurdo dar a este jogo um caráter amigável sob o mantra de jogar pela unidade alemã".

Essas duas declarações contrastantes demonstram tanto sobre o significado deste clássico para Berlim - e também, em menor grau, uma Alemanha unificada - quanto as opiniões divergentes sobre o assunto. 

Existem facetas históricas e políticas subjacentes que tornam este jogo tão especial além de um simples clássico local. Pode ser melhor definida como uma amizade fundada na solidariedade que se desenvolveu até chegar numa rivalidade digna da capital da Alemanha.

Postar um comentário

0 Comentários