Pesquisar

Masaya Okugawa, o meia-atacante destaque do Arminia Bielefeld

     Na luta contra o rebaixamento, um nome tem se destacado pelo Arminia Bielefeld: o japonês Masaya Okugawa, de 25 anos. Presente em 18 das 19 partidas realizadas pelo clube na Bundesliga (sendo titular em 17 oportunidades), Okugawa é uma das esperanças do clube de Bielefeld para se manter na elite alemã pelo 3° ano consecutivo. O meia é o atual artilheiro da equipe na Bundesliga com 7 gols marcados, mais que o dobro do segundo jogador (Fabian Klos, 3).

    Histórico

    Após passar pelas categorias de base do Kyoto Sanga e estrear na segunda divisão japonesa, Okugawa foi vendido ao Red Bull Salzburg em 2015, ainda com 19 anos de idade. Foi na Áustria que ele terminou sua formação, ao ser emprestado para Liefering (2015/2016 e 2016/2017) e Mattelsburg (2017/2018). Sua primeira oportunidade no futebol alemão veio em 2018, quando foi emprestado ao Holstein Kiel, da segunda divisão alemã - foram 21 partidas por lá, com 5 gols marcados e 1 assistência. Após essa sucessão de empréstimos, finalmente Okugawa recebeu uma oportunidade no RB Salzburg, onde fez sua melhor temporada, em números (9 gols e 6 assistências) e títulos (venceu Liga e Copa da Áustria).

    Okugawa acabou perdendo espaço, no entanto, e terminou saindo no mercado de janeiro da temporada seguinte, agora com destino ao Arminia Bielefeld. Na Bundesliga, Okugawa fez 13 partidas e convenceu o clube a investir cerca de 1 milhão de euros para comprá-lo em definitivo ao fim de 20/21. Até então, parece ter sido uma escolha acertada, com o japonês a caminho de sua temporada mais goleadora na carreira. Ele vem em uma sequência de 4 partidas marcando gols e tem a chance de marcar seu nome na história do Arminia - apenas Frank Pagelsdorf (5, em 1982) e Delron Buckley (6, em 2004) tiveram sequências maiores pelo clube, na Bundesliga.

Masaya Okugawa, meia do Arminia Bielefeld (Foto: Dean Mouhtaropoulos)

    Estilo de jogo

    Okugawa é um meia-atacante de 1.77m e, dentro dos variados esquemas que o Arminia Bielefeld costuma utilizar, geralmente ocupa a faixa esquerda do campo, tendo bastante liberdade para centralizar, especialmente quando sua equipe tem a posse de bola. 

Mapa de calor de Okugawa | Bundesliga 21/22 (Foto: Reprodução/SofaScore)

    Apesar de ser um dos jogadores mais presentes na equipe, Okugawa não está entre os que mais tocam na bola ou passes realizam. Comparado a seus colegas, ele apresenta números baixos em passes progressivos e toques totais na bola, mas se destaca no número de toques dentro da área adversária (3,63 a cada 90 minutos). 

Toques na área adversária vs Passes (a cada 90 minutos)

  O japonês caracteriza-se por ser muito mais um finalizador do que um criador de jogadas e impressiona pela eficácia: foram 7 gols marcados a partir de apenas 16 finalizações (o 5° jogador do clube que mais chutou), quase todas dentro da área. O baixo número se explica também pela postura do clube, que tem a menor média de posse de bola do torneio (39,4%).

Mapa de finalizações de Okugawa | Bundesliga 21/22

    Movimentação sem bola

    A grande qualidade de Okugawa está na sua capacidade de atacar a última linha de defesa, dando profundidade ao time e gerando espaço para seus companheiros. O meia tem uma ótima leitura, em especial para atacar o espaço vazio entre laterais e zagueiros. No lance abaixo, o Arminia Bielefeld retoma a bola no campo do RB Leipzig e Okugawa imediatamente inicia uma corrida em direção à grande área, arrastando o zagueiro Gvardiol com ele. Esse movimento cria um espaço vazio na entrada da área, o Leipzig demora a reagir e Schöpf e Serra aproveitam para combinar passes com maior liberdade - na sequência do lance, Okugawa ainda chega a marcar, mas o gol é anulado por um impedimento milimétrico de Wimmer.

Exemplo de movimentação ofensiva (Foto: Football3/Edição de @NicolasAch_)

    O meia-atacante também é capaz de usar esse tipo de movimentação para gerar chances a si mesmo - assim saíram alguns de seus gols na temporada. Explorando uma linha de defesa mais alta, Okugawa ataca o ponto cego do zagueiro, esperando receber um lançamento em jogadas de transição rápida, quando a defesa adversária está menos protegida.

Exemplo de movimentação ofensiva 2 (Foto: Football3, Bundesliga/Edição de @NicolasAch_)

    Contribuição defensiva

    Em relação ao seu comportamento defensivo, Okugawa exerce diferentes funções de acordo com o esquema utilizado pelo Arminia Bielefeld. Quando escalado pela ponta, sua tarefa é fechar o lado do campo na segunda ou terceira linha de marcação, preferindo sempre bloquear possíveis linhas de passes e pressionar o portador da bola do que tentar um desarme direto.

Okugawa na segunda linha de marcação (Foto: Football 3/Edição de @NicolasAch_)

   Em situações específicas, no entanto, o japonês é utilizado pelo centro para pressionar individualmente algum jogador adversário quando o Arminia sobe suas linhas - geralmente o volante mais recuado. Na partida do exemplo abaixo, Okugawa esteve encaixado no volante Kampl, evitando que recebesse a bola livre e dificultando a progressão do RB Leipzig pelo centro do campo.

Encaixe individual de Okugawa em Kampl (Foto: Football 3/Edição de @NicolasAch_)

    Bolas paradas

    Okugawa vence poucos duelos aéreos e tem um aproveitamento ruim nesse tipo de disputa (20,8%), o que é compreensível para alguém com 1,77m. Até mesmo por isso, ele não costuma ser presença frequente na grande área em jogadas de bola parada, sendo mais utilizado na marcação de uma possível jogada curta e como alternativa para um rebote ou passe na entrada da área.

Posicionamento em bolas paradas ofensivas e defensivas (Foto: Football3, Bundesliga/Edição de @NicolasAch_)

    Próximo passo

    Aos 25 anos, parece improvável que Okugawa sofra alguma transformação radical em seu estilo de jogo. Seus números já melhoraram da temporada passada para a atual, entretanto, desenvolver mais seu jogo com bola no pé seria vital para que ele pudesse realizar um salto para uma equipe maior sem grandes problemas - frequentemente, o japonês erra passes simples, cedendo a posse muito facilmente. Mesmo nos passes mais curtos, entre 5 e 15 metros, sua taxa de acerto está abaixo de 70%.

Comparação entre temporadas (números apenas no Arminia Bielefeld)

    Atualmente na décima sexta posição, zona de playoff do rebaixamento, o Arminia Bielefeld segue lutando bravamente para permanecer mais uma temporada na elite do futebol alemão e Ogukawa é certamente um dos principais jogadores da equipe nessa batalha. Restando 15 jogos para o final do campeonato, o meia japonês é uma das grandes esperanças do torcedor. 

Postar um comentário

0 Comentários