Pesquisar

Fim do 1° turno - um destaque sobre cada time

    Após o término do primeiro turno na Bundesliga, destacamos algo sobre cada um dos times da competição.

    1. Bayern 

    Robert Lewandowski segue em um ritmo alucinante, mas o destaque do 1° turno vai para Leroy Sané. Após uma primeira temporada sem grande brilho, o meia alemão parece ter encontrado sua melhor forma sob o comando de Julian Nagelsmann - posicionado mais pelo centro do campo em fase ofensiva e partindo da esquerda, Sané se tornou uma das peças mais importantes do Bayern e já marcou vários golaços nessa temporada. Sua evolução não passou despercebida pelos fãs: após ser vaiado em alguns jogos, Sané foi eleito pelos torcedores do Bayern como o melhor jogador do mês em setembro, outubro e novembro.

Leroy Sané (Foto: Sebastian Widmann/Getty Images)

    2. Borussia Dortmund

    O Dortmund mantém a irregularidade que o tem caracterizado nos últimos anos, mas conta com uma joia no meio campo: Jude Bellingham segue evoluindo e é cada vez mais influente na equipe. O jovem inglês (18 anos) já tem 2 gols e 5 assistências no campeonato, superando por completo os números obtidos na sua temporada de estreia. Bellingham tem sido um dos jogadores mais frequentes na equipe do Dortmund e fez por merecer a confiança de Marco Rose: meio-campista completo, Jude tem uma das melhores taxas de desarme e pressão da Bundesliga e ainda se destaca ofensivamente, atacando a área adversária e também driblando.

Bellingham, comparado aos outros meio-campistas da Bundesliga

    3. Freiburg

    Christian Streich segue fazendo um trabalho fantástico no comando do Freiburg. O clube fechou o primeiro turno na 3a colocação (atrás apenas de Bayern e Dortmund) com uma equipe altamente competitiva. Um dos nomes que tem chamado atenção é o zagueiro Nico Schlotterbeck - recém convocado para a seleção principal da Alemanha, Schlotterbeck corresponde bem jogando em sistemas com 2 ou 3 zagueiros e foi um dos melhores defensores da primeira metade da temporada. Agressivo no combate e bom no jogo áereo, seu nome já começou a ser ventilado em equipes maiores da Europa.

Nico Schlotterbeck (Foto: Ottmar Wittmer)

    4. Bayer Leverkusen

    Ao marcar contra o Köln na sexta rodada, Florian Wirtz tornou-se o jogador mais jovem (18 anos, 146 dias) da história a marcar 10 gols na Bundesliga - ele já detinha o recorde de jogador mais jovem a entrar em campo pelo Leverkusen. O meia assumiu um protagonismo ainda maior nessa temporada, ajudando o Leverkusen a realizar a segunda melhor campanha de sua história (após 17 partidas). Wirtz esteve envolvido diretamente em 13 gols (5 gols, 8 assistências) e é o segundo jogador que mais criou chances (por 90 minutos) em jogadas de bola rolando, uma marca assustadora para alguém tão jovem.

Jogadores mais jovens a atingir 10 gols na Bundesliga (Foto: Reprodução/The Analyst)

    5. Hoffenheim

    Outra grata surpresa nesse campeonato, o Hoffenheim se colocou na briga por uma vaga na próxima UEFA Champions League com um belo trabalho coletivo. Contratado de graça junto ao Greuther Fürth, David Raum tem se apresentado bem: ele encerrou o primeiro turno com 4 assistências e média de 2.43 passes para finalização por partida, uma das melhores taxas da liga. O lateral alemão fez parte da Alemanha campeã da Euro U21 e agora tem sido convocado também para a seleção principal.

Key Passes per 90 vs xA per 90

    6. Eintracht Frankfurt

    Após um começo de temporada conturbado, o Eintracht Frankfurt foi melhorando seu rendimento aos poucos e fechou o primeiro turno com 3 vitórias seguidas, apenas 2 pontos atrás do Freiburg. E como não poderia deixar de ser, quem sustentou a equipe nos momentos complicados foi Filip Kostic. Envolvido diretamente em 9 gols, o ala/ponta apareceu principalmente quando o time mais precisava: 8 de suas participações diretas em gols vieram com o placar adverso ou empatado. Superado o problema por não ter se transferido, ele segue sendo um dos jogadores mais influentes da Bundesliga.

Filip Kostic (Foto: Matthias Hangst/Getty Images)

    7. Union Berlin

    A tabela de artilheiros da Bundesliga conta com um nome pouco conhecido: Taiwo Awoniyi. O atacante nigeriano do Union Berlin foi adquirido em definitivo após passar uma temporada emprestado ao clube e tem correspondido. Awoniyi ainda tem margem de evolução, especialmente na tomada de decisões, mas foi importante ao marcar 9 vezes em 16 partidas, quase 40% do total de gols do clube nesse primeiro turno.

Taiwo Awoniyi (Foto: Boris Streubel/Getty Images)

    8. Köln

    O artilheiro Anthony Modeste voltou com tudo para essa temporada. Após um final frustrante em 2020/2021, emprestado ao Saint-Étienne, o atacante francês voltou em melhor forma e tem sido um dos jogadores mais decisivos de toda a Europa: titular absoluto do Köln, ele marcou todos os seus 11 gols quando o clube perdia ou empatava suas partidas. Atacante à moda antiga, Modeste rende melhor quando está posicionado dentro da área adversária, de onde vieram quase 90% de suas finalizações - 9 de seus gols foram marcados com apenas um toque na bola. 

Mapa de finalizações de Modeste

    9. Mainz

    A equipe do treinador Bo Svensson mantém o ritmo da temporada passada, quando conseguiu uma arrancada fenomenal para escapar de um rebaixamento quase certo, e agora briga na parte de cima da tabela. O Mainz se tornou uma equipe duríssima de ser batida e tem uma das melhores defesas da temporada, comandada por Moussa Niakhaté. O destaque do time, no entanto, fica com o jovem atacante Jonathan Burkardt, parte integrante da seleção sub-21 da Alemanha que venceu a Euro. Burkardt jogou todas as partidas do Mainz na temporada (titular em 16 delas) e é um atacante com boa técnica, capaz de se associar com seus companheiros e gerar espaço com sua movimentação, além de marcar gols (7), claro. Sua capacidade de conduzir a bola, especialmente em campo aberto, é também parte importante do jogo coletivo do Mainz.

Burkardt, comparado aos outros atacantes da Bundesliga

    10. RB Leipzig

    O Leipzig também teve um início de temporada conturbado, emplacando uma sequência de jogos com desempenho ruim que culminou com a demissão do treinador americano Jesse Marsch - Domenico Tedesco foi o nome escolhido para substituí-lo. Ainda assim, alguns jogadores foram capazes de ser destacar individualmente. Christopher Nkunku já tinha demonstrado sua qualidade em outros momentos, mas vive sua melhor fase desde que chegou do PSG: o meia francês tomou gosto pelo gol e já tem 7 tentos no campeonato, mais do que em todas as campanhas de 18/19 e 19/20, além de 5 assistências. Nkunku é atualmente um dos jogadores mais criativos de toda a Bundesliga, gerando gols a partir de finalizações e também passes.

expected Assists per 90 vs non penalty expected Goals per 90

    11. Hertha Berlin

    O Hertha Berlin também teve troca no comando técnico (Pál Dárdai deu lugar a Tayfun Korkut) e novamente faz uma temporada abaixo daquilo que se esperava pelos investimentos no elenco. Dentro desse cenário, o veterano Stefan Jovetic tem sido um dos poucos pontos positivos do time, ainda que tenha feito apenas 7 partidas como titular. Jovetic chegou ao fim do primeiro turno com 5 gols na liga, marcando um a cada 109 minutos e tornou-se um dos poucos jogadores a marcar nas 5 principais ligas da Europa. Mantê-lo saudável será primordial para o Hertha Berlin não se ver metido numa briga contra o rebaixamento.

Stefan Jovetic (Foto: Boris Streubel/Getty Images)

    12. Bochum

    Manuel Riemann tem feito uma temporada para se recordar. O goleiro do Bochum tem consistentemente salvado sua equipe, passou 5 partidas (de 16 jogadas) sem sofrer gols e poderia muito bem ser considerado o melhor da posição nesse primeiro turno. Dentre os goleiros titulares, Riemann é quem tem mais trabalho na liga, defendendo, em média, 3.88 chutes por partida e 72,1% dos chutes que chegam a sua meta (4° melhor índice entre goleiros titulares). É ele quem possui a melhor relação expected Goals (xG)/gols sofridos - esperava-se que ele sofresse 6,4 gols a mais do que concedeu até o momento.

Estatísticas de goleiros da Bundesliga (até 26/12/2021)

    13. Wolfsburg

    O Wolfburg terminou 2020/2021 com uma vaga na UCL, mas perdeu o treinador Oliver Glasner e decidiu apostar em Mark van Bommel como novo comandante. O ínicio da temporada viu o clube ocupar a liderança da tabela em dado momento, mas os resultados foram piorando e os lobos realizaram nova troca no comando técnico da equipe, demitindo van Bommel e contratando Florian Kohfeldt. A princípio, Kohfeldt parecia recolocar o Wolfsburg nos trilhos, mas as últimas rodadas foram catastróficas, com o clube encerrando o turno em uma sequência de 5 derrotas seguidas. Em meio a tudo isso, um nome tem entregado boas atuações: Maxence Lacroix. Ele foi um dos melhores zagueiros da temporada passada e, apesar da frustração por não ter sido negociado, segue fazendo boas apresentações pelo clube - o defensor faz uso de sua altura (1,92cm) para vencer duelos aéreos, tem uma boa leitura de jogo e ainda se destaca conduzindo a bola a partir de dribles.

Lacroix, comparado aos outros defensores da Bundesliga

    14. Borussia Monchengladbach

    Os Potros podem ser considerados a maior decepção desse primeiro turno. Apesar da clara necessidade de uma boa reformulação no elenco, o Borussia contratou um bom treinador (Adi Hütter) e conta com vários jogadores que já se provaram na competição - deveria ser o suficiente para fazer uma campanha tranquila. A realidade, no entanto, é que hoje o Borussia se encontra na parte inferior da tabela e pode ter que conviver com a ameaça do rebaixamento caso os resultados não melhorem na segunda metade da temporada. Um dos poucos pontos positivos do time foi o novato Manu Koné: o volante francês de 20 anos se vira bem quando pressionado, tem uma capacidade de drible curto que impressiona e é capaz de progredir a bola no terreno de jogo a partir de uma condução. Além disso, Koné se garante também nos duelos defensivos, especialmente nos desarmes: é um meio campista completo.

Manu Koné, comparado aos outros meio campistas da Bundesliga

    15. Augsburg

    Demorou, mas Nklas Dorsch parece ter se adaptado. Conhecido por seu estilo agressivo na marcação e por seus lançamentos longos, Dorsch teve um começo discreto na Bundesliga, mas melhorou na reta final do primeiro turno. Nas últimas 5 partidas, ele realizou o dobro (26) de passes progressivos do que em seus primeiros 9 jogos (13) e começou a recuperar a bola de forma mais frequente, por exemplo. Dorsch marcou ainda um dos gols (01:50) mais bonitos da temporada, numa demonstração do que é capaz de fazer com a bola nos pés.

Dorsch (esquerda), marcando um dos gols da temporada (Foto: Joosep Martinson/Getty Images)

    16. Stuttgart

    Após uma campanha surpreendente na temporada passada (9°), o Stuttgart caiu de rendimento e agora fecha o turno apenas na 16a posição. A boa notícia para o torcedor do Stuttgart foi o retorno de Silas Katomba Mvumpa nas últimas rodadas - recuperado de uma grave lesão no joelho e livre da punição pela polêmica sobre seu nome e idade, ele espera retomar seu melhor nível para poder voltar a se destacar nos gramados. Talvez seja tarde demais para tentar superar os 11 gols e 4 assistências da temporada passada, mas Silas ainda pode ajudar o Stuttgart a confirmar sua permanência na primeira divisão.

Silas retorna aos gramados após longa parada (Foto: Matthias Hangst/Getty Images)

    17. Arminia Bielefeld

    O Arminia Bielefeld tem conseguido se manter próximo aos rivais diretos na briga contra o rebaixamento, mantendo a esperança de que é possível permanecer na elite do futebol alemão pelo terceiro ano seguido e um dos principais responsáveis por isso é Masaya Okugawa. O meia japonês encontrou uma regularidade maior nessa temporada e chega o fim do turno com 5 gols marcados e 1 assistência, no caminho para fazer o melhor ano da carreira (apenas uma vez ele superou essa marca, quando marcou 9 gols na Bundesliga austríaca). Um de seus gols foi marcado na importantíssima vitória por 1-0 contra o Stuttgart, duelo que pode definir um dos rebaixados lá na frente.

Okugawa (Foto: Joosep Martinson/Getty Images)

    18. Greuther Fürth

    O Greuther Fürth tem pouco a comemorar, afinal, o clube é o lanterna da competição com apenas 5 pontos e dependerá de um milagre para escapar do rebaixamento. Em sua segunda participação na elite, o clube finalmente conseguiu vencer uma partida jogando em sua casa, ao derrotar o Union Berlin na 15a rodada, com gol de Havard Nielsen. Com esse resultado, o Greuther Fürth interrompeu uma sequência de 12 derrotas seguidas (maior da Bundesliga) e de 24 jogos em casa sem vencer. Todos os pontos conquistados nesse primeiro turno vieram em casa (1 vitória, 2 empates) e vai ser preciso melhorar bastante para sonhar com a permanência.

Jogadores do Greuther Fürth comemoram a primeira vitória (Foto: Reprodução/Twitter: @kleebattfuerth)

Postar um comentário

0 Comentários